Compras de Alimentos pelo WFP: como se tornar um fornecedor e fazer a diferença no mundo

Em 2021, o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP/ONU), maior agência do sistema ONU, maior agência humanitária do mundo e maior comprador de commodities no mundo, comprou 4,4 milhões de toneladas métricas de alimentos, avaliada em US $ 2,4 bilhões. Este foi o maior volume e o valor de aquisição de alimentos feito pelo WFP até então, representando 34% a mais em volume do que em 2020 e 84% maior que em 2011.
 
Por outro lado, o Brasil, 4º maior produtor de alimentos do mundo, representou menos de 0.3% desta compra feita pelo WFP. O programa realiza chamados no Mercado Global da ONU, com certos critérios e condições, e acreditamos que poucos atores no setor de alimentos do Brasil conheçam este mecanismo de vendas.
 
No intuito de reverter esse cenário, será realizado treinamento aberto e online, para que todos que tenham interesse em conhecer melhor esse mecanismo participem. Este treinamento durará em torno de 90-120 minutos, será 100% online e aberto para participação de todos, pelo departamento de compras de alimentos no Panamá (escritório regional do WFP para América Latina e Caribe, que realiza o chamado das compras para a região), em conjunto com o escritório do Centro de Excelência contra a fome do WFP no Brasil, fará um passo-a-passo para os interessados.
 
A WFP Também recebeu o Premio Nobel da Paz em 2020 e Hub de Logística de Comunicações do sistema ONU e humanitário internacional.

Programa do treinamento:
- Estatísticas de compras globais e regionais de alimentos durante o ano anterior
- Processo de aquisição de alimentos do WFP
- Requisitos e processo para se tornar um fornecedor do WFP
 
Produtos prioritários:
- Açúcar
- Arroz
- Farinha de milho
- Farinha de trigo
- Feijão
- Milho

Processando