ApexBrasil participa de debate sobre novas oportunidades de negócio com a China

ApexBrasil participa de debate sobre novas oportunidades de negócio com a China

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) marcou presença na manhã desta quarta-feira (15), em Brasília, no seminário “Modernização Chinesa e as Novas Oportunidades nas Relações Sino-Brasileiras” com palestra do presidente Jorge Viana.

“Quase a metade do fluxo comercial de recursos de importações e exportações do Brasil são com a China. Estamos falando de 46,6%. Não dá para o governo brasileiro ignorar a importância da relação entre o Brasil e a China”, disse o presidente Jorge Viana ao apresentar informações do Perfil País China, estudo desenvolvido pela área de Inteligência de Mercado da ApexBrasil.

As importações brasileiras vindas da China são diversificadas e o país é o maior fornecedor do mercado brasileiro, enquanto o Brasil é o 7º maior fornecedor de produtos para a China. No entanto, o presidente Viana acredita que esse índice pode ser ainda maior diante das novas medidas do governo federal. “A China é a maior parceira comercial do Brasil, mas ainda é baixo o número de investimentos direto da China no Brasil e vice-versa. Essa viagem do presidente Lula ao país pode ser uma oportunidade de recuperar o que eu chamo de tempo perdido”, explicou.

O evento foi promovido pelo Grupo de Mídia da China (CMG) em parceria com o Grupo Bandeirantes e Instituto Lula. Na ocasião, especialistas debaterem os principais pontos que podem ser trabalhados para fortalecer a cooperação econômica entre América Latina e o país asiático.

Durante sua fala, o Diretor do CMG América Latina, Zhu Boying, explicou que a China está entrando em uma nova era aumentando o nível de abertura e intensificando o diálogo com a comunidade internacional. “O CMG está disposto a intensificar a comunicação com nossos colegas brasileiros e aprender com suas boas práticas e experiências”, garantiu.

Estavam presentes ainda o Embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao; o Presidente do Instituto Lula, Márcio Pochmann; Diretor de Conteúdo e Jornalismo no Grupo Bandeirantes de Comunicação, André Basbaum; professor de Direito Internacional, Evandro Menezes de Carvalho e Paulo Henrique Rodrigues Pereira, representante da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

Viagem à China

Uma comitiva do governo federal deve desembarcar na China no fim do mês de março, liderada pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Jorge Viana será um dos integrantes da comitiva oficial junto com ministros, congressistas e empresários brasileiros. O presidente da ApexBrasil acredita que essa viagem ao país asiático será um grande marco para a retomada do processo de reindustrialização do Brasil e abertura de um novo diálogo, mais colaborativo, com as entidades e mercados chineses. “A diplomacia presidencial está de volta”, concluiu Viana.

Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: