Parceria entre ApexBrasil e Unem busca impulsionar mercado de farelo de milho

Parceria entre ApexBrasil e Unem busca impulsionar mercado de farelo de milho

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O projeto setorial estimulará a exportação do coproduto do etanol de milho. O lançamento ocorreu em Sorriso, no Mato Grosso, com a participação do ministro da Agricultura.

Na última segunda-feira, dia 10 de julho, a equipe da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), liderada pelo presidente Jorge Viana, marcou presença em uma intensa agenda de trabalho nas cidades de Sinop e Sorriso, no Mato Grosso. A região é reconhecida como um dos pilares do agronegócio brasileiro e recebeu destaque com a assinatura do projeto setorial de promoção das exportações de farelo de milho.

 A parceria de dois anos entre a ApexBrasil e a União Nacional do Etanol de Milho (Unem) tem como objetivo promover o farelo de milho (DDG/DDGS) no mercado internacional. O produto, que resulta da produção de etanol de milho cultivado na segunda safra, é essencial para a nutrição animal e representa uma forma de agregar valor às exportações do agronegócio.

Na solenidade, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou o papel do Mato Grosso como um celeiro de produção de milho, que se reinventou ao produzir etanol e DDG/DDGS, proporcionando competitividade aos produtores. "Hoje, a Apex está implementando uma política para o etanol de milho. Assinamos um convênio com a Unem e agora estamos trabalhando juntos na promoção deste produto estratégico para a transição energética. Este produto é produzido com alta qualidade e tecnologia no Mato Grosso, e com o trabalho que vamos desenvolver, pretendemos levar essa produção para o mundo", ele comemorou.

Guilherme Nolasco, presidente-executivo da União Nacional do Etanol de Milho (Unem) celebrou a parceira. "Quero cumprimentar o presidente da ApexBrasil e toda a equipe da Agência, eles fazem um trabalho que nos orgulha muito. E esse acordo, assinado aqui na casa do produtor rural, como o presidente Jorge fez questão, ativa toda uma economia circular que só existe graças aos nossos produtores", enfatizou.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, também participou da agenda de lançamento do projeto, demonstrando o compromisso do governo com o fortalecimento do agronegócio e a promoção de produtos de qualidade no mercado global. "Temos o melhor embaixador do mundo, o presidente Lula, que restabeleceu as boas relações diplomáticas do Brasil com o mundo. Isso, por sua vez, resulta em oportunidades comerciais. Portanto, a Apex, o Ministério da Agricultura e a iniciativa privada trabalharão em conjunto para gerar oportunidades de emprego e mais felicidade para o povo brasileiro", afirmou. 

Programação intensa

A agenda no Mato Grosso começou com uma visita à Inpasa, a maior indústria da América Latina na produção de etanol de milho e seus derivados. A equipe da ApexBrasil teve a oportunidade de conhecer de perto as instalações e discutir possíveis parcerias para impulsionar o mercado internacional de farelo de milho.

A programação incluiu encontros com produtores e representantes do setor do agronegócio, permitindo uma troca de experiências e conhecimentos. Os diálogos giraram em torno da necessidade de fortalecimento do setor, promovendo o desenvolvimento sustentável da região. Em seguida, o presidente Jorge Viana dirigiu-se ao sindicato rural de Sorriso, onde ocorreu a cerimônia de assinatura do projeto setorial de promoção das exportações. 

Além das atividades relacionadas à exportação de farelo de milho, também ocorreu uma reunião entre o ministro Carlos Fávaro, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e os prefeitos da região. Esse encontro proporcionou um espaço para discussões sobre o desenvolvimento regional e a busca de soluções conjuntas para impulsionar o agronegócio local.

Com essas ações, a Agência e o Ministério da Agricultura reforçam o compromisso do Brasil em promover o etanol como uma alternativa energética viável, impulsionar as exportações do agronegócio e ampliar a oferta de farelo de milho para a produção de proteína animal. A visita a Sinop e Sorriso representa mais um passo em direção ao fortalecimento do setor agropecuário brasileiro e à consolidação do país como um importante player no mercado global.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Sul — América do Norte — África — América Central e Caribe — Ásia (Exclusive Oriente Médio) — Europa — Oriente Médio — Oceania
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: