Indonésia: Brazilian Renderers e empresas participantes vencem mais uma etapa na habilitação por vídeo-auditoria



Indonésia: Brazilian Renderers e empresas participantes vencem mais uma etapa na habilitação por vídeo-auditoria

O projeto Brazilian Renderers, uma parceria entre ABRA e Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), segue trabalhando forte, cumprindo todas as etapas necessárias para habilitar plantas brasileiras a exportarem para a Indonésia. Na última semana de junho, três estabelecimentos participantes do projeto sediaram mais uma fase do processo, que precede a auditoria remota oficial, ao vivo.

Nesta fase da habilitação, as indústrias realizaram um tour virtual gravado pelas fábricas, com apoio de uma equipe de filmagem. A ABRA também prestou suporte técnico, acompanhando os três dias de gravações presencialmente. Todo o material já foi compilado, traduzido e entregue para análise das autoridades indonésias, que compararão o conteúdo das imagens com outras informações solicitadas previamente.

O esforço das associadas participantes do Brazilian Renderers, com apoio da ABRA e Apex-Brasil, vem mostrando às autoridades da Indonésia toda a qualidade, tecnologia e controle de processo que o setor de reciclagem animal brasileiro possui – desde a rastreabilidade dos lotes, recebimento dos resíduos, qualidade e frescor dos resíduos, até o conhecimento dos funcionários sobre o processo, higiene do maquinário e planta, armazenamento, expedição e controle laboratorial por lotes, dentre outros aspectos.

A expectativa é de que as inspeções culminem no agendamento oficial das auditorias remotas, ao vivo, o que representaria o passo final para a abertura do mercado da Indonésia para o Brasil.

Alinhamento e articulação

O sucesso, até aqui, da habilitação do setor para mais este mercado é consequência direta da atuação de diversas frentes de trabalho. Além do Brazilian Renderers, promovido através de convênio entre ABRA e Apex-Brasil, e empresas participantes do projeto, a Divisão de Auditorias Internacionais (DIAI) do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), também tem sido peça importante na articulação do processo com as autoridades da Indonésia.

Antes das gravações in loco, o DIAI/DIPOA/MAPA e a ABRA promoveram reuniões de alinhamento com os associados, repassando informações sobre tamanho, qualidade e extensão do formato do arquivo do vídeo que seria enviado, além de detalhes a respeito da narração do vídeo para a aposição de legendas em inglês.

Sobre o processo de exportação para a Indonésia

A articulação em favor do projeto piloto de habilitação da Indonésia iniciou em fevereiro, quando a ABRA, por meio do projeto Brazilian Renderers, tratou sobre o tema com o Adido Agrícola da Indonésia, Gustavo Bracale, e com o Secretário da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDA/MAPA), José Guilherme. Desde então, foram realizadas uma série de reuniões técnicas com associados, trabalhando fortemente pela abertura do mercado.

Brazilian Renderers

Desde 2012, a ABRA e a Apex-Brasil promovem o projeto Brazilian Renderers com o objetivo de fomentar as exportações do setor de Reciclagem Animal – farinhas, gorduras, gelatinas e hemoderivados de origem animal. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos da indústria da reciclagem animal e seus produtos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo e-mail : abra@abra.ind.br e pelo site abra.ind.br

Sobre a ABRA

A ABRA é uma entidade que representa as indústrias do setor de reciclagem animal produtoras de farinhas, gorduras, gelatinas e hemoderivados de origem animal. É uma entidade sem fins lucrativos. Foi fundada em 2006 e trabalha para promover os seus associados, divulgar ações voltadas para o segmento, intermediar a relação com outras entidades e órgãos governamentais, além de fomentar a geração de negócios no mercado nacional e internacional.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país