Perfil País traz oportunidades de exportação nos Estados Unidos, Coreia do Sul e Colômbia, e raio-x de fluxos de investimentos

Perfil País traz oportunidades de exportação nos Estados Unidos, Coreia do Sul e Colômbia, e raio-x de fluxos de investimentos

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O produto apresenta um panorama econômico de cada país selecionado, com análises completas e sucintas sobre as oportunidades e os desafios desses mercados.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) acaba de lançar três novas edições do Perfil País, com foco nos Estados Unidos, na Coreia do Sul e na Colômbia. O produto apresenta um panorama econômico de cada país selecionado, com análises sucintas sobre as oportunidades e os desafios desses mercados.

As exportações brasileiras para os Estados Unidos, que são diversificadas, com alta participação de subsetores de maior valor agregado, cresceram 45% em 2021, atingindo US$ 31,1 bi, o maior valor já registrado. Detentor do maior PIB do mundo, o país é destino de 11% das exportações brasileiras. Atualmente, as exportações brasileiras detém apenas 1,1% do mercado norte-americano, o que significa que há um grande potencial para crescimento das exportações brasileiras para aquele país, cujo consumo do setor privado representa 70% de sua economia. O Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identificou 874 produtos para esse mercado, principalmente em setores industriais como máquinas e equipamentos e artigos manufaturados, além de combustíveis minerais. Os Estados Unidos são, ainda, o maior investidor no Brasil, com 18,1% de participação nos investimentos diretos (2020), destacando-se, recentemente, projetos voltados para carros elétricos, energia eólica, óleo e gás e tecnologia.

Quarta maior economia da Ásia, a Coreia do Sul abriga muitas empresas globais, que empregam tecnologia de ponta na produção de todo tipo de bens, em especial, eletrônicos, automóveis e navios, voltados à exportação. Apesar de uma boa parte das importações coreanas originarem-se na China e nos Estados Unidos, as exportações brasileiras, especialmente de produtos primários com destino à Coreia têm crescido de forma constante durante o período de 2017 a 2021. O Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identificou 300 produtos brasileiros com oportunidades de alavancarem suas vendas no mercado coreano, com destaque para setores como: materiais em bruto não comestíveis, produtos alimentícios e produtos químicos. Em termos de IED, a Coreia do Sul é o 4º maior investidor asiático no Brasil (2020), atrás apenas de China, Japão e Singapura.

Já a diversificação das exportações brasileiras à Colômbia é relativamente alta. Os 10 principais grupos de produtos correspondem a 41,9% das vendas ao país, como “Veículos móveis de passageiros”, com 15,5% de participação das exportações brasileiras à Colômbia em 2021. No agronegócio, cabe destaque para o Café não torrado e o Milho, ambos apresentando crescimento médio anual significativo entre 2017 e 2021, de 247,9% e 109,9%, respectivamente. Neste período, houve crescimento considerável das vendas do Brasil para a Colômbia, de 7,5% em média ao ano. Em 2021, o Brasil foi o 4º maior fornecedor à Colômbia com 5,7% de participação no mercado, atrás apenas de Estados Unidos, China e México. O Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identificou 1.496 produtos brasileiros com oportunidade de exportação para a Colômbia, como máquinas e equipamentos industriais, máquinas e aparelhos elétricos e fios têxteis, tecidos e artigos confeccionados. Por fim, dentre os países da América do Sul, a Colômbia é o 2º maior investidor no Brasil (US$ 1,5 bilhão em 2020), posicionando-se atrás apenas do Chile.

Confira os Perfis País aqui.

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: