Experiências gastronômicas do Brasil são destaque na maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio

Experiências gastronômicas do Brasil são destaque na maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Conduzidas por uma barista e um chef brasileiros, as atividades ‘Barista Experience’ e ‘Cooking Show’ atraíram centenas de visitantes aos pavilhões da ApexBrasil na Gulfood, em Dubai 

Salada de fiambre de frango com queijo, tomate cereja, azeitona preta e alface; arroz com brócolis e frango grelhado ao molho de manga; mousse de chocolate com chocowafers. O que parecia ser o menu de um restaurante brasileiro era, na verdade, o cardápio de um dos cooking shows do pavilhão do Brasil na 28ª Gulfood, a maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio.  

Realizada entre os dias 20 e 24 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), a Gulfood recebeu uma delegação de 107 empresas expositoras brasileiras apoiadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que montou também uma programação especial para os cinco dias da feira. Os cooking shows foram uma das estrelas do programa.  

A apresentação era realizada diariamente, às 15h, pelo chef brasileiro Bruno Ambar, a quem coube elaborar e preparar menus diferentes a cada dia. Os ingredientes principais da entrada, do prato principal e da sobremesa foram fornecidos por empresas participantes da delegação brasileira, cujos estandes estavam distribuídos em diferentes pavilhões da Gulfood. 

A Oderich, por exemplo, ofereceu o fiambre da salada. Já a Josapar contribuiu com o arroz, e a Distillerie Stock do Brasil, com o xarope Kaly de manga. Os ingredientes da mousse vieram da M Dias e da ZD Alimentos. “Trabalhei com as sugestões e os insumos oferecidos pelos fornecedores e a partir disso desenvolvi todos os pratos”, explicou o chef Bruno Ambar, que contou também com o auxílio de cinco assistentes de cozinha. Com o apoio da equipe da Agência, o chef e seus parceiros prepararam cerca de 200 menus por dia, a maioria deles consumida durante os próprios cooking shows.  

Evitar o desperdício, aliás, era uma preocupação do grupo. Bruno, que é chef de um restaurante brasileiro em Dubai, aproveitou os momentos de interação para incentivar o uso racional dos alimentos. Enquanto preparava uma batata gratin com molho de tomates secos ao leite de soja (este último oferecido pela Cocamar Cooperativa), lembrou que os tubérculos podem ir ao forno com as cascas. Em outro momento, enquanto cozinhava um arroz com brócolis, comentou que os talos do vegetal podem ser consumidos integralmente. 

Cafés especiais 

Outro queridinho da programação foram os cafés especiais brasileiros. A bebida ganhou evidência na Gulfood por meio do Barista Experience, uma parceria da ApexBrasil com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) por meio do Projeto Brazil. The Coffee Nation. Na apresentação, mais de seis variedades de grãos, de seis diferentes regiões produtoras, eram preparadas em prensa francesa, aeropress e V60, enquanto informações sobre os métodos e as regiões eram compartilhados com o público. A atração foi conduzida pela barista brasileira Bruna Moreira, especialista em cafés especiais com certificação de instituições em Londres e Dublin. Com sorriso no rosto e destreza nas mãos, Bruna esteve à frente de mais de 20 apresentações, se revezando nas cafeterias que a Agência montou nos pavilhões de grãos, carnes, bebidas e nacional.  

Min, um exportador do Nepal vivendo na França, ficou impressionado com a precisão de Bruna ao pesar o pó para uma rodada na V60, um tipo de método japonês de coado. “Uso 26g de café para 400 ml de água. Rende bebida para 13 ou 14 pessoas”, explicou a barista, que chegou à medida depois de algumas experimentações feitas na própria feira. Bruna estima que quase 2 quilos de café foram preparados diariamente, somando os do Barista Experience e aqueles das máquinas de espresso, servidos à vontade durante o dia todo. Enquanto os cafés especiais foram oferecidos pela BSCA, a bebida para preparo nas máquinas foi uma cortesia de expositoras brasileiras, em mais de 10 diferentes rótulos.  

Suvra, um exportador indiano vivendo nos EAU, chegou ao pavilhão atraído pelo cheiro da bebida e pelas cores vibrantes do estande do Brasil. Ele queria experimentar o café brasileiro, dizendo ser “o melhor do mundo”. Segundo Bruna, aproximações como essas foram constantes na Feira, e boa parte das pessoas ainda associam o país somente aos cafés comerciais. “Eu sempre falava a elas que temos também os cafés especiais, em grande variedade e qualidade. E quando provavam o café, não acreditavam. Era aí que elas davam os cartões. Era o match”, relembrou Bruna. A barista conta que ao menos cem cartões institucionais da Apex foram distribuídos durante a Feira, para visitantes que queriam contactar fornecedores e, eventualmente, comprar café em grande volume.  

Memória afetiva e interação com o público 

Tanto Bruna quanto Bruno fizeram questão de trazer um toque pessoal e afetivo às suas apresentações. O chef, por exemplo, acrescentou cebola picadinha a um molho bechamel vegano, preparado com leite de soja da cooperativa Cocamar – algo que a tradicional receita francesa não inclui, mas que sua mãe utilizava. “Gosto muito de trabalhar com comfort food, que traz as lembranças das pessoas. Quando a gente trabalha com amor, dá para sentir na comida”, comentou o chef brasileiro, apaixonado por gastronomia desde a infância.  

No Barista Experience, o interesse não dizia respeito apenas a negócios, ainda que esse fosse um dos principais objetivos da Gulfood. Bruna relatou que várias pessoas se aproximavam dos estandes apenas para conversar e tirar dúvidas: “muita gente não conhecia os métodos de preparação. Queriam dicas, perguntavam como fazer em casa, onde comprar esses cafés”, exemplificou. Para a barista, a bebida conecta as pessoas e, quando o café é bem extraído, as pessoas certamente vão apreciá-lo. 

Bruno contou que, ao final de uma das apresentações, um chef de cozinha do Líbano ficou intrigado ao provar seu brigadeiro de açaí com castanha de caju, preparado com insumos da Xingu Fruit. “Ele perguntou se era um doce feito com cassava (mandioca), e eu disse que era de leite condensado com redução com açaí. Ele ficou muito surpreso”, relembrou Bruno. Para Bruna, esse tipo de interação foi um dos pontos altos do evento. “Gostei muito da experiência da Gulfood. Tem muitos negócios acontecendo aqui e acho que isso ajuda a conectar pontas. Eu realmente acredito nisso e vi isso acontecendo”, avaliou a barista. 

A Gulfood 

Realizada anualmente nos primeiros meses do ano em Dubai, nos Emirados Árabes, a Gulfood é sempre um dos momentos mais esperados pela indústria mundial de alimentos e bebidas. O evento é uma das principais feira B2B do mundo, e em suas 27 edições já gerou transações bilionárias para o setor. Por sua localização estratégica, é uma porta de entrada importante para os produtos brasileiros nos Emirados Árabes Unidos e mercados adjacentes. Desde 2009, a ApexBrasil é responsável pela participação brasileira na Gulfood.   

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Oriente Médio
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: