Escritórios da ApexBrasil na China apoiam a participação brasileira em eventos sobre agricultura verde e transição energética

Escritórios da ApexBrasil na China apoiam a participação brasileira em eventos sobre agricultura verde e transição energética

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Representantes da Agência em Pequim e Xangai facilitaram a ida de uma missão oficial do Rio Grande do Sul à feira multissetorial CISCE, além da participação de uma comitiva com BNDES, EPE e Porto do Açu na BNEF Summit 2023 

Na última semana, os Escritórios da ApexBrasil (EAs) em Pequim e Dubai, na China, apoiaram a realização de duas importantes missões brasileiras ao país asiático. Uma delas reuniu, nos dias 27 e 28 de novembro, representantes do Porto do Açu, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) na BNEF Summit Xangai 2023. A outra foi uma missão oficial do governo do Rio Grande do Sul, entre 26 e 30 de novembro, à Feira CISCE (China International Supply Chain Expo). 

Sob a liderança do vice-governador do estado, Gabriel Vieira de Souza, a comitiva gaúcha foi formada por 26 representantes do poder público estadual e da iniciativa privada. Foi a primeira vez que o governo do Rio Grande do Sul participou da CISCE, onde esteve à frente de um estande institucional sob a categoria Green Agriculture. Ainda, no dia 28, o vice-governador fez uma fala sobre o futuro da Agricultura Verde no Fórum de Agronegócios da feira, que contou também com a participação do General Manager da ApexBrasil na Ásia e no Pacífico, Rodrigo Gedeon.  

O EA Pequim apoiou também a visita da delegação ao parque tecnológico da Tuspark, onde foram apresentados o ecossistema de incubação da empresa e as tecnologias mais avançadas para uso no agronegócio.  

BNEF Summit 2023 

Já a missão brasileira à BNEF Summit, em Xangai, juntou-se a mais de 600 políticos, líderes executivos do setor e especialistas em investimentos para discutir os rumos dos setores industrial, de energia e de transporte da China a médio e longo prazo. Em parceria com a Bloomberg, a ApexBrasil organizou em 27 de novembro o painel “Brazil's Energy Transition: Expanding Opportunities”, que destacou o Brasil como protagonista na transição energética global. 

Na ocasião, o Cônsul-Geral do Brasil em Xangai, Augusto Pestana, ressaltou a parceria longeva entre o Brasil e o país asiático. “O Brasil e a China celebrarão 50 anos de relações diplomáticas no próximo ano. A China é nosso principal parceiro comercial, e a visita do Presidente Lula em abril deste ano foi uma demonstração de um novo nível de ambição”, destacou. 

O coordenador de Investimentos da ApexBrasil, Carlos Padilla, traduziu em números o gigantismo da parceria: “De 2012 a 2021, o estoque de Investimento Direto Estrangeiro (IDE) da China no Brasil triplicou de USD 10 bilhões para mais de USD 30 bilhões, demonstrando que o país ocupa a 8ª posição no ranking de investidores no Brasil em 2021. Assim, permanece como o principal investidor asiático no Brasil, à frente do Japão, Coreia do Sul e Índia”, pontuou. 

No dia 28, os representantes da ApexBrasil, do BNDES, da EPE e do Porto do Açu realizaram reuniões bilaterais com empresas chinesas interessadas em investir no setor de energia no Brasil. 

Tema: Promoção Comercial — Qualificação Empresarial — Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: América do Sul — Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Não se aplica — Outros
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: