Missão empresarial a Portugal reúne 75 empresários brasileiros de setores com alto potencial de inovação

Missão empresarial a Portugal reúne 75 empresários brasileiros de setores com alto potencial de inovação

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

A viagem do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Península Ibérica terá participação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que levará uma delegação de 75 empresários, de mais de 60 empresas brasileiras, que participarão de seminário empresarial, rodadas de networking e visitas técnicas. O “Fórum Empresarial Portugal-Brasil: Parcerias para a Inovação” acontece em Matosinhos, na segunda-feira (24). O evento, que será realizado no Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), terá a participação do Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e do Primeiro-Ministro português Antônio Costa.

Pelo lado brasileiro, coorganizam o evento a ApexBrasil, o Ministério de Relações Exteriores (MRE) e o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com apoio do Banco do Brasil. Participam da abertura, o Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, a Presidente do CEiiA, Isabel Folhadela de Furtado, e Luís Rebelo de Sousa, Administrador Executivo da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Foram priorizadas empresas de setores com alto padrão de inovação e que indicam o futuro da relação bilateral, como tecnologia, incluindo um grupo de startups, mobilidade, saúde e transição energética. Os empresários brasileiros que compõem a delegação estão majoritariamente ligados a estas áreas de atuação. O seminário será composto por quatro paineis focados em cada um desses setores, nos quais serão explorados o potencial de parceria comercial e atração de investimentos bilaterais.

Um dos destaques é a participação da Embraer, que abordará os desafios da mobilidade urbana e regional pós-pandemia, destacando inovações urbanas, como o seu “veículo voador”, e o compromisso crescente com a transição energética e a descarbonização. O CEIIA, onde será realizado o evento, contribuiu para o desenvolvimento do KC-390 da Embraer, que foi incorporado à Força Aérea Portuguesa – um marco de cooperação empresarial entre Brasil e Portugal.

Também integra o Fórum a Fiocruz, que tem parceria histórica com instituições portuguesas na área da saúde, aprofundada pela cooperação no período da pandemia. Além destes, o lado brasileiro contará com representante do Banco do Brasil, que falará sobre a importância de investimentos em novas fontes energéticas, como energia eólica e hidrogênio verde, e o potencial brasileiro nesta área. Por fim, um painel sobre inovação e startups terá a participação da Abstartups e da SOFTEX.

O Fórum abrigará ainda a assinatura de Memorando de Entendimento entre a AICEP, a contraparte portuguesa da ApexBrasil, com quem a Agência brasileira firmará parceria para promoção e internacionalização de startups e pequenas e médias empresas, cooperação econômica e comercial entre países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), além de ações de promoção de exportação com a perspectiva de gênero. Inclusive, dos 4 painéis do seminário, 3 terão representação de lideranças femininas pelo lado brasileiro.

Após o seminário, os cerca de 150 empresários de ambos os países participarão de rodadas de networking. Ainda como parte da programação, haverá visitas técnicas a centros de desenvolvimento tecnológico e empresa portuguesa na área de mobilidade para cidades inteligentes.

Fórum Empresarial Portugal-Brasil: Parcerias para a Inovação

DATA: 24 de abril (segunda-feira)

LOCAL: CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, Matosinhos, Portugal

HORA: 8:30 às 17:00

CONTATO: imprensa@apexbrasil.com.br

PROGRAMAÇÃO: confira aqui a programação completa

Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: