Jiu Jitsu brasileiro contagia os Emirados Árabes Unidos com recorde de aula presencial na Expo 2020 Dubai



Jiu Jitsu brasileiro contagia os Emirados Árabes Unidos com recorde de aula presencial na Expo 2020 Dubai

Mais do que arte de defesa pessoal, o esporte se tornou habilidade curricular no país, que já conta com mais de 160 mil praticantes naturais dos EAU

Já imaginou se, no final do semestre, além de ver as médias de seus filhos em ciências, matemática, geografia, história e outras matérias, também receber sua média de Jiu Jitsu? Nos Emirados Árabes Unidos (EAU) é assim. Desde o início da década passada o Jiu Jitsu Brasileiro (BJJ), como o esporte é chamado por lá, integra o currículo básico das escolas, além de ser ensinado para os funcionários em diversas áreas da administração pública.

A responsável pela implementação do treinamento em Jiu Jitsu em todo o país é a Palms Sports, ligada ao governo dos EAU. A empresa tem aproximadamente 750 instrutores brasileiros contratados para ensinar a arte suave, com a luta é conhecida entre seus praticantes. Para janeiro de 2023, ainda estão sendo feitas cerca de 60 outras contratações. Segundo o CEO da companhia, Fouad Darwish, o comprometimento, o patriotismo e o orgulho de ensinar e representar o Jiu Jitsu é o diferencial dos treinadores brasileiros. “Nós nos impressionamos com a dedicação dos instrutores brasileiros, com seu respeito e amor pelo esporte que tanto apreciamos em nosso país”, afirma.

Guiness
Tamanha paixão pelo Jiu Jitsu será responsável por colocar os EAU, pela segunda vez, no Guinness Book, o livro dos recordes. Em novembro de 2015, foi organizada, em Abu Dhabi, a maior aula de Jiu Jitsu do mundo, com 2.481 alunos treinando juntos, no mesmo tatame. No último dia 15, durante a programação do Dia Nacional do Brasil na Expo 2020 Dubai, este recorde foi ultrapassado: mais do que fazer uma única aula presencial, o treinamento foi reproduzido de forma simultânea para 13 escolas públicas em todo o país, reunindo cerca de três mil praticantes em todas elas, mais de 500 apenas no Jubilee Park, na Expo 2020 Dubai.

A iniciativa foi organizada pela Palms Sports em parceria com a Embaixada do Brasil em Abu Dhabi, o Ministério da Educação dos EAU e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), responsável pelo Pavilhão Brasil no megaevento, entra outras instituições parceiras.

No comando do treinamento estiveram os mais renomados mestres que lecionam no país, como Pedro Duarte, faixa preta, e mestre Pita, faixa coral – uma distinção concedida a pouquíssimos mestres, apenas aqueles que são faixas pretas por mais de 31 anos. O evento também contou com a prestigiosa presente de Renzo Gracie, integrante da família responsável por tornar o BJJ famoso mundialmente.

Saúde física e mental
O Jiu Jitsu foi amplamente disseminado nos EAU graças ao Sheikh Mohammed bin Zayed Al Nahyan, Príncipe herdeiro de Abu Dhabi e Vice-Comandante Supremo das Forças Armadas dos EAU. Ele ficou impressionado com a melhoria física e de caráter que percebeu em seu filho, após aprender o Jiu Jitsu em uma academia da família Gracie nos Estados Unidos. Foi quando proferiu a célebre frase que mudaria o destino do Jiu Jitsu: “Se eu invisto no meu filho, vou investir no meu país”, referindo-se à prática do esporte.

Desde então, o que se viu foi um desenvolvimento massivo desta arte marcial. Segundo Fouad, além de propiciar técnicas de autodefesa para qualquer pessoa, de qualquer tamanho e idade, o Jiu Jitsu ainda traz a melhoria da saúde física e mental. “Nenhum outro esporte proporciona a seus praticantes a autoconfiança, o respeito, a capacidade de se superar e de querer ir além de si mesmo, como o BJJ. Além disso, trabalha o caráter, pois ensina o respeito aos oponentes e a gratidão ao mestre e a tudo o que ele ensina. Em termos físicos, desenvolve os reflexos, a flexibilidade, apura a visão. É como uma sinfonia em ação, pois todo o conjunto do corpo trabalha em harmonia”, completa ele.

Expo Dubai
A Expo Dubai é uma exposição universal, evento itinerante que ocorre a cada cinco anos, em que a maior atração são os pavilhões dos países participantes. Este ano, ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022. A expectativa é atrair 25 milhões de visitantes de todo o mundo com o intuito de explorar inovações, ideias, avanços científicos e tecnológicos. 

A World Expo abrange diversos setores, tais como empresas privadas, ONGs e instituições governamentais, todas destinadas a discutir negócios, tecnologia, urbanismo, sustentabilidade, ciências, cultura, gastronomia e economia. 

O Brasil e outras 191 nações estão instaladas em pavilhões nacionais distribuídos por uma área de 4.380 m2, localizada entre Dubai e Abu Dhabi. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) é a responsável pela organização do Pavilhão do Brasil.  Além disso, a agência conta com um escritório regional em Dubai para promoção de negócios brasileiros na região e captação de investimentos para o Brasil.

ApexBrasil – Assessoria de Imprensa

Débora Cademartori – (51) 99342.7300 (Brasil)

Roberta Ribeiro – (61) 98119.5709 (Brasil)

Victória Salomão – (53) 98448.3045 (Brasil)

inpacto.apexbrasil@inpacto.co

Media Lisaison Officer (MLO) do Pavilhão – André Castro: +55 61 98219 5434 (in loco)