ApexBrasil investe na capacitação de empresários e colaboradores para atividade de exportação em Brasília

ApexBrasil investe na capacitação de empresários e colaboradores para atividade de exportação em Brasília

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Oficina “Como simular uma exportação para um mercado-alvo” ocorreu nesta quarta-feira (27), apresentada por especialista da Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV)

Para potencializar e facilitar o caminho de empresários interessados em internacionalizar seus produtos, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizou, nesta quarta-feira (27), a oficina “Como simular uma exportação para um mercado-alvo”, com a participação de colaboradores da agência e de empresários, no auditório do Edifício CNC Empresarial, sede da ApexBrasil.

Na abertura das atividades, o assessor do Gabinete da Presidência da ApexBrasil enfatizou a importância da qualificação, por meio de cursos oferecidos pela Apex, para qualificar a captação, experiência e promoção de negócios brasileiros no exterior.

“As empresas nos procuram para colaborarmos na preparação de gestão e também na parte operacional de exportação, de licenças, mas ela tem total desconhecimento de mercado. O intuito da oficina é estimular os nossos colaboradores – independentemente da área de atuação –, os nossos empresários, para que eles possam simular exportação, olhando para o mercado. Isso significa analisar algumas variáveis de modelos de mercado, para que depois pensemos no sucesso operacional”, observou Juarez Leal.

A Oficina foi ministrada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV), pelo consultor e professor Antonio Carlos Tonini, que expôs aos participantes noções teóricas e exercícios práticos para a compreensão do processo de exportação de um determinado bem ou serviço. Os colaboradores e empresários foram apresentados a modelos de elaboração de plano de negócios, de operações logísticas e de estruturação das estratégias de marketing internacional.

“A Apex representa o Brasil, ela criou um nome, um sinônimo de exportação quase que fácil. E muita gente presente em oficinas tem uma confiança nas ações da Apex que surpreende pela ascensão, pelo respeito. As pessoas que trabalham aqui, os colaboradores, têm que ter quase que na ponta da língua tudo o que se refere à exportação. Imagine a ligação telefônica de uma empresa qualquer para a Apex e o empresário não sabe quem vai atender. Ela expõe o problema e é encaminhada pra tal área. Então, essa área que recebe essa demanda tem que ter habilidade suficiente para poder entender e poder dar um direcionamento. Esse serviço de alguém fazer uma consultoria é uma prestação de serviço. Se você for mal atendido, o que acontece? A pessoa, o empresário, no caso, vai se sentir frustrado. Então, esse trabalho de capacitação eu acho que deve ser uma atividade constante. Da organização para os colaboradores e dos colaboradores por si mesmos, estimulados à capacitação”, destacou.

Há quase três anos na ApexBrasil, o analista da Coordenação de Auditoria Interna da agência, Luciano Costa de Oliveira, considera o treinamento uma forma de unificar entendimento da ApexBrasil, tanto para o público interno quanto para o público externo.

“Já na divulgação fiquei interessado pela temática e pela dinâmica do curso, que representa uma grande parte dos nossos esforços na ApexBrasil. É um dos trabalhos mais importantes da agência este de guiar empresários brasileiros até a exportação e de dar todo o suporte necessário. E isso impacta e diz respeito a todas as áreas”, ressaltou.

Inscrito no curso, com objetivo de aliar a teoria com a prática vista na Apex, o estudante de Relações Internacionais Leonardo Mahmud Rigotto terminou a capacitação com um grande estímulo. “Conhecer mais da ApexBrasil foi o que me motivou a vir hoje aqui, para além das questões práticas. Agora, vejo como uma possibilidade, quem sabe, trabalhar na agência. É um desejo meu. O Brasil precisava de um modelo de apoio à exportação do empresário brasileiro em si, não só do produto. Internacionalizar o empresário é fundamental para a economia que visa se desenvolver internamente, também”, disse.

ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos, apoiando atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira. Também já atendeu mais de 1.300 investidores e mais de 118 projetos no valor de US$ 23 bilhões em investimentos anunciados no Brasil. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores e entidades de classe.

Oficina de Competitividade presencial - CURSO DE INTRODUÇÃO AO E-COMMERCE INTERNACIONAL

Data: 28 de abril de 2022

Horário: das 9h às 18h

Inscrições: até 26 de abril

Link: https://portal.apexbrasil.com.br/evento/oficina-de-competitividade-presencial-introducao-ao-e-commerce-internacional-abril-2022/

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: