Quinta edição do TBT em Pauta apresenta estudos de casos sobre Preocupações Comerciais Específicas (PCEs)

Quinta edição do TBT em Pauta apresenta estudos de casos sobre Preocupações Comerciais Específicas (PCEs)

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Inmetro lançaram em maio a quinta edição da publicação TBT em Pauta. Com foco em barreiras técnicas ao comércio, o documento apresenta estudos de casos sobre o tema “Preocupação Comercial Específica (PCE)”, já explorado na terceira edição do informe.

A PCE é a maneira pela qual os países membros da OMC questionam seus parceiros (outros países membros da OMC), sobre a adoção de medidas que entendam não serem legítimas perante o Acordo TBT. Nesta quinta edição do TBT em Pauta, casos bem-sucedidos de PCE em relação ao Egito e à União Europeia, que afetaram diversos produtos e a erva-mate brasileira, respectivamente, são abordados.

O TBT em Pauta é uma publicação semestral, realizada em parceria com o Inmetro, que busca sensibilizar as empresas exportadoras sobre a relevância das barreiras não-tarifárias para seus negócios internacionais. Além de trazer orientações sobre o que potencialmente pode configurar uma barreira técnica, esta edição do informe também aborda como o setor privado pode sensibilizar o governo a agir nesse tema.

Acordo de Cooperação Técnica

A parceria entre a ApexBrasil e o Inmetro remonta ao ano de 2012, sempre buscando sensibilizar o setor empresarial sobre questões relativas ao Acordo TBT da Organização Mundial do Comércio (OMC), em vigor desde 1995. No escopo do atual Acordo de Cooperação Técnica (ACT), assinado em 2018 e com duração de cinco anos, houve realização de uma série de eventos, como o Workshop sobre os Acordos TBT e SPS, em 2020, com a OMC e a 2ª Convenção Internacional sobre Comércio e Normas Voluntárias de Sustentabilidade (NVS), que ocorreu no Rio de Janeiro em 2019.

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: