ApexBrasil participa do Fórum de Investimentos Brasil-Arábia Saudita

ApexBrasil participa do Fórum de Investimentos Brasil-Arábia Saudita

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O presidente Jorge Viana e a diretora Ana Paula Repezza expuseram as oportunidades de negócios no Brasil e como a ApexBrasil trabalha para fomentá-los

No dia 31 de julho, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), representada por seu presidente, Jorge Viana, por sua diretora de Negócios, Ana Paula Repezza, e por sua gerente de Investimentos, Helena Bonna Brandão, participou do Fórum de Investimentos Brasil-Arábia Saudita, evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Invest Saudi, agência saudita de investimentos.

A comitiva saudita foi composta por mais de 100 empresários e autoridades, e o evento propiciou a retomada das negociações para a realização de um acordo de investimentos entre os países, como anunciaram o Vice-presidente da República, Geraldo Alckimin, e o ministro de Investimento da Arábia Saudita, Khalid Al Falih.

A Arábia Saudita é país estratégico no esforço de aprofundamento das relações com a região. As relações diplomáticas remontam à 1968, quando foram formalmente estabelecidas, e, desde então, evoluíram e ganharam crescente importância econômica. A Arábia Saudita é o maior parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio, tendo o fluxo comercial chegado a US$ 8,2 bilhões, em 2022. Para mais informações, acesse o estudo da ApexBrasil sobre o país.

Apesar do fluxo comercial significativo, há largo potencial para incremento das relações econômicas, principalmente no campo de investimentos. A Arábia Saudita possui alguns dos principais fundos do mundo, de mais de US$ 850 bilhões, e o Brasil vive momento propício para atração de investimentos, com o crescimento do PIB acima do previsto, a redução da taxa de juros, o menor índice de desemprego, o novo arcabouço fiscal e o avanço da reforma tributária.

A diretora de Negócios, Ana Paula Repezza, em sua exposição aos participantes do Fórum de Investimentos Brasil-Arábia Saudita, destacou as linhas prioritárias para atração de investimentos e os serviços oferecidos pela ApexBrasil aos investidores estrangeiros. Segundo a Diretora, “podemos observar a pujança e a multiplicidade de oportunidades que o Brasil oferece”. “Não vejo outro país do mundo mais competitivo do que o Brasil quando se levam em conta o tamanho do mercado doméstico, a criatividade nacional e as oportunidades da transição para uma economia verde”, complementou.

Atração de Investimentos Diretor Estrangeiros (IED) e a ApexBrasil

Alinhada com a política de neoindustrialização do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e com a agenda de desenvolvimento sustentável, a ApexBrasil estabeleceu 4 eixos estratégicos prioridades para atração de investimentos:

  • Energia (solar, eólica, hidrogênio)
  • Agribusiness (fertilizante, maquinário, biocombustíveis, bebidas e alimentos)
  • Pesquisa e desenvolvimento e inovação (cleantech, tecnologia de saúde, tecnologias financeiras, tecnologias para agronegócio)
  • Infraestrutura (portos, integração ferroviária, mineração sustentável, saneamento, cidades inteligentes).

Para facilitar a execução desses investimentos no Brasil, a ApexBrasil oferece informações de mercado e de indústrias, acompanha o processo decisórios dos investidores, realiza eventos de networking, principalmente no exterior, para permitir o contato entre investidores e oportunidades no mercado nacional, fomenta parcerias com órgãos de todos os níveis da federação e auxilia investidores em seu soft landing e na decisão de onde alocar seu investimento

O Brasil é o quinto principal destino de investimentos no mundo. As oportunidades que o mercado brasileiro apresenta são únicas para os investidores e fundamentais para alavancar o desenvolvimento sustentável do país. Na área de energia, o Brasil tem grande potencial e expertise em combustíveis sustentáveis. O agronegócio brasileiro é pujante, com grande capacidade e intensidade tecnológica. No setor de inovação, o Brasil possui 32 empresas “unicórnios”, o que revela, entre outros fatores a força do mercado doméstico. E, no setor de infraestrutura, temos o maior portfólio de infraestrutura do mundo em parceria com o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos).

Um dos principais eventos realizados pela Agência é o Brazil Investment Forum (BIF), maior evento de atração de investimentos estrangeiros da América Latina, acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, Brasil. Para mais informações acesse o site

Foto: Ayrton Vignola/Fiesp

Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: Oriente Médio
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Outros — Energias renováveis — Infraestrutura
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: