Expo Paraguay Brasil 2023: com foco em sustentabilidade, ApexBrasil leva empresas brasileiras para expor no país vizinho

Expo Paraguay Brasil 2023: com foco em sustentabilidade, ApexBrasil leva empresas brasileiras para expor no país vizinho

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Estande brasileiro contará com 14 exportadoras iniciantes e seis startups selecionadas pela ApexBrasil. O evento será uma oportunidade para empresários dos dois países promoverem seus produtos e serviços com ênfase em habilidades socioambientais  

Sustentabilidade e meio ambiente: é com essa temática que se consolida a 14a edição da Expo Paraguay Brasil, uma feira multissetorial para quem busca novas oportunidades de negócios. Este ano, o evento ocorre nos dias 21 e 22 de setembro, em Assunção, capital paraguaia, e contará com a presença de empresários e autoridades governamentais que buscam facilitar o intercâmbio comercial, cultural e turístico entre os países.  

O diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro, representando o presidente Jorge Viana, que estará presente no evento, destaca o potencial de novos negócios com o país vizinho. “Mais de 23% das importações paraguaias são provenientes do Brasil. No período pós-pandemia de COVID-19, nossas vendas para o país atingiram um crescimento de 27,9%. Hoje, somos o segundo maior fornecedor do Paraguai, o que evidencia o grande potencial de novos negócios entre os dois países. Com o lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, as condições para o fortalecimento das relações entre os dois países tornam-se mais propícia e facilitada, abrindo espaço para que empresas que adotem tecnologias inovadoras e sustentáveis possam desenvolver projetos no Brasil observa Pesaro. 

A Expo Paraguay Brasil contará com uma programação intensa, organizada a partir de seis áreas principais: rodadas de negócios; exposição com estandes de produtos e serviços; apresentação de projetos de Startups; conferências nacionais e internacionais; exposição institucional dedicada aos parceiros estratégicos; área Cultural com espaço para exposição de artes e artesanatos de artistas de ambos os países, além de apresentação de eventos culturais.  

Visando estreitar as relações comerciais com o país vizinho, a ApexBrasil tem participado como patrocinadora do evento desde 2016. Em 2023, para compor o estande brasileiro, a Agência selecionou 14 empresas exportadoras iniciantes e seis startups que irão expor seus produtos e participarão das rodadas de negócios com potenciais compradores e investidores.  

Empresas selecionadas  

A Mello Tecelagem, responsável pela produção artesanal de mantas, almofadas e jogos de cama em geral, foi uma das empresas selecionadas pela ApexBrasil para participar do evento. A CEO da empresa, Maria Luisa da Costa, destaca que tem feito o dever de casa quando o assunto é responsabilidade social corporativa.  “Buscamos reaproveitar as sobras de tecidos e linhas para que não sejam descartados. Assim, apoiamos entidades e lares de crianças na nossa cidade, onde eles reutilizam esse material”, explica.  

Ela conta que o negócio começou pequeno com sua mãe, em meados dos anos 1980, e que agora está pronto para ganhar o mundo. “Fizemos essa feira no ano passado através da Abcasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil) e queríamos muito voltar com a intenção de consolidar parcerias iniciadas. Estamos com ótimas expectativas!”, vibra a empresária.   

Assim como as outras 13 empresas selecionadas, a Mello Tecelagem teve participação garantida na Feira graças ao PEIEX, o Programa de Qualificação para a Exportação da ApexBrasil.    

A Bongusto Foods, que há mais de 20 anos atua distribuindo bebidas em pó de alta qualidade para food service, vending machines e cafeterias em geral, viu no PEIEX a oportunidade de construir sua estratégia internacional, como explica o diretor da empresa, Antonio Guermandi. “A nossa participação no PEIEX foi um divisor de águas para a empresa. Ali, recebemos todas as informações necessárias para iniciarmos o processo de exportação”.  A empresa vai expor na Feira uma linha de cerca de 30 produtos, promovendo aos visitantes amostras do que a marca tem de melhor. De olho no meio ambiente, Guermandi conta que a empresa é certificada com o ISO 22000 Food Safety Management. “Um dos itens desta certificação é o foco na sustentabilidade por meio de normas específicas para a destinação dos materiais recicláveis”, informa.   

Guermandi diz que a expectativa para a feira é grande. "É de suma importância a APEX promover esse tipo de intercâmbio, pois ela é uma organização que tem relevância e reconhecimento internacional. Afinal, é o governo brasileiro promovendo as empresas que foram capacitadas através do PEIEX”, pontua.   

Já a Norb, empresa familiar gaúcha que oferece soluções em injeção de peças poliméricas, vai participar da Expo Paraguay Brasil pela primeira vez. Para a exposição, a cereja do bolo é a estreia da Marmita Termoprática. “Ela é durável e altamente reutilizável. A sua facilidade na higienização permite o baixo consumo de água. Ela também substitui embalagens descartáveis, que geram grandes volumes de resíduos para descarte”, reforça Keilla Garcia, sócia da empresa. Ela conta que, sempre que possível, participa de webinars e capacitações ofertadas pela Apex para reforçar o aprendizado.  

Também é o caso da Qualinova, empresa que atua com a chamada alimentação inteligente. Um exemplo é a produção de shots de colágeno líquido, como informa o administrador, Alisson Sato. "Estamos desenvolvendo uma linha de shots altamente sustentável. Hoje fabricamos em frascos plásticos, derivados de petróleo, que levam centenas de anos para degradar. A linha nova será de fonte renovável e compostável, e, em menos de 2 anos, nossas embalagens virarão adubo”, informa o empresário, atestando seu compromisso com o meio ambiente. "É um tema que acreditamos muito, e, com apoio da APEX, poderemos expandir nossa atuação a divulgar ainda mais a sustentabilidade mundo afora”, complementa.   

Startups no circuito  

A ApexBrasil selecionou ainda seis startups brasileiras para compor um espaço destinado especialmente exposição de soluções inovadoras: o pavilhão startup. É onde a Laços do Agro, do CEO Leandro Scalabrini, vai apresentar seu negócio. A startup atua há pouco mais de dois anos fortalecendo a agricultura familiar e ajudando a promover políticas públicas para o setor. “Nossa proposta é conectar pequenos produtores ao mercado comprador, garantindo mais distribuição de renda, fortalecendo a família no campo e diminuindo a desigualdade social”, explica. O empresário reforça que a startup atende a sete dos 17 Objetivos de Sustentabilidade definidos pela Organização das Nações Unidas, a ONU - em especial, aquele que versa sobre a erradicação da pobreza.   

Leandro, que já contou com o apoio da ApexBrasil em outras oportunidades, espera agora estreitar as relações da startup com o Paraguai, bem como agilizar toda a questão legal entre os governos. "Eu vejo um valor muito grande em estar com a ApexBrasil nesse evento como um apoio institucional para fortalecer e validar o trabalho que a gente vem fazendo. Esperamos abrir portas no mercado do país vizinho e fechar grandes negociações com o governo que está iniciando”, discorre, fazendo referência ao governo do novo presidente eleito no Paraguai em 2023, Santiago Peña.  

No dia 21, as startups farão uma competição de pitch no auditório central do evento. Uma agenda prévia, no dia 20, reunirá as empresas para uma roda de conversa sobre o ecossistema de inovação do Paraguai.   

Relações comerciais entre Brasil e Paraguai   

O Paraguai é um importante parceiro comercial do Brasil. O mais recente Perfil País publicado pela ApexBrasil, aborda os destaques da relação comercial entre os dois países.  

O Brasil é o segundo maior fornecedor do Paraguai, com participação de 23,5% nos produtos importados pelo parceiro e alta diversificação da pauta exportadora. Nos últimos 5 anos, as vendas brasileiras para o país apresentaram crescimento médio anual de 4,8% nos últimos 5 anos.  

Dessa forma, o Paraguai tem sido visto como mercado potencial para as empresas iniciantes. Hoje, dentre as empresas PEIEX atendidas pela ApexBrasil, cerca de 15% indicam o Paraguai como principal mercado alvo. Por conta da proximidade geográfica e da alta aceitabilidade dos produtos brasileiros, o país passou a ser considerado um excelente mercado para a exportação. 

De acordo com o Mapa de Oportunidades da Agência, foram identificadas mais de 1.700 oportunidades para produtos brasileiros. Destaque para os setores de máquinas e equipamentos de transporte, produtos químicos, artigos manufaturados e combustíveis minerais e lubrificantes. 

O mercado paraguaio também tem se mostrado cada vez mais atraente para as startups brasileiras em busca de expansão internacional. Com uma economia em crescimento, ambiente regulatório favorável e proximidade geográfica, o país oferece diversas oportunidades para empresas emergentes brasileiras que buscam alcançar novos mercados e impulsionar seu crescimento.  

Para conferir o estudo na íntegra, acesse: PERFIL PAÍS PARAGUAI (apexbrasil.com.br) 

SERVIÇO  

O que: Realização da Expo Paraguay Brasil 2023 - 14a edição   

Quando: 21 e 22 de setembro   

Onde: Conmebol, Centro de Convenções - Assunção (Luque), Paraguai 

Tema: Expansão Internacional
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: