Empresas brasileiras participam de principal feira de alimentos da Eurásia

Empresas brasileiras participam de principal feira de alimentos da Eurásia

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

De 6 a 10 de fevereiro, empresas brasileiras participam da Prodexpo 2023. Entre os principais produtos apresentados estarão carnes bovinas, suínas e de aves, amendoins, castanhas e cereais 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) irá levar cinco empresas de alimentos e bebidas para a Prodexpo 2023, principal principal feira de alimentos da Eurásia. A Prodexpo será realizada em Moscou, Rússia, entre os dias 06 e 10 de fevereiro.  

O Brasil participa de forma contínua nessa feira há mais de 15 anos. Na última década, o país liderou o fornecimento de proteínas para todos os países da região. Na edição 2023, o estande contará com a participação de cinco empresas do setor: Minerva Foods, Francfort Trading, Beatrice Peanuts, LP Export e GBC Trading. 

Entre os principais produtos oferecidos estão as carnes bovina, suínas e de aves, os amendoins, castanhas e cereais. A Prodexpo é uma plataforma importante para a promoção de alimentos para toda a região da Eurásia. O caso dos amendoins é uma história de sucesso, em que o Brasil era um exportador marginal e chegou à liderança de exportações para a Rússia em poucos anos, com os exportadores líderes sendo frequentadores assíduos dos estandes da ApexBrasil na Prodexpo. Em 2022, o Brasil exportou 108,9 milhões de dólares em amendoins para a Rússia. 

Segundo o Gerente Geral do Escritório da ApexBrasil Eurásia, Almir Americo, as exportações futuras dependerão de como os fatores geopolíticos afetarão a economia russa, principal mercado da região Eurásia. “A despeito das sanções econômicas em vigor, os alimentos têm sido fornecidos para a Rússia de todos as regiões do mundo, pois são considerados insumos essenciais à sobrevivência humana”, disse. 

Em 2022, as exportações brasileiras para a Eurásia dos produtos oferecidos no estande da Prodexpo foram superiores a 511 milhões de dólares, tendo a Rússia absorvido 79,2% desse total. Esses valores foram registrados mesmo com as descontinuidades decorrentes dos conflitos na Ucrânia.  

O total das exportações brasileiras para a Rússia em 2022 foi de 1,97 bilhão de dólares, segundo os dados da SECEX. Mais de 86% desse total correspondeu a alimentos e matérias-primas para produção de alimentos e rações, que é o segmento de produtos representado na feira Prodexpo. 

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: