“Webinar Marcas” esclarecerá dúvidas sobre como registrar uma marca no exterior, passo fundamental para os negócios internacionais de empresas de todos os portes e setores

“Webinar Marcas” esclarecerá dúvidas sobre como registrar uma marca no exterior, passo fundamental para os negócios internacionais de empresas de todos os portes e setores

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Parceria entre a ApexBrasil e o INPI, o seminário online tratará do Protocolo de Madri e do Programa INPI Negócios, que facilitam registros internacionais de marcas, inclusive para micro e pequenas empresas

No dia 29 de novembro, às 16h, será realizado o Webinar Marcas, uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O objetivo do evento é elucidar dúvidas dos empresários sobre o processo de registro internacional de marca, apresentando a praticidade proporcionada pelo Protocolo de Madri bem como os estímulos oferecidos pelo Programa INPI Negócios. Inscreva-se aqui.

A proteção da propriedade dos ativos intangíveis deve ser uma preocupação de empresários de todos os portes e setores, sobretudo daqueles que buscam fazer negócios fora do Brasil. Desde 2019, com a entrada em vigor do Protocolo de Madri, a internacionalização das marcas brasileiras tornou-se mais simples e menos custosa. Durante o webinar, quem apresentará as facilidades proporcionadas por esse instrumento é a Dra. Helena Braga, especialista do INPI responsável pelo exame de marcas do Protocolo. 

A programação do evento também inclui uma apresentação do INPI Negócios, programa voltado para estimular a geração de ativos de propriedade intelectual no país, e sua utilização como diferencial competitivo. Rafaela Guerrante, pesquisadora há mais de 20 no instituto, abordará a nova dinâmica implantada no INPI Negócios na busca pelo aumento registros de ativos de propriedade industrial (PI) por residentes no Brasil, como empresas, centros de inovação e universidades.

Protocolo de Madri

Gerenciado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o Protocolo de Madri parte do seguinte princípio: ao se criar um sistema para receber pedidos internacionais de marcas e redirecioná-los para todos os países de interesse do solicitante, o resultado é a simplificação do processo e a redução dos custos. Esse sistema usa apenas um idioma para o pedido inicial, uma só moeda para os pagamentos internacionais. Garante-se uma data de depósito válida para todos os países, sem a obrigatoriedade de constituir um procurador para o depósito nos países desejados. Atualmente, o Protocolo tem 106 membros, que incluem 122 países e representam mais de 80% do comércio global.

INPI Negócios

INPI Negócios tem por finalidade implantar uma nova dinâmica de atuação na busca pelo aumento de registros ativos de propriedade industrial (PI) por residentes no Brasil, tais como empresas, centros de inovação e universidades. Estruturado em 6 eixos, o Programa pretende ser a face de um novo INPI. Para além de atuar como órgão concessor de registros de propriedade intelectual, o instituto acredita que é chegada a hora de estimular mais ativamente que novos depositantes ingressem no sistema, transformando conhecimento em valor, atraindo investimentos, sempre em favor da celebração de mais negócios.

O programa visa ajudar o empreendedor a: aprender o valor da PI, conhecer as regras do sistema, formalizar a proteção de seus ativos, estabelecer parcerias por meio da PI, ativar uma visão estratégica do uso da PI e proteger seus ativos no exterior.

SERVIÇO

  • Data: 29 de novembro
  • Horário: 16h
  • Modalidade: Online
  • Inscrições: gratuitas, clique  aqui
Tema: Promoção Comercial — Expansão Internacional — Outros
Mercado: América do Sul — América do Norte — África — América Central e Caribe — Ásia (Exclusive Oriente Médio) — Europa — Oriente Médio — Oceania
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: