Três anos após o início da pandemia, ApexBrasil lidera a participação de empresas brasileiras na Sial Xangai 2023

Três anos após o início da pandemia, ApexBrasil lidera a participação de empresas brasileiras na Sial Xangai 2023

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Além de ser a maior feira internacional do setor de alimentos e bebidas na China, a Sial Xangai foi também o primeiro evento dessa envergadura no país após a reabertura de suas fronteiras

Entre os dias 18 e 20 de maio, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) organizou a participação brasileira na feira Sial Xangai 2023, na cidade de mesmo nome, uma das mais importantes do mundo em termos de comércio e finanças. A Agência viabilizou a montagem de dois pavilhões do Brasil na feira, acolhendo ao todo 27 empresas dos segmentos de carnes, açaí, mel, nuts, feijões e pulses e bebidas como sucos naturais, vinhos e espumantes. Foi a primeira vez que a ApexBrasil liderou essa missão após o início da pandemia e seu sucesso demonstra que o mercado chinês segue aquecido: estima-se que as empresas participantes geraram quase 2400 novos contatos comerciais, com mais de US$ 34 milhões em negócios fechados durante a Feira e quase US$ 374 milhões previstos para os 12 meses subsequentes. 

A Agência também apoiou, por meio de seus Projetos Setoriais com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), outros dois pavilhões de proteína animal, que apresentaram resultados igualmente expressivos. Durante a SIAL, as empresas da ABPA fizeram 1215 contatos, que geraram USD$ 48 milhões em negócios imediatos e previsão de USD$ 259 milhões nos 12 meses subsequentes à Feira. Por sua vez, as empresas associadas à ABIEC fecharam USD$ 105 milhões em negócios no próprio evento, com outros USD$ 1,931 bilhão previstos ao longo dos próximos 12 meses.

“Embora existam ainda muitos desafios, a participação na Sial Xangai 2023 aponta que o mercado chinês está voltando para a normalidade. Acredito que já temos um ótimo ponto de partida para as atividades de promoção comercial no ano de 2023 e esperamos que essa tendência continue”, destacou o officer do Escritório da ApexBrasil em Xangai, Carlos Pan. O General Manager da ApexBrasil para Ásia e Pacífico, Rodrigo Gedeon, reforça esse sentimento de otimismo: “O que vimos na SIAL acompanha não apenas a reabertura do país, mas o início de um novo ciclo nas relações bilaterais inaugurado a partir da visita do Presidente Lula. O aumento da procura por produtos brasileiros e o interesse pela cooperação com o Brasil também reflete a estratégia chinesa de reposicionamento nas cadeias globais e no fortalecimento da aliança sul-sul. Temos que aproveitar o timing”, celebrou. 

Além das empresas expositoras, a ApexBrasil apoiou a organização de três delegações brasileiras que visitaram a feira: Missão da Confederação Nacional da Agricultura (CNA); Missão do Governo do Mato Grosso; e Missão do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (IBRAFE). As delegações se dividiram em diferentes agendas de visita e seminários, reforçando a apresentação dos produtos e setores produtivos brasileiros junto aos compradores asiáticos.

Sial China

Com quase 60 anos de marca internacional e 23 anos de operação no mercado chinês, a SIAL China conta com duas exposições significativas de alimentos e bebidas no país: a SIAL Xangai e a SIAL Shenzhen. A primeira é hoje a maior feira de alimentos e bebidas da Ásia, enquanto a segunda atrai atenções de todo o mundo para a Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, uma área de grande desenvolvimento regional. 

Todos os anos, a SIAL apresenta as tendências recentes em bebidas e produtos alimentícios de mais de 70 países e regiões, sendo uma excelente fonte de oportunidades e negócios. Para além dos dias de feira, a SIAL China busca gerar oportunidades contínuas de conexões via canais on e off-line. Este ano, a SIAL Xangai evento aconteceu no edifício Shanghai New Exhibition Center, em uma área total superior a 180 mil metros quadrados. Foram mais de 4500 expositores de 67 países e regiões, que atraíram uma média de 175 mil visitantes durante os três dias de evento. 

Tema: Promoção Comercial — Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: