World Plastic Connection Summit 2023: inovação, design e exportações

World Plastic Connection Summit 2023: inovação, design e exportações

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

ApexBrasil e INP promovem maior evento do setor de plástico para atualizar debates, lançar novas tendências e promover negócios internacionais. Casos de sucesso se destacam. 

Entre os dias 21 e 24 de agosto, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Instituto Nacional do Plástico (INP) realizaram, por meio do Think Plastic Brazil,  o World Plastic Connection Summit, principal evento brasileiro com foco internacional do setor de plásticos transformados e a maior plataforma de conexão das Américas para a indústria nas verticais Agrobusiness, Brinquedos e Puericultura, Construção Civil, Embalagens, Insumos e Utilidades Domésticas.

O tema da edição deste ano foi: “Brasil como formador de tendências dos plásticos transformados globais” e reúne importantes profissionais de toda a cadeia de plásticos transformados.

Segundo a diretora de negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, o setor é muito importante para a indústria brasileira, e o debate realizado no evento mostra a centralidade da temática ambiental. 

“O Think Plastic Brasil e o World Plastic Connection Summit são projetos muito importantes para a ApexBrasil, porque tratam de um produto ligado ao consumo de toda a sociedade, mas que tem uma série de desafios no mundo contemporâneo, principalmente devido a questões de sustentabilidade, reuso e economia circular. Viemos discutir essas tendências e a importância de uma maior participação das mulheres na liderança de empresas do setor” afirmou Ana Paula Repezza .

A ApexBrasil apoiou a criação do World Plastic Connection Summit desde sua concepção, acreditando que, mesmo frente às limitações e restrições impostas pela pandemia de COVID-19, o projeto setorial poderia seguir em frente na geração de oportunidades para as empresas brasileiras ampliarem e diversificarem suas exportações.

Clínicas sobre os Programas de Qualificação da ApexBrasil

“Eu já fiz, nessa caminhada de mais de 30 anos no setor, muitos treinamentos, mas não igual ao PEIEX. Ele foi fundamental para a Replas começar a exportar com sucesso”, foi o que escutou João Gabriel Martin Del Solar, analista da ApexBrasil, nas Clínicas de Consultoria Internacional oferecidas pela agência durante o Summit.

O relato foi feito por Alvimar Leite Junior, gerente de exportações da Replas, que, no World Plastic Connection Summit de 2022, encontrou esse espaço criado pela ApexBrasil para apresentar seu portfólio voltado aos Programas de Qualificação, especialmente o PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) e o Design Export.

A Replas, grande produtora e distribuidora de polipropileno e polietileno, estava prestes a iniciar seu processo de internacionalização, e, segundo seu gerente de exportações, o apoio dos técnicos do PEIEX foi decisivo.

“No dia a dia da área comercial, estamos acostumados a fechar negócios, mas, quando se trata de exportações, surgem dúvidas sobre como realizar a entrega, sobre a documentação necessária, certificações, etc.”, contou Alvimar Leite Junior. "Com o PEIEX aprendemos sobre os contratos internacionais, o processo logístico, e demais aspectos da exportação. E tudo isso na prática, porque, quando surgiam as dúvidas, tínhamos o apoio do consultor PEIEX” adicionou.

Se no Summit de 2022, a Replas começava o processo de qualificação, no Summit de 2023 já era um caso de sucesso. A empresa já exporta 200 toneladas ao mercado argentino e planeja exportar 500 toneladas com faturamento de US$ 1,5 milhão por mês. Com apoio do Think Plastic Brazil, a empresa também participou de uma feira em Dusseldorf, na Alemanha, e prospecta mercados na América Central.

“O caso da Replas nos enche de orgulho”, afirmou o Gabriel Solar.  “Muito me impressiona ver um profissional de comércio exterior com a experiência do Alvimar, atuando numa empresa com o porte e a robustez da Replas, falar com tanta gratidão do serviço recebido por meio do PEIEX. Esse testemunho do Alvimar é uma verdadeira chancela da qualidade do programa”, complementou.

Em 2023, as Clínicasde Qualificação da ApexBrasil atenderam dez empresas, as quais a agência espera poder apoiar no futuro, assim como apoiou a Replas.  

Design e Color Trend

As referências de cor que consideramos sintéticas, assim como a textura e o brilho das matérias são fontes e percepções que temos da natureza. Recriar essas cores e texturas aliados à tecnologia transformando-as em design ou utilidade sempre foi uma ambição do ser humano.

Na mesa redonda sobre design nos produtos brasileiros, moderada pelo Prof. Marco Lobo, a sustentabilidade seguiu no foco dos debates. “Não existe design sem visão sistêmica. Se consumo um sanduíche leva 10 minutos, a embalagem não pode durar 400 anos”, afirmou Cecília Consolo, designer e doutora em ciências da comunicação.

Durante o Summit, também foi lançado o novo Guia Internacional de Tendências de Cores (Color Trend 2024). O Color Trend foi criado para atender aos profissionais da indústria no Brasil e no mundo, que esse ano conta com a direção criativa do renomado artista e designer de produtos, Jum Nakao, que divide a autoria do projeto com Beatriz Abreu.

Na visão de Nakao, o Brasil é uma autoridade em luz e cor, graças à variedade de biomas como a Floresta Amazônica, o Pantanal, a Caatinga, o Cerrado e a Mata Atlântica, com recursos, riquezas e belezas naturais, com diversidade étnica de influências e de heranças culturais. As cores do Brasil refletem essa multiplicidade, expressando nossa identidade e celebrando nossa pluralidade

“O Brasil é berço da exuberância de cores. Meu desejo foi conectar as pessoas além das cores. Somos um país abençoado pela luz”, definiu Nakao.

Think Plastic Brazil

O Think Plastic Brazil foi criado em dezembro de 2003, quando a cadeia brasileira de plásticos integrados foi selecionada como uma das 10 maiores do mundo e reconhecida por sua alta tecnologia, assim como a capacidade de seus recursos humanos. O projeto é realizado em colaboração com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e sob a coordenação do Instituto Nacional do Plástico (INP), para promover a exportação de produtos plásticos transformados. www.thinkplasticbrazil.com

O World Plastic Connection Summit 2023 contou com os seguintes apoiadores: Valgroup (Highlight Plastic); Braskem (Master Plastic); Colorfix e Engeflex (Masterbatch Special Plastic); Câmara de Comércio Árabe-Brasileira; São Paulo Negócios, Instituto de Embalagens, Instuto Brasileiro do PVC, SIRESP, Abiplast, Abiquim, Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Agricultura e Pecuária (Apoio Institucional); além da Plásticos em Revista, Plástico Virtual e All Pet Food Magazine (Media Partners).

Tema: Promoção Comercial — Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: Outros
Setor de Exportação: Plástico e Embalagem
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: