ApexBrasil participa de painel sobre liderança feminina na cadeia do calçado

ApexBrasil participa de painel sobre liderança feminina na cadeia do calçado

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Durante a atividade, será assinado um compromisso para fortalecer e ampliar a liderança feminina no setor calçadista.

Nesta terça-feira, 11 de julho, durante o Salão de Design, Inovação e Sustentabilidade de Materiais – INSPIRAMAIS, em Porto Alegre, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) participará do painel Talk Business - Mulheres que inspiram. Durante a atividade, será assinado um termo de compromisso para fortalecer e estimular lideranças femininas no setor calçadista, por meio do Grupo de Trabalho Mulheres+. Com 36% de mulheres em cargos de liderança no setor, muito acima da média nacional de 14%, a cadeia produtiva do calçado busca aumentar ainda mais o empreendedorismo feminino no segmento.

A ApexBrasil será representada, no painel, pela gestora de Projetos Mariele Christ. Também estarão a gerente de Exportações do grupo FCC, Cátia Muller; a vice-presidente da Piccadilly, Ana Carolina Grings; a gerente de Exportações do Curtume Mats, Manoela Becker; a diretora da Maria Pavan, Letícia Pavan; e a diretora-executiva da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Cândida Maria Cervieri.  

Mariele Christ, da ApexBrasil, lembrou que a Agência tem compromisso com a equidade de gênero, tanto é que lançou recentemente o programa Mulheres e Negócios Internacionais. “É muito gratificante já vermos o efeito multiplicador desse programa nas entidades parceiras, a exemplo do Talk Business de Liderança Feminina, que está na programação de um importante evento como o Inspiramais, além do lançamento de uma iniciativa que busca ampliar o empreendedorismo feminino na cadeia calçadista”, comenta.

No painel Talk Business - Mulheres que inspiram, os espectadores conhecerão as trajetórias das gestoras em suas áreas de atuação. “São histórias bonitas e desafiadoras, que nos impulsionam a buscar um mundo corporativo mais diverso e justo com as mulheres”, comenta a superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Silvana Dilly.  

Silvana, que há mais de dois anos exerce o cargo de liderança, destaca que o setor calçadista tem um número superior à média nacional quando o assunto são mulheres em posições líderes, mas que existe um caminho a ser percorrido. “Entre as práticas ESG, temos a inclusão de mulheres em posições de liderança. É uma tendência mundial, dos países mais desenvolvidos, e que devemos fortalecer”, comenta a gestora. Ela realça, também, que o lançamento do projeto Mulheres+ é um momento histórico para o setor.

  
Mulheres+

Capitaneado pelas associações representativas da cadeia produtiva do calçado - Assintecal, Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Abimóvel e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) - o programa Mulheres+ tem a missão de promover o desenvolvimento e estimular o empreendedorismo feminino nos setores relacionados. A primeira reunião operacional do grupo deve ocorrer em agosto, com data a confirmar.

Entre as diretrizes do programa, estão: implementar programas de capacitação para mulheres empreendedoras; facilitar o acesso a linhas de crédito e financiamentos em condições favoráveis para mulheres empreendedoras; criação de redes e oportunidades de networking; criação de plataformas digitais de colaboração que facilitem a interação entre mulheres empreendedoras; estimular a participação feminina em conselhos e comitês de instâncias de governança corporativa; e criação de reconhecimentos e premiações específicos para mulheres. 

 

Mulheres e Negócios Internacionais

A ApexBrasil também tem uma iniciativa para apoiar e promover a equidade de gênero em posições de liderança, especialmente no mercado internacional. É o Programa Mulheres e Negócios Internacionais, que prevê ações de inteligência de mercado, capacitação, promoção comercial e atração de investimentos estrangeiros para empresas lideradas por mulheres. 

O Programa começou a ser desenvolvido em março deste ano, quando a Agência estabeleceu seu compromisso com a equidade de gênero. O lançamento ocorreu no dia 2 de junho, em São Paulo, quando também foi lançado o Programa “Elas Exportam” - além da parceria com o MDIC, a iniciativa conta, até o momento, com o apoio de mais 16 entidades.

O Programa “Elas Exportam” vai promover mentoria gratuita por mulheres com experiência no comércio exterior para empreendedoras que desejam começar a exportar, buscando ampliar a presença feminina no mercado internacional. Na primeira fase, 169 empresárias se inscreveram com interesse de serem mentoras. Agora, na segunda fase, será a vez de formar o grupo das empresas que serão mentoradas. As inscrições ficam abertas até o 21 de julho. Confira aqui o edital.

Tema: Não se aplica
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: