Webinar discute o impacto do Regulamento Antidesmatamento da União Europeia nas exportações brasileiras

Webinar discute o impacto do Regulamento Antidesmatamento da União Europeia nas exportações brasileiras

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

No próximo dia 7 de junho, das 10h às 11h30 (horário de Brasília), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) vai realizar o webinar “Impacto às exportações brasileiras: Regulamento Antidesmatamento da União Europeia”. A transmissão será pelo ZOOM, com possibilidade de perguntas via chat, e está aberta à participação mediante inscrição prévia. Para se inscrever, clique aqui.

O webinar contará com exposições, em formato remoto, do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; do Embaixador do Brasil junto à União Europeia; Pedro Miguel da Costa e Silva; do General Manager da Apex Brasil em Bruxelas, Alex Figueiredo; da Diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori Andrade; do Diretor Institucional da ABICS, Aguinaldo Lima; do Diretor de Sustentabilidade da ABIEC, Fernando Sampaio; e do professor de Direito Internacional da Universidade de Amsterdã, Geraldo Vidigal. Acesse a programação completa.

Sustentabilidade nos mercados europeus

A Comissão Europeia tem atuado em diversas frentes para enfrentar as mudanças climáticas e contribuir para preservação do meio ambiente. Desde 2019, o Green Deal é a principal diretriz política do bloco nesse sentido, com propostas legislativas para mitigar os efeitos das emissões de gases do efeito estufa na atividade econômica da União Europeia. Discutir essas normas, como o Regulamento Antidesmatamento, é importante, pois a depender do tipo de implementação poderá haver impacto nas exportações brasileiras.

O Regulamento prevê que as empresas europeias fiscalizem suas cadeias de suprimento, por meio da geolocalização das produções, para garantir que produtos ou insumos não estejam ligados a ações de desmatamento. Inicialmente, soja, madeira, café, cacau, óleo de palma, carne bovina e borracha estão sujeitos à medida. Os operadores econômicos/importadores também têm que demonstrar que os produtos importados foram produzidos em terras não desmatadas.

Parceiro comercial

A União Europeia é o segundo maior destino das exportações brasileiras. Em 2022, as exportações para a União Europeia chegaram a US$ 50,8 bilhões, apresentando crescimento de 39,1% em relação a 2021, quando somaram US$ 36,5 bilhões. O mercado europeu é um importante destino para as exportações brasileiras, o que demanda o conhecimento dos novos regulamentos da União Europeia.

 

SERVIÇO

Webinar “Impacto às exportações brasileiras: Regulamento Antidesmatamento da União Europeia”

Quando: 7 de junho, das 10h às 11h30, pelo ZOOM

Programação: clique aqui

Inscrições: clique aqui

Tema: Promoção Comercial — Qualificação Empresarial — Inteligência — Expansão Internacional
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: