ApexBrasil apresentará oportunidades de investimentos a executivos internacionais na Rio Oil & Gas 2022

ApexBrasil apresentará oportunidades de investimentos a executivos internacionais na Rio Oil & Gas 2022

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

A expectativa é de que 40 mil pessoas passem pelo evento, que ocorrerá entre os dias 26 e 29 de setembro, no Rio de Janeiro

Maior evento do setor petrolífero da América Latina, a Rio Oil & Gas 2022, chega à sua 21ª edição demonstrando mais uma vez a grandiosidade do setor, agregando mais de 300 expositores interessados em apresentar as inovações e avanços relevantes para o segmento que é base da matriz energética brasileira. A abertura da feira ocorreu nesta segunda-feira, 26 de setembro, e ocorre até 29 de setembro, no Boulevard Olímpico, localizado na região portuária da capital do Rio de Janeiro.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) é uma das apoiadoras da exposição organizada pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e participará da programação realizando atendimento a investidores e público internacional.

A Rio Oil & Gas ocorre de forma bianual há 40 anos e tem sido um importante espaço para o compartilhamento de informações e debates envolvendo a indústria de petróleo e gás, além de proporcionar ambiente de networking para rodadas e fechamento de negócios. Tem como objetivo promover as oportunidades e desafios do setor a fim de dinamizar a cadeia de suprimentos no Brasil, atrair novos players e investimentos e divulgar inovações tecnológicas.

São esperados mais de 40 mil visitantes, entre executivos, gestores, autoridades e profissionais técnicos da área. Neste ano, o formato será híbrido, atraindo ainda mais interessados -- a plataforma digital, instalada para a edição de 2020, estará novamente ativa, transmitindo o evento ao vivo, com um leque de atividades disponíveis para os usuários. Mais de 250 horas de conteúdo foram disponibilizadas para cerca de 14 mil pessoas registradas na ferramenta para a feira daquele ano, que foi 100% digital e à distância.

Até agora, 350 expositores confirmaram presença na feira que estará distribuída em 51 mil m² ao longo de seis armazéns do Boulevard Olímpico.

Entre os temas que serão debatidos no congresso do evento estão a transição e a segurança energética, os investimentos em tecnologias de descarbonização, as novas fronteiras exploratórias no Brasil e a expansão e consolidação das empresas independentes, de médio porte, no mercado nacional. Também vão estar em discussão temas da geopolítica do petróleo e gás, assim como investimentos em exploração & produção, gás natural e downstream. As pautas ESG (meio ambiente, sociedade e governança, na sigla em inglês) terão grande destaque durante a programação.

No radar de investidores

O setor de óleo & gás é responsável por cerca de 15% do PIB industrial do Brasil, atualmente o 9º maior produtor de petróleo do mundo, conforme dados do IBP. O Rio de Janeiro possui 85% das reservas de petróleo do Brasil e 64% das reservas de gás natural -- se fosse um país, teria a 17ª maior reserva do mundo, ficando à frente de Angola, México e Noruega. O segmento também atrai recursos de empreendedores do mundo todo para projetos produtivos instalados em território brasileiro. Em 2019, foi o responsável por 21% de todo o investimento estrangeiro direto (IED) identificado no Brasil, representando US$ 10,3 bilhões de aportes, ainda de acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás com dados do Banco Central.

A ApexBrasil apresentará ao público investidor as oportunidades de negócios localizadas no país. Em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), estruturou em um só documento os projetos mais relevantes envolvendo petróleo e gás natural aptos a atrair investimentos privados. São 61 oportunidades que abrangem concessões de exploração de óleo e gás onshore e offshore, venda de participação em campos exploratórios, construção de usinas de fertilizantes, lubrificantes e gás natural, venda de refinarias, construção de terminais de distribuição de derivados do petróleo e duplicação e construção de novos oleodutos e gasodutos. O documento pode ser acessado clicando aqui.

"O Brasil é hoje um dos maiores produtores de petróleo do mundo e possui dezenas de oportunidades de investimentos, principalmente em infraestrutura do setor de óleo & gás. O setor deve investir USD 20 bilhões no Brasil até 2025. Com isso, abrirá 525.000 vagas de emprego nas áreas de exploração e produção de petróleo no país. Ademais, os dados estimam que a demanda nacional por óleo e gás crescerá 24,6% de 2020 a 2030. No mesmo período, a produção deve crescer 61,3%. O cenário internacional é muito promissor para a indústria brasileira e vamos mostrar que aqui há ambiente seguro e rentável para aporte de capital. O nosso papel na feira é justamente disponibilizar informações confiáveis, sistematizadas e de alto nível acerca desses projetos, além de promover relações transparentes entre instituições públicas e privadas", afirma o diretor de Negócios da ApexBrasil, Lucas Fiuza.

O setor de óleo, gás e biocombustíveis é um dos prioritários da Agência, que é a coordenadora do Brazilian Petroleum Partnerships (BPP), programa de promoção internacional do setor. A iniciativa visa facilitar parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras no setor, com o objetivo de atrair investimentos e promover a integração da indústria de petróleo brasileira às cadeias de suprimentos globais. Interessados podem se inscrever no programa clicando aqui.

Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Petróleo e Gás
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Erro: