Cerca de 400 mulheres buscam mentoria sobre comércio exterior em programa da ApexBrasil e MDIC

Cerca de 400 mulheres buscam mentoria sobre comércio exterior em programa da ApexBrasil e MDIC

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Adesão expressiva superou as expectativas das instituições responsáveis pelo programa de mentoria

Cerca de 400 mulheres de todo o país se inscreveram para o Elas Exportam, programa de mentoria desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A iniciativa busca conectar mulheres com experiência no comércio exterior a empreendedoras que estão iniciando neste segmento.

As inscrições para esta etapa, que acolheu candidatas a serem mentoradas por outras mulheres, foram encerradas no último dia 21 de julho. Além das centenas de inscritas, outras 50 mulheres já haviam sido pré-selecionadas como mentoras na primeira etapa de inscrições do programa.

“Estamos muito felizes com os resultados das inscrições, que foram além do esperado. É evidente que existe uma demanda reprimida de mulheres que desejam iniciar os seus negócios internacionais com segurança. Isso será combinado ao interesse daquelas empresárias que já são experientes e que querem ajudar outras mulheres a chegarem lá também", comemora a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza.

Nos próximos dias, a ApexBrasil e o MDIC irão identificar correspondências entre os perfis das mulheres que se inscreveram para mentorar e das empreendedoras que querem ser mentoradas. O resultado definitivo será divulgado nas próximas semanas.  

Elas Exportam

O projeto Elas Exportam terá a duração de seis meses e será repetido em ciclos anuais. Serão oferecidas mentorias individuais e coletivas, oficinas, seminários e treinamento de pitch (oratória) para suporte ao desenvolvimento de competências e habilidades técnicas e socioemocionais necessárias ao impulso da atividade exportadora. O objetivo é aumentar a participação de empresas brasileiras lideradas por mulheres no comércio exterior.

Mulheres e Negócios Internacionais

A iniciativa compõe o rol de ações do programa Mulheres e Negócios Internacionais da ApexBrasil, lançado oficialmente no dia 2 de junho, em São Paulo. Entre as atividades previstas, estão ações de inteligência de mercado, capacitação, promoção comercial e atração de investimentos estrangeiros para empresas lideradas por mulheres.

O programa busca endereçar a necessidade de aumento da participação feminina no comércio exterior, observada em estudo recente da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC. A pesquisa constatou que apenas 14% das empresas exportadoras e 13% das importadoras possuem preponderância feminina nos seus quadros societários.

 

Tema: Qualificação Empresarial
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: