ApexBrasil lança em Vitória programa de capacitação de empresas para exportação

ApexBrasil lança em Vitória programa de capacitação de empresas para exportação

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Programa de Qualificação para Exportação atenderá 150 empresas no estado do Espírito Santo

No dia 13 de junho, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançará em Vitória um importante instrumento de apoio à exportação no Espírito Santo: um novo ciclo operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).

O evento de lançamento, além de detalhar como será o atendimento a empresas interessadas em se preparar para o mercado internacional, também terá na sua programação a participação da Inteligência da ApexBrasil, que apresentará as oportunidades para a exportação e as ferramentas de inteligência disponíveis para auxiliar os empresários em seu processo de internacionalização.

O Núcleo tem sede em Vitória e um polo em Linhares, os quais estão oferecendo atendimento a empresas de bens e serviços em geral e atendimento especializado para empresas do setor de cafés especiais. O objetivo é qualificar 150 empresas da região até 2025, sendo 25 dessas do setor cafés especiais. Trata-se do terceiro convênio PEIEX sendo executado no Espírito Santo, e pela primeira vez em parceria com a FINDES.

Para selecionar o parceiro executor do PEIEX no estado, a Apex-Brasil lançou o chamamento público 04/2022 e, após avaliação de propostas, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES) se sagrou vencedora.

 

Sobre o Espírito Santo 

O estado do Espírito Santo apresenta uma grande diversidade de setores produtivos, tais como o setor cafeeiro (segundo maior produtor nacional e maior produtor de café tipo “conilon” do Brasil), setor de alimentos e bebidas, produtos de metal, móveis, produtos cerâmicos, vestuário e confecções e, em posição de destaque absoluto no Brasil, o setor de mármore, granito e rochas ornamentais, representando cerca de 80% da produção nacional.

 

Os dois convênios PEIEX executados anteriormente no Espírito Santo atenderam empresas de setores bem variados, com destaque para alimentos e bebidas (café como um dos destaques), rochas ornamentais e confecções.

Sobre o PEIEX

O PEIEX é oferecido pela ApexBrasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. Por meio da execução de 33 convênios em 2022, o PEIEX atendeu e qualificou 3.522 empresas, nas 5 regiões do país. Desse total de empresas: 67% (2.380) estão na categoria de micro e pequenas empresas (MPEs); 516 exportaram, com valor total de US$ 1,62 bilhões. Essas 516 empresas exportaram produtos de 18 segmentos em 2022, com destaque para: Alimentos e Bebidas (57%), Produtos Agropecuários (22%), Moda, Higiene Pessoal e Cosméticos (13%), Máquinas e Equipamentos, Aparelhos e Materiais Elétricos (2,9%) e Madeira, Móveis e Outras Manufaturas (1,5%).

Setores atendidos e exportações de empresas qualificadas no Sul

A Apex-Brasil possui, no momento, seis convênios vigentes com instituições nos quatros estados da região sudeste para qualificar empresas para exportação. Durante a vigência desses seis convênios, já foram atendidas mais de 1200 empresas, sendo 62,61% delas micro e pequenas empresas. As exportações das empresas do sudeste qualificadas pelo PEIEX atingiram um patamar de R$ 81 milhões somente no ano de 2022, com destaque para os setores de alimentos e bebidas, moda e higiene pessoal, papel e celulose e produtos agropecuários.

O PEIEX tem um histórico de atuação no estado do Espírito Santo, estando atualmente no seu terceiro ciclo. Nas duas edições anteriores, foram atendidas um total de 359 empresas, com pontos de atendimento em toda região metropolitana de Vitória e nas cidades de Linhares e Cachoeiro do Itapemirim.

Desta feita, a partir de um convênio junto à FINDES, pretende-se qualificar outras 150 empresas do estado, com destaque para um polo especializado de atendimento de produtores de cafés especiais instalado na cidade de Linhares, com uma meta de atender 25 empresas do setor.

Sobre a ApexBrasil

 A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência em 2022 apoiou aproximadamente 14.500 empresas.

  Sobre a FINDES – Federação das Indústrias do Espírito Santo

A FINDES é a entidade máxima de representação da indústria capixaba e, desde a sua fundação, em 1958, é a principal interlocutora do setor produtivo. As ações da Findes contribuem para o crescimento do parque produtivo do Espírito Santo, para a formulação da política industrial do Estado, e pelo diálogo entre os sindicatos filiados e outros segmentos da sociedade.

Por meio dos Conselhos Temáticos Superiores, das Câmaras Setoriais, do Centro de Apoio aos Sindicatos e das Diretorias e Núcleos Regionais, a Findes oferece serviços nas áreas de tecnologia, comércio exterior, infraestrutura, economia, meio ambiente, jurídica e sindical.

A instituição está pela primeira vez executando um convênio do Programa de Qualificação de Empresas para a Exportação (PEIEX) junto à ApexBrasil, com meta de atender 150 empresas de todo o Espírito Santo.

 

SERVIÇO:

  • Lançamento do PEIEX Vitória
  • Dia: 13 de junho
  • Horário: 17 horas
  • Local: Presencialmente no Edifício FINDES (Avenida Nossa Senhora da Penha, 2053)

Mais informações: imprensa@apexbrasil.com.br |  (61) 2027-0775 

Tema: Qualificação Empresarial
Mercado: América do Sul — América do Norte — África — América Central e Caribe — Ásia (Exclusive Oriente Médio) — Europa — Oriente Médio — Oceania
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Máquinas e Equipamentos — Casa e Construção — Economia Criativa — Moda — Saúde — Tecnologia da Informação e Comunicação
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: