Projeto arquitetônico do Pavilhão Brasil liderado por Marcio Kogan é o vencedor para representar o país na Expo Osaka 2025

Projeto arquitetônico do Pavilhão Brasil liderado por Marcio Kogan é o vencedor para representar o país na Expo Osaka 2025

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Proposta foi selecionada por levar ao Pavilhão Brasil inovação em sustentabilidade, em acessibilidade e tecnologia. Concurso realizado pela ApexBrasil avaliou 40 projetos

O projeto liderado pelo arquiteto Marcio Kogan, de São Paulo (SP), foi o vencedor do concurso realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) para selecionar o autor das formas e características do Pavilhão Brasil na próxima Exposição Universal, a Expo Osaka 2025. O projeto é encabeçado pelos profissionais dos escritórios MK27 e Magnetoscópio, que além de Kogan, tem os arquitetos Renata Furlanetto e Marcello Dantas como autores. A proposta vitoriosa representará uma imagem brasileira de sustentabilidade, acessibilidade e tecnologia.

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), parceiro da ApexBrasil, coordenou o processo de julgamento que aconteceu entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro, de forma presencial em Brasília. Durante os cinco dias, a comissão julgadora de sete pessoas, formada por seis arquitetos (Gabriela Bilá, Hiroo Nanjo, Leno Veras, Roberto Martins Castelo, Ruth Verde Zein e Sylvia Ficher) e pela filósofa e gestora cultural Aurea Vieira, avaliou 40 projetos.

A cerimônia de divulgação do resultado ocorreu nesta segunda-feira (5), conduzida pelo presidente da ApexBrasil e Comissário-Geral do Brasil para a Expo Osaka 2025, Augusto Pestana, que falou durante a abertura do evento sobre a importância do evento para a promoção da imagem brasileira e para a atração de investimentos. “As Exposições Universais são uma plataforma concreta de atração de investimentos, como observamos na Expo 2020 Dubai. Mas, mais do que isso, são uma chance de mostrar o que temos de melhor em nossa brasilidade, é uma forma de projeção da imagem do país”, explicou,

Projeto atrativo

De acordo com o parecer da comissão julgadora, apresentado pela arquiteta Gabriela Bilá na transmissão on-line de divulgação dos resultados, o projeto vencedor é uma proposta experimental, com temática de grande interesse e atualidade. “Sua estrutura suscita a agenda da sustentabilidade, com grande capacidade de atração de público”, disse Gabriela.

Seu acesso por rampas foi observado pela comissão como um aspecto positivo, por ampliar a acessibilidade e a possibilidade de circulação de grande público, bem como seu espaço frontal aberto, que permitirá que a programação cultural seja admirada e percebida de diferentes ângulos, tornando o Pavilhão Brasil atrativo.

Em segundo lugar, esteve o projeto inscrito pelo arquiteto Thiago Manuel Bernardes, do Rio de Janeiro (RJ), e em terceiro lugar o projeto enviado por Fábio Henrique Faria, de Curitiba (PR). Teve menção honrosa à obra assinada pelo arquiteto Eder Rodrigues de Alencar, de Brasília (DF) e ainda um destaque para o projeto inscrito pela arquiteta Marina Rosenberg, de São Paulo (SP).

“Uma ocasião como essa é muito importante para a arquitetura brasileira contemporânea. As Exposições Universais acontecem há quase 200 anos e têm o papel de mostrar aos visitantes do mundo todo marcos temporais em arquitetura e tecnologia. Dessa vez, o tema é ‘Designing Future Society for Our Lives’ e um projeto que una temas sociais, ambientais e humanos, em paradigmas arquitetônicos, é de suma importância”, destacou o vice-presidente do IAB, Rafael Passos.

Ao encerrar o evento, o gerente-interino de Exposições Universais da ApexBrasil e vice-comissário-geral do Brasil para a Expo Osaka, Raphael Nascimento,  parabenizou os premiados, agradeceu ao IAB e à comissão julgadora. Por fim, enfatizou que a partir da confirmação do resultado, o projeto selecionado passará a ser o “nosso pavilhão”, expressando no Japão as melhores qualidades do Brasil, da arquitetura brasileira e da  contribuição do país para criar a sociedade do futuro.

Expo Osaka 2025

Com quase dois séculos de tradição, as Exposições Universais são atualmente realizadas a cada cinco anos. Voltadas a informar, a entreter e mesmo a surpreender o público visitante, as Expos são os maiores eventos do mundo. Têm como sua maior atração os pavilhões nacionais construídos pelos países participantes.

O tema central da Expo Osaka é “Designing Future Society for Our Lives”, havendo ainda três subtemas: “Saving Lives”, “Empowering Lives” e “Connecting Lives”, que dividem geograficamente o parque de exposições. O Pavilhão do Brasil estará localizado no distrito “Empowering Lives”. Desde a Expo Xangai 2010, a ApexBrasil recebe do governo brasileiro a missão de liderar a participação do país nesses eventos, que contribuem para a promoção das exportações brasileiras e para a atração de investimentos externos. 

Tema: Outros
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Erro: