Em celebração ao mês da mulher, Diretora da ApexBrasil é homenageada pela Embaixada do Reino Unido no Brasil

Em celebração ao mês da mulher, Diretora da ApexBrasil é homenageada pela Embaixada do Reino Unido no Brasil

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O objetivo do evento foi comemorar as recentes indicações de mulheres para posições de liderança no governo federal, como Ana Paula Repezza, Diretora de Negócios da ApexBrasil.

No dia 01 de março, a Embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al-Qaq, em parceria com a rede Women Inside Trade (WIT), inaugurou as atividades do mês da mulher com uma cerimônia de celebração às lideranças femininas na área de comércio internacional. Além de promover o networking entre profissionais mulheres, o evento homenageou seis associadas à WIT que assumiram cargos de destaque no atual governo. Entre elas está Ana Paula Repezza, Diretora de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A Embaixadora Al-Qaq, empossada em fevereiro, é a primeira mulher a assumir esse cargo no Brasil, e a agenda da igualdade de gênero, um dos pilares da política externa britânica atual, é tida como uma das prioridades da sua gestão. Foi com o intuito de fortalecer essa pauta que surgiu a iniciativa de reunir e homenagear as lideranças femininas do governo federal brasileiro, apostando no trabalho conjunto. “Ver tantas mulheres inspiradoras, nas áreas de comércio, governo e sociedade civil, é muito importante para mim. Eu sei que terei apoio de vocês no meu trabalho”, celebrou Al-Qaq.

A comemoração foi realizada em parceria com a Women Inside Trade, organização sem fins lucrativos criada em 2017 para promover o empoderamento feminino na área de comércio internacional. O grupo organiza-se em torno de uma rede global de profissionais brasileiras de comércio exterior, que oferecem treinamento especializado e desenvolvimento de lideranças. Integram o grupo mulheres de diferentes instituições, públicas e privadas, como embaixadas, consultorias, secretarias e agências de governo.

Ana Paula Repezza, uma das homenageadas da noite, participa do WIT desde a sua fundação. Funcionária de carreira da ApexBrasil, Repezza tem mais de vinte anos de atuação profissional em comércio exterior. Ela já ocupou diversos cargos de liderança na Agência, e, entre 2019 e 2022, serviu como Secretária Executiva da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX). Em 2023, retornou à ApexBrasil na posição de Diretora de Negócios.

Para Repezza, a responsabilidade de estar entre essas lideranças é grande. “Nosso legado, principalmente das que atuamos no poder público, é garantir que a presença de mais mulheres em posições de decisão realmente se reflita no desenho de políticas e programas que ampliem o acesso da população feminina a maiores oportunidades de desenvolvimento socioeconômico”, destaca a executiva.

Além de Repezza, foram homenageadas: Renata Amaral, Secretária de Assuntos Econômicos, Desenvolvimento, Financiamento Externo e Integração Nacional do Ministério do Planejamento e Orçamento; Tatiana Prazeres, Secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Marcela Carvalho, Secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Tatiana Rosito, Secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda; e Andrea Macera, Secretária de Competividade e Política Regulatória do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Compromisso ApexBrasil “Mulheres e Negócios Internacionais”

Para seguir as comemorações do mês da mulher, a ApexBrasil promoverá, dia 13 de março, um workshop com empresárias e organizações de apoio ao empreendedorismo feminino. O objetivo da iniciativa é incrementar a participação de empresas comandadas por mulheres na carteira de clientes da ApexBrasil e na base exportadora brasileira, fortalecendo a agenda de inserção econômica feminina por meio do comércio internacional.

Na ocasião, a Agência apresentará seu compromisso “Mulheres e Negócios Internacionais”, cujo intuito é reforçar o comprometimento da instituição com a equidade de gênero na sua força de trabalho e na execução da sua missão institucional. A partir desse primeiro diálogo, a ApexBrasil lançará um projeto voltado para ampliar o acesso das mulheres às oportunidades de negócios internacionais nas ações executadas ou apoiadas pela Agência, auxiliando na superação dos obstáculos técnicos e discriminatórios.

 

 

 

 

 

 

 

Tema: Não se aplica
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: