Diretora de Negócios da ApexBrasil cumpre agendas estratégicas na Colômbia

Diretora de Negócios da ApexBrasil cumpre agendas estratégicas na Colômbia

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Sob a liderança da diretora Ana Paula Repezza, equipe se reuniu com as agências Procolombia e Ruta N, dedicadas ao ecossistema de negócios no país vizinho. As agendas aconteceram no marco da Colombiatex de las Americas 2024, uma das maiores feiras do setor têxtil no continente

A diretora de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Ana Paula Repezza, encontrou-se na última quarta-feira (24) com representantes da Procolombia, a agência do governo colombiano responsável por promover as exportações, a marca-país e o turismo internacional, além de atrair investimentos estrangeiros. Além da equipe da ApexBrasil, membros da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e do Setor de Promoção Comercial (SECOM) da Embaixada do Brasil na Colômbia também estiveram presentes.

O encontro aconteceu em Medellín no marco da 36ª Colombiatex das Américas, a principal feira de negócios e networking do setor têxtil, de insumos e maquinários. 42 empresas brasileiras do setor participaram do evento, sendo 35 por meio do projeto TexBrasil, uma parceria entre ApexBrasil e Abit, e outras sete via Brazil Machinery Solutions, executado pela Agência junto com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).  

A Procolombia é uma congênere da ApexBrasil, ou seja, tem mandato, escopo e atuação semelhante em seu país. O encontro buscou, assim, estreitar a parceria entre as agências, levando em conta a relevância do mercado colombiano para as empresas brasileiras. O Brasil é hoje o terceiro principal parceiro comercial da Colômbia, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, exportando produtos agropecuários (20%) e da indústria de transformação (80%). Estudos da ApexBrasil apontam que a Colômbia é o terceiro país sul-americano com mais oportunidades de consolidação para o Brasil.

Em 2021, A ApexBrasil firmou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Procolombia para atividades conjuntas de promoção comercial. Para 2024, a ideia é atualizar essa parceria, e o plano de trabalho deverá incluir uma missão comercial, um fórum empresarial com CEOs de ambos os países e uma incubação cruzada para empresas brasileiras e colombianas. As atividades devem acontecer ainda no primeiro semestre.

“Temos grandes expectativas para o mercado colombiano. Em outubro passado trouxemos uma missão de 13 empresas brasileiras de cosméticos para visitas técnicas e rodada de negócios em Bogotá, e os resultados foram incríveis. Queremos fazer o mesmo para outros setores, com atenção também para as lideranças femininas e a equidade de gênero, conforme nosso programa Mulheres e Negócios Internacionais. Todos esses pontos podem constar no novo MoU”, frisou Repezza, que colocou os escritórios regionais da ApexBrasil à disposição da Procolômbia para a busca de parceiros regionais.  

Outra oportunidade discutida no encontro foi a Expo Osaka 2025, cujos pavilhões do Brasil e da Colômbia estarão sob a responsabilidade da ApexBrasil e da Procolombia, respectivamente. Apresentações gastronômicas e desfiles de moda, ambos com inspiração amazônica, são exemplos de iniciativas que podem ser tocadas conjuntamente pelos dois países, que compartilham o bioma. Os presentes destacaram, além disso, o desejo mútuo de explorar melhor o Acordo de Complementação Econômica nº 72, de 2017, que estabelece uma área de livre comércio com tarifa zero entre a Colômbia e os países do Mercosul.  

Ciência, tecnologia e inovação

Na quinta-feira (25), também no marco da Colombiatex 2024 e sob a liderança da diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, a equipe da Agência visitou a sede da Ruta N, organização que busca impulsionar o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação em Medellín, capital do departamento colombiano da Antioquia. Representantes do SECOM/MRE e da Abit estiveram presentes.  

Repezza sublinhou a proximidade de objetivos entre a Ruta N e a ApexBrasil, especialmente no apoio à internacionalização de startups. A Ruta N destaca-se por oferecer soluções tecnológicas a serviço do desenvolvimento dos negócios e das cidades antioqueñas, contribuindo também para a competitividade de diferentes setores produtivos da Colômbia.  

Promover a equidade de gênero nos negócios também é um elemento de sinergia entre as agências. A equipe da Ruta N chamou a atenção para o aumento da participação feminina nas mais de 60 comunidades tecnológicas espalhadas pela Colômbia. Já Repezza lembrou o lançamento próximo de um programa voltado a lideranças femininas na inovação, no bojo da iniciativa Mulheres e Negócios Internacionais, da ApexBrasil.  

Ainda, a ApexBrasil e a Ruta N deverão somar esforços na realização das atividades conjuntas com a Procolombia, ainda no primeiro semestre deste ano, e na Expo Osaka 2025, que poderá abrigar iniciativas compartilhadas de ambos os países nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Construção, energia, saúde animal, moda e tecnologia da informação são outras áreas possíveis de cooperação, mencionadas durante o encontro.

Tema: Promoção Comercial — Qualificação Empresarial — Expansão Internacional
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Outros
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: