Com três dias de programação em Barcelona, é concluído o ciclo do Startup OutReach na Espanha

Com três dias de programação em Barcelona, é concluído o ciclo do Startup OutReach na Espanha

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

A segunda semana de atividades teve foco na região da Catalunha

O ciclo do Startup OutReach na Espanha chegou ao fim. Com duas semanas intensas de atividade, a programação se iniciou em Madrid, no dia 04/6, e foi encerrada em Barcelona, no dia 14/6. O programa possibilitou que 15 startups brasileiras passassem por um período de imersão no ecossistema de inovação espanhol e construíssem possibilidades de internacionalização dos seus negócios.  

O programa é desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o Ministério de Relações Exteriores (MRE), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Após a primeira semana em Madrid, os participantes seguiram para a região da Catalunha. Foram três dias de atividades para ampliar, ainda mais, os conhecimentos acerca do mercado espanhol. No dia 12/6, foi realizado uma nova versão do seminário Go to Market, agora com foco em Barcelona. Em uma sequência de palestras, foram apresentadas informações para contextualizar o cenário local e incentivar a internacionalização, além de aspectos práticos e legais para a inserção no mercado.

Para o seminário, marcaram presença representantes das seguintes entidades públicas e privadas: Consulado do Brasil em Barcelona; Prefeitura de Barcelona, Agência de Competitividade do Governo da Catalunha (ACCIÓ); Câmara de Comércio Brasil-Catalunha; Inlea; Club Globals; RRHH Integral; e EAL Asesores.

Dando continuidade à agenda, no dia seguinte foi realizada uma visita técnica ao La Salle Technova Barcelona, espaço de inovação para startups. No local, os participantes receberam uma aula com dicas para potencializar o crescimento de suas empresas. Ao fim da atividade, foi realizado um workshop prático, em que cada startup teve a oportunidade de refletir e traçar planos para seus negócios.  

Aproximação entre o Brasil e a Catalunha

Como encerramento das atividades do Startup OutReach na Espanha, foi realizada, no dia 14/6, a primeira edição do Dia da Inovação Brasil – Catalunha. O evento representou uma aproximação entre as duas culturas e possibilitou que as startups brasileiras, além de receberem ainda mais informações cruciais para conhecer o ecossistema local, apresentassem seus pitches para um público qualificado de potenciais investidores, parceiros e clientes.

Após as palestras das entidades e de startups de sucesso no mercado espanhol, e das apresentações em três minutos das empresas brasileiras, foi realizada uma premiação para reconhecer as startups que mais se destacaram em seus pitches. No pódio, a Syntalgae ocupou o terceiro lugar, a BeGreen2Travel o segundo e a Trakto o primeiro.  

Todas as empresas tiveram, ainda, a oportunidade de realizar networking com os convidados presentes no local, sendo mais uma chance de alavancarem seus negócios e firmarem novas parcerias.  

E as expectativas para a inserção das startups brasileiras no ambiente espanhol são positivas. Karina Bazuchi, coordenadora de Expansão Internacional da ApexBrasil, compartilha: “Durante a missão as empresas puderam entender quais são as oportunidades no mercado local e pensar como adaptar o seu modelo de negócio para acessá-lo. Como próximos passos, as empresas devem buscar as conexões feitas, desenvolver pilotos e provar que as suas soluções funcionam nesse ambiente”.  

Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: