Workshop discute o desenvolvimento das cadeias de produção agroflorestal na Amazônia

Workshop discute o desenvolvimento das cadeias de produção agroflorestal na Amazônia

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O evento reúne os diversos atores que atuam nessas cadeias, para discutir desafios e oportunidades. Haverá transmissão online gratuita. A programação completa e inscrições estão disponíveis aqui  

Entre os dias 2 e 5 de maio, será realizada a segunda edição do workshop “Caminhos da Produção Agroflorestal na Amazônia”, promovido pela Sociedade Brasileira de Ciências do Solo (SBCS). A programação do evento inclui palestras, rodadas de negócios e cursos sobre o desenvolvimento das cadeias de produção prioritárias da Amazônia, como a do açaí, da castanha da amazônia, do café, do cacau, do leite e dos serviços ecossistêmicos.

O evento ocorrerá em Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, e será transmitido ao vivo pelo canal oficial no Youtube. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui, até a véspera do início das atividades. O público-alvo são os diversos atores que atuam nessas cadeias, como empreendedores, gestores públicos e privados, técnicos e acadêmicos de graduação e pós-graduação.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) integra a programação em dois dias: com a apresentação do estudo “Alimentos e Bebidas da Amazônia Legal: Oportunidades e Apelos Globais”, no dia 03/05, às 14h; e com a mediação de um workshop sobre a cadeia de produção da Castanha-da-Amazônia, no dia 04/05, às 13h45. 

O representante do Escritório ApexBrasil Norte (EA Norte), Essio Lanfredi, fará as intervenções. “É uma honra participar do evento em nome da ApexBrasil. Teremos a oportunidade de apresentar nossos produtos e serviços, que estão à disposição do empresário amazônida interessado em expandir-se para novos mercados, sempre prezando pela sustentabilidade”, destaca Lanfredi.

O objetivo workshop é justamente aproximar os diferentes atores das cadeias de produção com o sistema de P&D regional, visando o desenvolvimento de tecnologias ou processos adequados para o desenvolvimento sustentável das cadeias de produção prioritárias para a Amazônia. O uso sustentável do solo e da água são a base para o desenvolvimento econômico regional, promovendo a qualidade de vida para a população local, de forma equilibrada com a conservação ambiental. 

A realização do evento é feita pela Ceplac, Embrapa, SBCS e Unir, com apoio ApexBrasil, Senar, Sebrae, Faperon, RioTerra, Ecoporé, IFRO, Seagri, UFAM e Sedec.

ApexBrasil na Amazônia

Atualmente, um dos focos da ApexBrasil é ampliar as exportações brasileiras originadas no Norte, tendo em vista que ainda há uma sub-representação da região na pauta exportadora nacional. A Agência conta com um escritório Norte, com sede em Belém-PA que atende empresários de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, desenvolvendo estudos e eventos com o intuito de estimular a cultura exportadora na região.

Os escritórios da ApexBrasil prestam assistência aos exportadores e oferecem o serviço de Matchmaking on Demand, em que se organizam reuniões customizadas com compradores qualificados. Empresas exportadoras interessadas em buscar novos clientes nos mercados da América do Sul, Europa, Oriente Médio e Norte da África podem entrar em contato no e-mail apexbrasil@apexbrasil.com.br para saber mais.

Além disso, em 2022, a ApexBrasil lançou a publicação “Alimentos e Bebidas da Amazônia Legal: Oportunidades e Apelos Globais”, disponível para download gratuito aqui. O material explora os diferenciais competitivos de 11 grupos de produtos da região, como qualidade, benefício à saúde e sustentabilidade, o que os tornam altamente atrativos para o mercado internacional. Produtos como açaí, guaraná, castanha-do-pará, mandioca e peixes estão entre os principais itens contemplados.

 

A publicação aborda a importância crescente de aspectos de saudabilidade e sustentabilidade para o consumidor de alto poder aquisitivo e o potencial brasileiro para atender esses mercados. No workshop “Caminhos da Produção Agroflorestal na Amazônia”, serão apresentados os destaques do estudo, com a atualização de alguns dados de mercado.

Tema: Promoção Comercial — Qualificação Empresarial
Mercado: América do Sul — América do Norte — África — América Central e Caribe — Ásia (Exclusive Oriente Médio) — Europa — Oriente Médio — Oceania
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: