Inscrições abertas: BID ajuda empresárias a se tornarem fornecedoras de governos e grandes empresas

Inscrições abertas: BID ajuda empresárias a se tornarem fornecedoras de governos e grandes empresas

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Em parceria com a ApexBrasil, iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) busca integrar mulheres exportadoras no comércio exterior e em cadeias de valor. As inscrições para a fase de assistência técnica do programa estão abertas até o dia 14 de julho.

Estão abertas as inscrições para a fase de Assistência Técnica do “Challenge de Acesso às Cadeias de Valor”, que integra a iniciativa Mulheres ConnectAmericas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Oito empresas brasileiras serão selecionadas para receber a assistência técnica personalizada para se tornarem fornecedoras de grandes empresas e governos.

Para concorrer às vagas, as empresas devem ser legalmente constituídas, ser propriedade ou liderada por mulheres, ter sede na América Latina ou Caribe e ter potencial para exportar para o setor público. Além disso, as empresárias devem ter concluído o Programa de Desenvolvimento de Fornecedoras, capacitação gratuita disponível online na página da iniciativa.

Ao final da fase de assistência, as finalistas do programa terão acesso facilitado a rodadas de negócios, que acontecerão entre agosto e novembro.

“Ao acessar as cadeias globais de valor, as empresas de propriedade de mulheres podem alcançar novos mercados, maior visibilidade e oportunidades de crescimento econômico, enquanto as cadeias globais de valor se tornam mais diversificadas, inovadoras e sustentáveis”, destaca a Gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado. 

O Challenge faz parte do programa Crescendo Juntas nas Américas, que busca integrar mulheres empresárias da América Latina e do Caribe no comércio exterior e nas cadeias de valor. Ao lado do Sebrae, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) é parceira estratégica da iniciativa no Brasil. 

Mulheres ConnectAmericas (MCA)

Todas as atividades acontecem no âmbito da iniciativa Mulheres ConnectAmericas (MCA), plataforma de conexão comercial para empresárias e líderes na América Latina e no Caribe. A rede, que impulsiona a capacidade exportadora das empresárias da América Latina e do Caribe, conta atualmente com mais de 170 mil empreendedoras registradas e com mais de 65 mil perfis de negócios criados na plataforma.

Mulheres e Negócios Internacionais

Em março de 2023, a ApexBrasil apresentou ao público seu compromisso com a equidade de gênero. O documento reforça o comprometimento da Agência com o tema tanto na sua força de trabalho como na execução de sua missão institucional, visando promover maior participação das mulheres na estrutura econômica global. “A parceria com a MCA é parte desses esforços, de forma a potencializar esforços e contribuir com o aumento da participação de empresas propriedades de mulher na base exportadora brasileira”, pontua Clarissa Furtado.  

Entre outros pontos, o compromisso previa o lançamento do Programa Mulheres e Negócios Internacionais, realizado no dia 2 de junho. Com a iniciativa, a ApexBrasil busca apoiar a participação de empresas lideradas por mulheres nos mercados internacionais, por meio de ações de inteligência comercial e qualificação para desenvolvimento de competências e competitividade para exportação, expansão internacional e investimentos.

Tema: Promoção Comercial — Qualificação Empresarial
Mercado: América do Sul — América do Norte — África — América Central e Caribe — Ásia (Exclusive Oriente Médio) — Europa — Oriente Médio — Oceania
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Máquinas e Equipamentos — Casa e Construção — Economia Criativa — Moda — Saúde — Tecnologia da Informação e Comunicação
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: