Festival Rede Mulher Empreendedora: saiba como a ApexBrasil pode ajudar a internacionalizar seus negócios

Festival Rede Mulher Empreendedora: saiba como a ApexBrasil pode ajudar a internacionalizar seus negócios

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Durante a programação oficial do festival, lideranças femininas da Agência apresentaram o programa Mulheres e Negócios Internacionais e deram dicas para quem quer começar a exportar

Nos dias 6 e 7 de outubro, o Festival Rede Mulher Empreendedora (RME) reuniu cerca de cinco mil empresárias do Brasil inteiro. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que realiza o programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI), participou do evento como patrocinadora oficial, com o objetivo de estimular mais empresas lideradas por mulheres a seguirem o caminho da internacionalização.

Para a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, a parceria com a RME foi “a realização de um sonho”. Trata-se da primeira ação estruturada de promoção comercial dentro do Programa MNI, com a realização de uma rodada de negócios voltada exclusivamente para empresas lideradas por mulheres, com cinco compradoras latino-americanas do setor de moda.

Além de promover a rodada de negócios durante o festival, gestoras da Agência participaram da programação do evento com palestras e uma roda de conversas. As empresárias presentes no evento puderam tirar suas dúvidas sobre como internacionalizar seus negócios com apoio da ApexBrasil, por meio dos diversos serviços oferecidos pela Agência, especialmente através do MNI.

Mulheres e Negócios Internacionais (MNI)

O programa, lançado em junho de 2023, tem como objetivo incluir a pauta de equidade de gênero nas atividades da ApexBrasil, que, até então, contava com apenas 10% de empresas lideradas por mulheres entre as 14 mil atendidas anualmente. Com ações voltadas para o público feminino, a meta é que até 2026 pelo menos metade das empresas apoiadas pela Agência sejam de mulheres.

A iniciativa foi idealizada pela diretora de Negócios da Agência, Ana Paula Repezza. “A gente criou o Programa Mulheres e Negócios Internacionais para levar para as empreendedoras brasileiras a oportunidade de vender para mercados internacionais, faturando mais. É comprovado que empresas que exportam empregam mais pessoas e pagam melhores salários. Quando essa empresa é liderada por mulheres, esse delta positivo no salário, no faturamento, é ainda maior”, destaca a diretora.

Repezza conta que a ideia da iniciativa surgiu logo após tomar posse como diretora. “Eu estava há três semanas cargo e percebi que dos dez gerentes da minha área, oito eram mulheres. Foi aí que me deu um estalo: isso não pode parar em nós. Todas nós, nas nossas carreiras, vencemos barreiras, superamos obstáculos, comprovamos a nossa competência. Mas isso tinha que ser maior do que eu, diretora de negócios, e as oito gerentes mulheres”, relembra.

Além de mostrar para mais mulheres que é possível exportar, o Programa visa oferecer às empreendedoras ferramentas técnicas e socioemocionais essenciais para que elas se sintam confortáveis nos ambientes de negociação internacional. Trata-se de um programa transversal a todas as áreas de atuação da ApexBrasil, de modo que as empresárias têm acesso ao conjunto de atividades de promoção comercial, de qualificação para exportação da Agência e dos mais de 20 parceiros do Programa. Para saber mais sobre o MNI, clique aqui ou entre em contato por e-mail via apexbrasil@apexbrasil.com.br

Dicas para quem quer se internacionalizar

Na sessão “Como internacionalizar seu negócio”, a diretora de Negócios, Ana Repezza, e a coordenadora de Qualificação, Rita Albuquerque, promoveram uma roda de conversas com empresárias interessadas em atingir mercados estrangeiros. Além de compartilharem dicas sobre exportação, as gestoras responderam às dúvidas sobre como a ApexBrasil pode contribuir nessa trajetória.

As gestoras explicaram que há duas camadas a serem analisadas na hora de exportar: uma primeira camada geral, que vale para qualquer empreendedor, de qualquer setor, que é o entendimento sobre o mercado internacional. É preciso saber identificar os melhores mercados para o produto ou serviço, precificar adequadamente, adaptar rótulos e embalagens, etc.

Essa camada é comum a qualquer exportador, mas precisa ser trabalhada individualmente com cada empresa. Para isso, a ApexBrasil oferece o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX). A coordenadora de Qualificação da Agência, Rita Albuquerque, explica que o programa, gratuito para os empresários, consiste em visitas de um técnico de comércio exterior às empresas, para conhecer a realidade de cada uma e desenvolver um plano de exportação.

O PEIEX está presente em dezenas de cidades do Brasil, além de ser oferecido na modalidade online, e atende empresas de produtos e serviços, bem como produtores rurais. “Brincamos que atendemos de alfinete a foguete: desde micro, pequenas e médias, até grandes empresas, com a mesma metodologia. O programa se adequa à realidade das atendidas. A gente discute essa primeira camada”, relata Rita. Para saber mais sobre o Programa, clique aqui.

Já a segunda camada para ter êxito na exportação está naquilo que diferencia um serviço ou produto: a história por trás do negócio. “A gente sabe que quem empreende tem um amor muito grande por aquilo que está sendo feito. É literalmente a sua vida, o seu dinheiro, o seu tempo investido nesse negócio. O grande trunfo da mulher empreendedora que quer exportar é conseguir transmitir esse amor em uma história que faça sentido para o mercado internacional”, destaca Ana Repezza.

A diretora lembra que cada vez mais os consumidores internacionais querem ter “experiências” e saber que estão comprando de um empreendimento sustentável do ponto de vista social e ambiental. “Não tenham medo de contar a trajetória de vocês nas negociações, porque é justamente isso que vai fazer a diferença. A construção da marca e do produto de vocês tem valor no mercado internacional”, garante.

“Cada empresa vai ter sua trajetória, mas queremos deixar essa mensagem: as histórias de vocês valem muito. Não tem ninguém mais dona da história de vocês do que vocês mesmas. Usem isso a favor de vocês quando estiverem pensando em outros mercados”, conclui a diretora.

Além do PEIEX, a ApexBrasil tem serviços e produtos disponíveis para empresas nos mais diferentes estágios: não exportadoras, iniciantes, maduras no mercado internacional, empresas que querem abrir novos mercados. Entre em contato com o nosso CRC para saber qual o melhor programa para você, via apexbrasil@apexbrasil.com.br.

A ApexBrasil tem também cinco escritórios nacionais, que cobrem todas as regiões do país. Entre em contato com Escritório ApexBrasil da sua região para saber mais dos serviços disponíveis para a sua empresa. Veja aqui

Tema: Promoção Comercial — Qualificação Empresarial — Inteligência — Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: América do Sul — América do Norte — África — América Central e Caribe — Ásia (Exclusive Oriente Médio) — Europa — Oriente Médio — Oceania
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Máquinas e Equipamentos — Casa e Construção — Economia Criativa — Moda — Saúde — Tecnologia da Informação e Comunicação
Setor de Investimento: Venture Capital e Private Equity — Petróleo e Gás — Energias renováveis — Real State — Infraestrutura
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: