ApexBrasil promove negócios e atração de investimentos na Finlândia

ApexBrasil promove negócios e atração de investimentos na Finlândia

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Em missão à Finlândia, Diretora de Negócios da Agência estabelece cooperação com congênere finlandesa da ApexBrasil e destaca o Brasil como parceiro global de negócios

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), representada por sua Diretora de Negócios, Ana Paula Repezza, estreita relações com a Business Finland, sua contraparte finlandesa, participa de evento Unlocking Business in Brazil: Free-trade Agreement and New Opportunities e realiza visitas técnicas.

“Viemos mostrar o Brasil como parceiro confiável de negócios, divulgar as oportunidades de investimentos nesse país que já o quinto receptor mundial de IED e que, com uma transição responsável a um paradigma de desenvolvimento sustentável, pode incrementar ainda mais sua integração econômica com o mundo”, comentou Ana Paula Repezza.

Com o propósito de dinamizar as relações e os investimentos entre o Brasil e a Finlândia, a ApexBrasil e a Business Finland assinaram um instrumento de cooperação, que vislumbra ações conjuntas nas áreas de promoção do comércio e investimento, internacionalização de startups, mobilidade de talentos e equidade de gênero nos negócios.

“Existe grande espaço para aproximação de startups brasileiras e empresas finlandesas, promovendo investimentos mútuos entre os países”, afirmou a diretora de Negócios da ApexBrasil. 

Por sua vez, o Head of Region da Business Finland, Heidi Virta, destacou o compromisso de seu país com a agenda de neutralidade de carbono e as oportunidades na cooperação com a ApexBrasil. “Há um interesse historicamente alto das organizações finlandesas em trabalhar com contrapartes brasileiras em bioeconomia, energia, saúde, digitalização e outras indústrias. Através deste acordo, esperamos aumentar parcerias sustentáveis e vantajosas para todos entre os nossos países", afirmou Virta.

Unlocking Business in Brazil: Free-trade Agreement and New Opportunities

Comércio, investimentos e sustentabilidade foram destaque do Unlocking Business in Brazil, inciativa da Business Finland, que também contou com apoio da Embaixada do Brasil na Finlândia e da Embaixada da Finlândia no Brasil. O evento congregou mais de 50 empresários, a grande maioria deles ligados ao setor de tecnologia, especialmente automação industrial e machine learning. Buscou-se aproximar empresas finlandesas do mercado brasileiro, destacando mudanças recentes no ambiente econômico e político do Brasil e seus impactos no ambiente de negócios.

“Apresentei ao público as três grandes políticas públicas que norteiam a atividade de atração de investimentos da ApexBrasil: o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Plano de Transição Ecológica do Ministério da Fazenda e o Plano de Neoindustrialização do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), afirmou Ana Paula  Repezza. “Houve bastante interesse nessas novas políticas e nas oportunidades de investimentos que elas trazem. Creio termos um bom trabalho pela frente com esse grupo de investidores”, concluiu.

O evento contou também como especialistas no mercado brasileiro. As perspectivas econômicas mais recentes da OCDE indicam que a economia brasileira crescerá 1,7% e 1,2%, respectivamente, em 2023 e 2024, com as exportações e serviços do agronegócio como os principais impulsionadores da atividade do mercado.

Segundo a organização, as reformas políticas, a adoção de um novo quadro fiscal e a aprovação do tão aguardado acordo de comércio livre UE-Mercosul poderão ter efeitos positivos e mais fortes do que o esperado sobre a atividade econômica no Brasil.

Comércio bilateral

Segundo a Business Finland, o comércio bilateral entre o Brasil e a Finlândia é caracterizado por um alto grau de complementaridade, com as principais exportações finlandesas para o Brasil incluindo aparelhos mecânicos, fertilizantes, máquinas elétricas, produtos farmacêuticos, papel e veículos (tratores).

Em 2022, a corrente chegou a 1,7 bilhão, maior valor desde 2012. Na pauta exportadora brasileira destacaram-se minérios de cobre (39%, minérios de níquel (24%) e café não torrado (12%), de modo que é desafio brasileiro aumentar o valor agregado dos produtos nacionais que chegam ao mercado finlandês. Quanto ao investimento, a Finlândia tem sido uma importante fonte de inversões estrangeiro direto para o Brasil em setores como silvicultura, TIC, papel e celulose e mineração.

O acordo entre o Mercosul e a União Europeia, de fato, traz boas expectativas de aumento de fluxo de comércio e de investimentos. Em junho de 2020, as partes concluíram as negociações dos pilares político e de cooperação do acordo e, em julho de 2021, a lista de desgravação tarifária foi divulgada provisoriamente por ambas as partes. No momento, os textos do Acordo estão submetidos ao processo de revisão técnica e jurídica, denominado legal scrubbing.

Visitas técnicas

A Diretora ainda realizou visitas técnicas a empresas de setores estratégicos, como florestas e energia, a começar pela fabricante de maquinário para o manejo de florestas, Ponsse, que já atua há cerca de 30 anos no mercado brasileiro. A empresa fica em Tampere e está interessada em parcerias no Brasil para desenvolver etanol, a fim de gerar energia suficiente para máquinas de grande porte.

Tampere é a cidade mais industrializada do país e vem se destacando em soluções inovadoras voltadas para um processo de desenvolvimento sustentável. Nela, Ana Paula Repezza também foi recebida pelo vice-prefeito da cidade, que está desenvolvendo um programa voltado para a internacionalização de pequenas e médias empresas em que o Brasil é um dos mercados-alvo.

Já em Jyväskylä, cidade localizada a duas horas da capital da Finlândia, foi a vez da Woodspin receber a Diretora. A Woodsin é uma joint venture entre a Suzano, a maior produtora de celulose do mundo, e a Spinnova, empresa finlandesa de tecnologia inovadora para a produção de fibras têxteis sustentáveis a partir da árvore. A operação tem capacidade de produzir 1.000 toneladas por ano de fibra têxtil sustentável, reciclável e totalmente biodegradável e marca as primeiras operações industriais da Suzano fora do Brasil.

Sustentabilidade e relações comerciais

O desenvolvimento sustentável está no centro das prioridades da nova gestão da ApexBrasil e foi tema recorrente da agenda da Diretora em sua missão à Finlândia. À medida que as nações buscam expandir suas relações comerciais e participação no mercado internacional, a consideração dos princípios da sustentabilidade torna-se imperativa. Isso envolve a promoção de práticas comerciais responsáveis que não apenas impulsionem o crescimento econômico, mas também protejam os recursos naturais, reduzam as emissões de carbono e promovam a equidade social.

A sustentabilidade é uma das principais pautas do desenvolvimento econômico global e desempenha um crescente papel no comércio internacional. 

Tema: Outros
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Outros
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: