ApexBrasil participa de missão à Coreia do Sul e ao Japão

ApexBrasil participa de missão à Coreia do Sul e ao Japão

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

As visitas tiveram foco na indústria de proteína animal, com destaque para a biosseguridade do setor brasileiro

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) integrou a missão empresarial e ministerial à Coreia do Sul e ao Japão, realizada na última semana de julho. A iniciativa teve como objetivo apresentar aspectos relevantes acerca da biosseguridade do setor de proteína animal do Brasil e das oportunidades de abertura e ampliação de regiões reconhecidas como livres de aftosa sem vacinação. 

A missão contou com mais de 50 integrantes. Entre os envolvidos estavam o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) - com a participação do ministro Carlos Fávaro -, comitiva do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silvia Massruhá, e representantes da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Estiverem presentes, também, parlamentares que tratam de temáticas relacionadas ao agro e empresários do setor de proteína animal. 

As visitas foram marcadas por uma intensa agenda de encontros empresariais e governamentais. Adicionalmente, em ambos os países, foi realizado o seminário “Oportunidades e parcerias para a indústria de proteína animal”, onde foram destacados os aspectos comerciais, de sanidade e sustentabilidade dos setores de aves, suínos e bovinos. Os dois eventos contaram com um expressivo público de aproximadamente 200 pessoas, entre importadores, distribuidores, autoridades sanitárias, membros dos governos e instituições dos países. 

Como resultado da missão, foram negociadas visitas ao Brasil das autoridades sanitárias sul-coreanas para habilitação de plantas (indústrias) de bovinos, além do possível reconhecimento, por parte dos dois países, dos estados do Acre, Paraná e Rio Grande do Sul como livres de febre aftosa sem vacinação. “Esse reconhecimento é primordial para viabilizar a ampliação da oferta brasileira e diversificação regional. Atualmente, somente o estado de Santa Catarina está habilitado para exportar suínos para os dois países”, comenta Laudemir Muller, gerente de Agronegócios da ApexBrasil, que esteve na missão.  

Depois das etapas na Coreia do Sul e no Japão, a missão ministerial seguiu para Riad, na Arábia Saudita, e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, com o objetivo de buscar investimentos internacionais para a recuperação de pastagens de baixa produtividade no Brasil. 

Relação comercial com os países

No primeiro semestre de 2023, a Coreia do Sul importou 98,8 mil toneladas de carne de frango e 5 mil toneladas de carne suína do Brasil. Somadas, as exportações brasileiras dos dois produtos geraram quase US$ 230 milhões em receita apenas nos seis primeiros meses de 2023. O Brasil é o principal fornecedor de carne de frango para o mercado coreano. 

Já o Japão importou 238 mil toneladas de carnes de frango e suínas, gerando cerca de US$ 490 milhões em receita apenas no primeiro semestre deste ano. É o segundo principal destino em carne de frango, e figura entre os 20 maiores destinos da carne suína do Brasil. O país também é o principal importador de ovos brasileiros, com 6,9 mil toneladas importadas entre janeiro e junho de 2023. 

 

Tema: Promoção Comercial — Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: