No Amapá Export Day, ApexBrasil apresenta soluções para empresas com potencial exportador

No Amapá Export Day, ApexBrasil apresenta soluções para empresas com potencial exportador

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Durante a viagem ao Norte do Brasil, empresas amapaenses receberam "Passaportes dos Exportadores”, que certifica que elas estão preparadas para participar de feiras internacionais ao longo deste ano

Com participação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), aconteceu, no último dia 18 de julho, o Amapá Export Day, evento que busca apresentar entidades locais com experiência no comércio exterior e fomentar o potencial produtivo do estado.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, desembarcou em Macapá acompanhado de uma comitiva da Agência para acompanhar a programação voltada ao setor de exportação. Entre os participantes, estavam os senadores Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre; o governador do Amapá, Clécio Luís; lideranças locais e nacionais; empresárias, empresários; e representantes do poder público.

O gerente de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, Igor Celeste, foi um dos palestrantes do Amapá Export Day e falou sobre o posicionamento e as oportunidades das empresas da Amazônia no comércio exterior. Também apresentou os programas da Agência que contribuem para a inserção delas no mercado.

Uma parte emocionante do evento foi a entrega simbólica dos "Passaportes dos Exportadores" para as empresas apoiadas pela ApexBrasil, que agora estão preparadas para participar de feiras internacionais ao longo deste semestre. Dentre elas, destacam-se iniciativas lideradas por mulheres, cuja presença no evento merece especial atenção.

A empresa Ybyrá Biodesign da Amazônia, liderada pela empresária Alessandra Bezerra, se destacou por produzir móveis a partir de madeira tombada e de resíduos gerados por empresas em áreas de manejo florestal certificadas. Além disso, a Ybyrá Biodesign foi responsável pela produção dos móveis utilizados no evento Amapá Export Day, demonstrando não apenas sua qualidade, mas também o compromisso com a sustentabilidade.

Outro destaque foi a Yara Couro da Amazônia, liderada pela empresária Bruna Freitas, que transforma resíduos de pele de peixe no exclusivo couro da Amazônia. O material é utilizado na fabricação de acessórios. A empresa Cunani Cacau, liderada por Katia Helena Cardoso Sarmento, também marcou presença com seus chocolates produzidos segundo o método "bean to bar", que abrange todo o processo, desde o grão de cacau até a barra de chocolate, utilizando castanha de cacau nativa da Amazônia.

Além dessas, outras empresas também foram condecoradas, incluindo a Engenho Café de Açaí e a Amazonbai, a primeira cooperativa do Brasil a receber a certificação do Forest Stewardship Council (FSC) para serviços ecossistêmicos. Essas iniciativas exemplares representam a essência do compromisso com a sustentabilidade e a valorização da região Norte do Brasil.

Em um outro momento, a programação do Amapá Export Day promoveu visitas a projetos e produções compatíveis com a preservação da floresta, como a Flor da Sumaúma, que se destaca por produzir vinho de açaí e promover o turismo de experiência na região.

A presença da ApexBrasil nesse evento foi marcada por parcerias estratégicas, trocas de conhecimentos e a identificação de oportunidades que permitirão o crescimento sustentável das empresas brasileiras no mercado internacional. Durante a passagem pelo Amapá, a Agência reafirmou seu compromisso com a promoção do Brasil no exterior e continuará apoiando aquelas entidades que alinham produtividade e respeito à natureza e às comunidades tradicionais, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconômico do país e a preservação do patrimônio natural da Amazônia.

Tema: Expansão Internacional
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: