ApexBrasil apresenta os 61 melhores projetos no setor de óleo e gás aptos a receber investimentos nacionais e estrangeiros

ApexBrasil apresenta os 61 melhores projetos no setor de óleo e gás aptos a receber investimentos nacionais e estrangeiros

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Portfólio elaborado pela Agência reúne oportunidades disponíveis que abrangem itens do plano de desinvestimentos da Petrobras, concessões federais e projetos de infraestrutura essenciais para o escoamento da produção. Brasil está entre os top 4 países com maior crescimento da produção de petróleo no período 2020-2030

Detentor de grandes áreas de exploração de óleo e gás e notório produtor de biocombustíveis, o Brasil está engajado em melhorar sua produtividade dando maior visibilidade às oportunidades de investimentos no setor. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), estruturou em um só documento os projetos mais relevantes envolvendo petróleo e gás natural aptos a receber investimentos privados.

São 61 oportunidades que abrangem concessões de exploração de óleo e gás onshore e offshore, venda de participação em campos exploratórios, construção de usinas de fertilizantes, lubrificantes e gás natural, venda de refinarias, construção de terminais de distribuição de derivados do petróleo e duplicação e construção de novos oleodutos e gasodutos. O documento pode ser acessado clicando aqui.

O governo brasileiro está atuando em um novo ciclo de crescimento sustentável, baseado em um amplo ajuste do ambiente econômico e de negócios, com adoção de medidas para melhorar a competitividade do país. O portfólio apresenta a investidores estrangeiros e nacionais informações confiáveis, sistematizadas e de alto nível acerca dos projetos. Também fornece o contato direto para cada projeto e busca promover relações transparentes entre instituições públicas e privadas. A ideia é transformar o documento em uma via rápida para inúmeras oportunidades de investimento oferecidas no Brasil que são relevantes para o desenvolvimento do setor de óleo e gás e sua cadeia de suprimentos.

Ativos Petrobras

Dentro do portfólio estão oportunidades contidas no plano de desinvestimentos da Petrobras, como a venda das refinarias Abreu e Lima (RNEST, Pernambuco), Presidente Getúlio Vargas (Repar, Paraná), Alberto Pasqualini (Refap, Rio Grande do Sul), Gabriel Passos (Regap, Minas Gerais) e Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor, Ceará). A venda dos ativos será feita após análise das propostas oferecidas à Petrobras, responsável pela transação. Também está incluída a venda de participação em centenas de campos terrestres e áreas marítimas de exploração e produção de petróleo e gás natural.

Infraestrutura

Oportunidades de investimentos em infraestrutura estão listadas no documento preparado pela ApexBrasil, tais como a instalação de terminais de recepção e distribuição de derivados como gasolina, diesel e querosene nas cidades de Londrina (PR), Presidente Prudente (SP), Campo Grande (MS), Rondonópolis (MT) e Cuiabá (MT). Construções de oleodutos ligando o interior do Paraná e o interior de Santa Catarina, outro ligando terminais em Minas Gerais e Mato Grosso e outro ligando o interior do Paraná com a região metropolitana de Cuiabá (MT) são projetos selecionados para o portfólio, assim como um gasoduto ligando São Carlos (SP) a Brasília (DF).

Consultores experientes contratados pela ApexBrasil revisaram e consolidaram o portfólio para garantir a qualidade do documento. Investir neste mercado requer conhecimento profundo, informação adequada, tempo, precisão, análise de risco, preocupação ambiental, longo prazo, planejamento e estratégias, grandes quantias de dinheiro, visão sobre os potenciais impactos da falta de oferta e possíveis caminhos que o mercado poderia seguir.

Produção pujante

Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), atualmente, o Brasil ocupa a oitava posição entre os maiores produtores mundiais de petróleo. Em 2021, o país produziu 2,9 milhões de barris por dia e pretende aumentar a produção para mais de 5 milhões até 2030. Conforme projeções da Agência Internacional de Energia divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), o Brasil aparece no top 4 entre os países com maior crescimento da produção de petróleo no período 2020-2030. Por isso, além de ser reconhecido como um dos maiores provedores de segurança alimentar no planeta, o governo brasileiro almeja tornar o país como um notável garantidor da segurança energética, já que possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, é produtor de biocombustíveis e possui reservas de petróleo a serem exploradas em seu território. No ranking de exportação, o Brasil está entre os 10 maiores do globo. No ano passado, exportou 483 milhões de barris, o que corresponde a 45% da produção nacional.

O setor de óleo, gás e biocombustíveis é um dos prioritários da ApexBrasil, coordenador do Brasil Petroleum Partnerships (BPP), programa de promoção internacional do segmento, cujo cenário internacional é promissor para a indústria brasileira. A iniciativa visa facilitar parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras no setor, com o objetivo de atrair investimentos para o Brasil e promover a integração da indústria de petróleo brasileira às cadeias de suprimentos globais. Atualmente, atende 70 empresas nacionais e estrangeiras interessadas em investir no Brasil ou no exterior.

Offshore Technology Conference

A ApexBrasil também organiza a participação de empresas brasileiras em feiras mundo afora, como a OTC (Offshore Technology Conference) Houston, um dos principais eventos internacionais do ramo, que em 2022 ocorreu em maio. Do catálogo das mais de 40

empresas que tiverem apoio da ApexBrasil na feira, há diversas áreas de expertise contempladas, especialmente com foco em soluções inovadoras e tecnológicas que têm ajudado a transformar a indústria.

"Fomos muito elogiados em relação à promoção da imagem do Brasil e também à nossa nova localização na OTC, que é mais central e que atraiu um público muito bom. Conseguimos dar publicidade às empresas presentes que oferecem soluções na área de sustentabilidade, eficiência operacional, inteligência artificial. Também divulgamos oportunidades de investimentos por meio dessa parceria que fizemos com as entidades que assinam o portfólio. Fizemos esse portfólio de oportunidade de investimentos que poderia ser facilmente acessado por meio de QR code, fizemos participações em várias sessões para dar publicidade tanto ao portfólio quanto às empresas apoiadas na OTC no âmbito do programa Brasil Petroleum Partnerships", afirmou o analista de investimentos em petróleo e gás da ApexBrasil, Carlos Padilha.

A Endserv Engenharia e Serviços, especializada em tecnologia e tubulações, é uma das empresas que, além de participar do programa, já esteve duas vezes na OTC. Segundo a diretora comercial da empresa, Tatiana Oliveira, com o apoio da ApexBrasil a Endserv alcançou o mercado internacional mais rapidamente. Ela também conta que a participação da empresa na maior feira de petróleo do mundo neste ano superou as expectativas.

"A gente fez uma captação muito grande, com grandes empresas – que representam a Noruega, Alemanha – que achávamos que ia demorar um pouco mais para ter acesso. Conseguimos fazer reuniões privadas com toda a estrutura dentro do Pavilhão Brasil. Então, foi muito rápida a resposta da feira", disse.

ApexBrasil

Um dos principais objetivos da ApexBrasil é atrair investimentos em setores estratégicos da economia brasileira, como o de petróleo, gás natural e biocombustíveis. A agência concentra-se em empresas estrangeiras para desenvolver projetos maduros e recém-concebidos ou ainda expandir projetos incorporando tecnologia e inovações. A ideia é fortalecer o impacto positivo na criação de empregos, desenvolvimento social, econômico e regional.

A equipe da ApexBrasil está preparada para atender em todas as etapas da tomada de decisão do investidor no processo. O serviço da Agência inclui identificar e iniciar diálogo com contatos qualificados, encontrar parcerias frutíferas, preparar estudos de inteligência de mercado, fornecer orientações sobre questões jurídicas e tributárias e mapear projetos para investidores, incluindo a identificação de locais adequados e custos potenciais.

A ApexBrasil está vinculada ao Ministério das Relações Exteriores e forma convênios de cooperação com o Ministério de Minas e Energia (MME), com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e Petrobras, a fim de ajudar, identificar e desenvolver oportunidades setoriais, o que facilita a captação de investimentos em território nacional.

Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Petróleo e Gás
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Erro: