ApexBrasil lança Perfil País Coreia do Sul com mais de 300 oportunidades para empresas brasileiras

ApexBrasil lança Perfil País Coreia do Sul com mais de 300 oportunidades para empresas brasileiras

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Lançado esta semana, estudo traz dados de exportações e investimentos no país asiático, apontando também o primeiro superávit comercial em 17 anos   

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançou, esta semana, mais um estudo da série Perfil País, desta vez sobre a Coreia do Sul. A ideia é continuar, por meio desses perfis, fornecendo informações e dados qualificados sobre diversos mercados, para que as empresas brasileiras ampliem suas oportunidades de negócios.

A Coreia do Sul é o 13º PIB do mundo. Com mais de 50 milhões de habitantes, o país possui um mercado consumidor de alto poder aquisitivo, propício especialmente para produtos de alto valor agregado.

O mercado sul coreano é o 12o maior destino das exportações brasileiras. Na pauta exportadora do Brasil, predominam commodities, como petróleo bruto, minério de ferro e milho, contrastando com a pauta de importações, concentrada em produtos de alto valor agregado, o que contribuiu para déficits comerciais brasileiros em 17 dos últimos 20 anos.  

Desde 2004, a balança comercial brasileira com o país era negativa, o que foi revertido para superávit desde 2021. Em 2022, exportamos US$ 6,2 bilhões para a Coreia do Sul. O perfil do comércio bilateral, contudo, indica a necessidade de diversificação das exportações brasileiras, incluindo bens de maior valor agregado.

Oportunidades

A perspectiva de crescimento do consumo domiciliar e da renda disponível, somado ao alto PIB per capita da Coreia do Sul, torna o mercado sul-coreano atrativo para as exportações brasileiras. 

O Mapa de Oportunidades da ApexBrasil, por exemplo, indica 336 oportunidades comerciais nesse país asiático, especialmente nos setores produtos alimentícios e animais vivos, materiais brutos (exceto combustíveis) e artigos manufaturados.

A ApexBrasil busca aumentar a participação das empresas brasileiras no mercado sul coreano por meio de sete projetos setoriais com foco nos mercados sul-coreanos de moda, saúde e alimentos, bebidas e agronegócios.

Investimentos 

Em termos de investimentos, o estoque de Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) da Coreia do Sul no Brasil cresceu 306% entre 2012 e 2021, registrando US$ 9,7 bilhões em 2021. Isso faz dele  o 21º país no ranking de IED no Brasil. 

Em termos comparativos, a Coreia do Sul está na 21ª posição no ranking de estoque de IED no Brasil. A Coreia do Sul tem participação em 110 empresas operando no Brasil, atuando especialmente no setor de indústria de transformação.

O Perfil Coreia do Sul traz ainda dados sobre investimentos greenfield, ou seja, projetos estabelecidos “do zero” como, por exemplo, em novas fábricas estabelecidas no Brasil. Para mais informações, acesse a íntegra do Perfil Coreia do Sul, nesse link

Tema: Inteligência
Mercado: Ásia (Exclusive Oriente Médio)
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: