ApexBrasil lança novos Perfis de Comércio e Investimento

ApexBrasil lança novos Perfis de Comércio e Investimento

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Portugal e Panamá são os focos dos estudos 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) segue seu giro por mercados de todo o globo para divulgar as oportunidades de negócios para produtos brasileiros no exterior. Nessa semana, a Agência contempla novos e tradicionais mercados, a partir do entendimento de que o país tem o desafio de estreitar laços comerciais, a um só tempo, com países do Norte e do Sul geopolíticos, uma vez que esses eixos de inserção internacional são complementares. 

 

Perfil Portugal 

Após a publicação dos Perfis de Comércio e Investimentos como foco na União Europeia e Espanha, a Inteligência da ApexBrasil segue seu giro pela Europa e traça agora um Perfil sobre Portugal. O país é um importante parceiro comercial de nosso país: o Brasil foi o 7º principal fornecedor de Portugal em 2022, com participação de 4,2% do mercado. Em 2023, chegamos a US$ 3,7 bilhões de exportações para o país, numa tendência de crescimento que vem desde 2020. No total, as exportações de produtos brasileiros avançaram 33,6% em média anual desde 2019.

Na nossa pauta exportadora, a participação dos grupos de produtos óleos brutos de petróleo, soja e aeronaves e outros equipamentos correspondeu a 72,3% em 2023. Um grande destaque é o crescimento médio de 168,9%, desde 2019, das exportações brasileiras de aeronaves para o país.  

Apesar do bom desempenho comercial, há espaço para ampliarmos nossas exportações e diversificarmos nossa pauta exportadora. Nesse contexto, o Perfil Portugal traz quase 400 oportunidades comerciais mapeadas pela ApexBrasil para nossos produtos, especialmente dos setores de:

  • Combustíveis minerais (destaques: óleos de petróleo, produtos residuais e refugos de petróleo);
  • Produtos alimentícios (destaques: milho, carne bovina, trigo)
  • Artigos manufaturados (destaques: laminados de ferro, papel e cartão, barras de ferro e aço) 
  • Matérias em bruto (destaques: soja, madeira, resíduos de metais, algodão).

Baixe o perfil e entenda como aproveitar essas oportunidades. E ainda saiba mais sobre acordos comerciais de Portugal e sobre questões de acesso ao mercado e  de investimentos diretos.

 

Perfil Panamá

Também foi lançado, nessa semana, estudo com foco no Panamá, país considerado hub logístico, de importância estratégica para as Américas. Além do Canal do Panamá, o país tem se posicionado também como hub das Américas, ligando hemisférios Sul e Norte do nosso continente.

Segundo o Perfil Panamá, as exportações brasileiras chegaram, em 2023, à marca recorde de US$ 949,9 milhões, com óleos combustíveis e brutos de petróleo, além de milho. Juntos, esses três grupos de produtos representaram 62,7% de participação nas exportações. Apesar dessa concentração das exportações em comodities, o Panamá é também destino de produtos brasileiros de maior valor agregado, incluindo veículos, medicamentos, máquinas e equipamentos e móveis.

Para promover a diversificação das exportações e aumentá-las, o estudo da ApexBrasil também traz informações sobre as mais de 600 oportunidades comerciais no país. Confira:

  • Máquinas e Equipamentos de Transporte
  • Produtos químicos
  • Produtos alimentícios
  • Artigos manufaturados

Baixe o perfil Panamá e confira mais sobre essas oportunidades. O estudo traz ainda informações sobre acordos comerciais da Panamá, questões de acesso ao mercado, e investimentos diretos.

Tema: Inteligência
Mercado: América do Norte — América Central e Caribe
Setor de Exportação: Outros
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: