Programa Startup OutReach Brasil leva 15 empresas brasileiras para missão de internacionalização na Espanha

Programa Startup OutReach Brasil leva 15 empresas brasileiras para missão de internacionalização na Espanha

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

De 4 a 14 de junho, startups brasileiras participam de diversas atividades voltadas à expansão de seus negócios em Madrid e Barcelona. Exposição no South Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo, está na programação

Por meio do Startup OutReach Brasil, programa do governo federal que apoia a internacionalização de startups, 15 empresas brasileiras poderão conquistar o mercado espanhol. Desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Ministério de Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Programa auxilia a inserção de negócios brasileiros nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo.

Este ciclo de imersão tem como destino Madrid e Barcelona, cidades que figuram entre os 10 maiores hubs inovadores da Europa. Pelo período de 10 dias, divididos entre as duas cidades, o grupo multisetorial de startups brasileiras participará de uma série de atividades como seminários, treinamento de pitch (apresentações objetivas e concisas para conquistar investidores, parceiros e clientes), demoday (evento que reúne diversos pitches para uma plateia qualificada) e reuniões de negócios no mercado espanhol.

Durante a missão, as empresas também participarão do South Summit 2023, um dos maiores eventos do segmento de inovação no mundo. O encontro reúne empreendedores, investidores e empresários de todo o globo em uma programação repleta de apresentações, competições, networking e muitas oportunidades.

“Os ecossistemas de inovação de Madri e Barcelona passaram por um processo de amadurecimento similar ao do Brasil, com um crescimento no número de startups, no volume de investimentos e no fortalecimento dos atores e programas de fomento. Tornaram-se assim ambientes favoráveis à internacionalização de empresas, o que abre oportunidades para nosso grupo de 15 startups altamente qualificadas e com soluções aderentes ao mercado”, afirma a coordenadora de Expansão Internacional da ApexBrasil, Karina Bazuchi.

Programação

Em Madrid, além de rodadas de negócios com empresários e investidores locais, as empresas assistirão ao seminário "Go to Market" no espaço Google for Startup, com participação da Agência de Exportação e Investimento da Espanha (ICEX), da Prefeitura de Madrid, de um unicórnio brasileiro, a Hotmart, e de outras entidades que apresentarão informações relevantes sobre o mercado espanhol. As participantes também farão visita técnica ao The Cube, grande centro de inovação local. Por fim, de 7 a 9 de junho, exporão suas soluções no South Summit 2023.

Já em Barcelona, o seminário “Go To Market” ocorrerá com o apoio da prefeitura de Barcelona e terá participação da Câmara de Comércio Brasil – Catalunha e de organizações como a ACCIÓ, além de prestadores de serviços locais como ClubGlobals e INLEA, dedicadas ao ecossistema de inovação da região. As participantes farão visita técnica ao Mobile World Capital, e conhecerão o parque La Salle Technova, da La Salle-University Ramon Llull (Universidade Ramon Llull), que oferece serviços de incubação e aceleração para startups. Além de reuniões de negócios individuais, as empresas farão também um demoday para importantes players locais, organizado em parceria com o hub de inovação Tech Barcelona. Durante o evento, que será a primeira edição do “Dia da Inovação Brasil – Catalunha”, haverá ainda palestras de startups brasileiras já internacionalizadas na Espanha: a 9ineSports, plataforma voltada para esportes presidida por ninguém menos que Ronaldo Nazário, o Fenômeno; o unicórnio VTEX, que atua no e-commerce; INMI, plataforma de intercâmbio com impacto social; e o Kfund, um dos principais fundos de Venture Capital da Espanha, que abriu operações no Brasil em 2022.

Expectativas positivas

Para o CEO da startup brasileira IFriend, Bruno Carneiro Leão, que atua no setor de turismo e viagens, toda a programação da missão oferece oportunidades únicas, possíveis somente com o apoio da ApexBrasil. “Reunir-se presencialmente com os grandes players locais e com o nosso público alvo, tendo ainda a chancela da ApexBrasil, é uma oportunidade única para fechar negócios”, afirma Bruno. A IFriend é uma plataforma que permite a conexão de viajantes de todo o mundo com moradores, guias e receptivos locais. Além de investidores, a empresa busca parceiros para executar nos territórios espanhol e asiático sua proposta de oferecer aos turistas uma experiência autêntica em suas viagens. Visto que a Espanha é um dos maiores destinos turísticos do mundo, a expectativa da empresa é fazer parte desse mercado promissor. Bruno ainda explica que é um dos objetivos da empresa atrair turistas para a América do Sul.

Outra área com bastante apelo global é a da sustentabilidade e do agronegócio. A Quiron, que atua no desenvolvimento de soluções de monitoramento e predição usando inteligência artificial e dados de satélites e nanossatélites, quer vender seu produto para companhias florestais e de impacto ambiental espanholas. “A floresta é uma base para tudo. Conseguimos monitorar grandes áreas florestais, prevenindo incêndios ou oferecendo o melhor controle contra o desmatamento de amplos territórios, por exemplo”, explica o CEO da empresa, Gil Pletsch. Para ele, o momento é oportuno para todas as empresas voltadas à agenda ESG (Environmental, Social and Governance/ Meio ambiente, Social e Governança). A Quiron já atua em todo o Brasil, tem uma filial em Portugal e também já realizou negócios no Chile, ao participar do ciclo de imersão do Startup OutReach Santiago, em 2022.

Outra empresa que já participou de outros ciclos do Programa e que vai integrar esta missão é a Trakto, de Maceió. No ano passado, a startup, que oferece um software de design com Inteligência Artificial para empresas e empreendedores, participou do Ciclo Chicago. Com apoio da ApexBrasil, nos últimos anos, a Trakto esteve presente na South by Southwest (SXSW), no Texas, na GiTex Global, em Dubai, no próprio South Summit, em Madrid, e na Viva Technology, em Paris. “O Startup Outreach é fundamental para chegarmos no mercado internacional com credibilidade, pois exportar tecnologia do Brasil não é fácil. Além de abrir portas quase impossíveis de serem abertas sem apoio, toda a preparação que a ApexBrasil nos oferece é fundamental”, afirma o CEO, Paulo Tenório Silva Filho.

Sobre as selecionadas

As 15 startups que participarão da imersão em Barcelona e Madrid foram selecionadas dentre as 40 empresas que integraram a missão virtual do mesmo Ciclo, no início do ano. O grupo é multisetorial, mas as áreas de atuação predominantes são: saúde (healthtech), agronegócio e sustentabilidade (agritech/greentech) e turismo (traveltechs).

Confira a lista completa de startups:

SyntalgaeFiraSmart Rights
iFriendIndulge MePersonal2Travel
Algabloom3 WingsCyberphysics
LiberflyMinha Visitae.Aí
QuironTraktoViva AXBR

O ecossistema de inovação espanhol

A Espanha tem um ecossistema jovem, mas próspero, segundo dados do estudo “Mapeamentos de Ambientes Promotores de Inovação no Exterior: Madri e região”, realizado pelo Setor de Promoção de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTEC) da Embaixada do Brasil em Madri, em 2022. Em 2012, o investimento em startups espanholas era de apenas 100 milhões de euros; já em 2021, passou de US$ 4 bilhões. O país chegou a superar a marca de mais de 20 mil startups e 9 unicórnios, com destaque para Cabify (transporte), Idealista (imobiliário) e Glovo (logística).

De acordo com o Global Innovation Index 2022, publicado pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), a Espanha posiciona-se como 29º país mais inovador do mundo. Segundo o Índice Global de Inovação de 2022, Madri ocupa a 48ª colocação e Barcelona a 50ª. São Paulo é a única cidade da América Latina no ranking, ocupando a 71ª posição.

Sobre o Startup OutReach

O Startup OutReach Brasil é o programa da ApexBrasil que tem como objetivo promover a internacionalização de empresas brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. Desde a sua criação em 2017, o programa já realizou 14 ciclos de internacionalização em 10 países diferentes e atendeu mais de 300 startups, contando com profissionais de expertise nos países de destino para garantir a melhor experiência aos empreendedores.

Tema: Expansão Internacional
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: