ApexBrasil realiza em Brasília oficina sobre tendências e inclusão de empresários brasileiros no e-commerce internacional

ApexBrasil realiza em Brasília oficina sobre tendências e inclusão de empresários brasileiros no e-commerce internacional

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Evento reuniu colaboradores da ApexBrasil e representantes de órgãos governamentais e de empresas privadas na sede da agência, em Brasília

Colaboradores da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e representantes de órgãos públicos participaram nesta quinta-feira (28) da oficina Introdução ao E-commerce Internacional, promovida pela Gerência de Qualificação e Competitividade da Agência. Com duração de oito horas, a oficina abordou tendência mundial e estratégica do e-commerce – um grande aliado para o faturamento de empresas brasileiras, principalmente, no exterior.

A qualificação incluiu a apresentação de diversos conceitos de e-commerce, com exemplos amplos das etapas para a exportação, seleção de plataformas, operações de logística e estratégias de divulgação de produtos e serviços. A elaboração de planos de negócio, a seleção do melhor ambiente para vendas e a qualidade de entrega das empresas também foram questões abordadas na oficina.

A oficina foi ministrada pelo economista e professor Antonio Carlos Tonini, da fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV). O especialista observou que, nos últimos anos, empresas do mundo todo passaram a enxergar o e-commerce como uma extensão da exportação tradicional.

“A estratégia de expor e comercializar pela internet foi acelerada em tempos de pandemia.  Mas é importante que as empresas não entendam que a atividade exportadora tradicional, por exemplo, deva ser anulada pelo e-commerce. São estratégias que, se trabalhadas lado a lado, representam uma extensão, uma oportunidade muito maior para perspectivas de se consolidar a internacionalização dos negócios”, afirmou Tonini.

A gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, avalia que oferecer oficinas para a qualificação de empresários, colaboradores e de representantes de órgãos governamentais é apostar no potencial dos produtos e serviços brasileiros, assim como na economia do país.

“O e-commerce, especificamente, é mesmo a tendência do mundo. O empresário está migrando para o e-commerce e a ApexBrasil pode ajudar e muito empresas que precisam de preparo. Muitas se restringem ao mercado nacional. E para fazer a introdução ao mercado internacional há uma série de entendimentos para potencializar o empresário brasileiro”, disse Clarissa, na abertura da oficina.

“Foi muito gratificante ter ficado esse curto período de tempo na sala aprendendo como é dar os primeiros passos no ramo de exportação e importação e, principalmente, como alcançar o público-alvo e continuar investindo”, avaliou o terceirizado da ApexBrasil, Jairon Santos.

Logística

A auxiliar de Logística do Terminal de Cargas e Logísticas da Inframerica, Karoline Xavier, afirmou que o curso aprofunda os conhecimentos da operadora aeroportuária. “Recentemente nós estabelecemos uma parceria com a ApexBrasil. Queremos trazer produtos para as empresas de Brasília e também em Goiás, como Anápolis, Goiânia. E também estamos em busca de pequenos e médios empresários para viabilizar essa prática de exportação. Colocar o empresário em contato com as companhias aéreas, com despachantes, aduaneiros, e mostrar pra ele como o Terminal de Carga de Brasília pode contribuir para essa fase de exportação e também de importação”, explicou.

Representando o Ministério da Economia, por meio do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), o analista em Comércio Exterior Gustavo Tavares da Costa destacou a importância da participação do poder público em eventos de qualificação da ApexBrasil para enxergar as necessidades dos empresários brasileiros para a exportação.

“A pandemia acelera a presença do e-commerce no plano global e também no Brasil. É preciso aproveitar essa tendência que se forma e aprender cada vez mais a ingressar, ter maior participação nestes espaços, de realizar negócios no plano virtual. O PNCE oferece uma estrutura, um espaço de coordenação interinstitucional e tenta reunir as principais instituições e serviços de apoio à exportação. A ApexBrasil é uma destas instituições, um dos principais parceiros do PNCE. O programa do Ministério da Economia trabalha em um nível macro. Por isso é importante termos a relação com o dia a dia, no atendimento ao empresário. A ApexBrasil faz isso”, disse Tavares.

e-Xport

Durante a oficina, a analista de Internacionalização da Apex-Brasil Paula Gomes Akitaya,apresentou o Programa e-Xport, da ApexBrasil, que trabalha na sensibilização, capacitação e aceleração como ferramentas para o desenvolvimento de empresas brasileiras. Por meio de plataformas online B2B ou B2C ajuda as empresas a fazerem o seu marketing, a trabalharem dentro da plataforma da melhor maneira, o que requer treinamento, qualificação.

Dados da plataforma de consumo e de mercado Statista revelam que, em 2021, o e-commerce global de bens e serviços atingiu US$ 4,9 trilhões, um aumento de 16,7% sobre 2020. A perspectiva para 2022 é de que chegue a US$ 5,5 trilhões.

PEIEX

O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), oferecido pela ApexBrasil, introduz empresas brasileiras no processo de exportação de forma planejada e segura. Desenvolvido em todas as regiões do país, o PEIEX funciona em parceria com diversas instituições de ensino (universidades, Parques Tecnológicos e Fundações de Amparo à Pesquisa, por exemplo). Os resultados obtidos pelo programa demonstram a ampla procura por esse tipo de qualificação. Entre 2020 e 2021, foram realizadas 31 Oficinas de Competitividade, com 1.025 participantes.     

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Erro: