Pavilhão Brasil recebe três astronautas e uma estrela do futebol



Pavilhão Brasil recebe três astronautas e uma estrela do futebol

Este domingo foi um marco importante para o Pavilhão Brasil na Expo 2020 Dubai, com a visita de três astronautas: Marcos Pontes, astronauta e Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil; o astronauta sueco Christer Fuglesang e o cosmonauta e cientista russo Sergei Krikalev, durante o dia de inauguração da Semana Espacial do Pavilhão. O Pavilhão Brasil sediará a Semana Espacial de 17 a 23 de outubro para mostrar ao mundo o conhecimento brasileiro no setor espacial.

Krikalev foi o personagem principal por trás de duas histórias curiosas: até 2015 ele manteve o recorde do homem que permaneceu mais tempo em órbita: 803 dias; o outro episódio envolveu o fim da União Soviética: quando ele foi ao espaço o País foi dissolvido e ele ficou no espaço por 311 dias, o dobro do tempo previsto para a missão.

Ainda era dia quando o Pavilhão Brasil recebeu outra estrela do futebol brasileiro: Paulo Roberto Falcão, conhecido por sua presença na histórica seleção brasileira de 1982, visitou o Pavilhão e fez o tour, conhecendo um pouco mais sobre a presença brasileira nos estudos e atividades espaciais.

No final da tarde, o diretor do Pavilhão, Raphael Nascimento, deu uma entrevista de 20 minutos para Al Roeya, uma publicação impressa e digital árabe nos Emirados Árabes Unidos, na qual abordou várias questões, incluindo a história do Pavilhão, a importância da participação brasileira na Expo 2020 Dubai, o que a Expo 2020 Dubai oferecerá ao Brasil e ao mundo para resolver futuros desafios globais relacionados a alimentos, e outras questões relacionadas à presença brasileira na Expo 2020 Dubai. No final do dia, os três astronautas jantaram na sala do Diretor do Pavilhão.