Jorge Viana participa do Mobile World Congress 2023, em Barcelona

Jorge Viana participa do Mobile World Congress 2023, em Barcelona

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O presidente destacou a importância do setor de telecomunicações para o desenvolvimento social e a inclusão digital

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, esteve em Barcelona, Espanha, para participar do Mobile World Congress 2023 (MWC 23). O evento, considerado o mais influente do mundo para a indústria de conectividade, ocorreu entre os dias 27 de fevereiro e 02 de março.

Viana compareceu ao estande do Brasil para o lançamento de um estudo sobre a adoção de redes de 5G fixas no Brasil, realizado pela Softex em conjunto com a Huawei e a consultoria Teleco. O estudo, intitulado “F5G - O Brasil Conectado”, traz dados e informações relevantes sobre a evolução das redes fixas no Brasil e no mundo, com foco em redes de fibra óptica. Além disso, são apresentadas sugestões e recomendações de políticas públicas a fim de diminuir a desigualdade digital existente no país

Durante o evento de lançamento, o presidente da ApexBrasil afirmou que os serviços de conectividade são essenciais para o desenvolvimento da sociedade e precisam ser encarados como prioridade para promover a inclusão digital. Para ele, a área de telecomunicações é uma das mais importantes infraestruturas do país, porque alcança todos os serviços e todas as atividades. Jorge Viana, ainda falou sobre o trabalho que a nova gestão da ApexBrasil pretende realizar, com foco em tecnologia: “A ApexBrasil, no governo do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckimin, vai seguir trabalhando focada em promover as exportações e apoiar o produto brasileiro. Mas, se tem uma área com a qual teremos muito carinho é a ciência, tecnologia e inovação”, afirmou Jorge Viana.

O presidente da ApexBrasil também ressaltou que todo o avanço tecnológico implica em grandes investimentos. E, na opinião do gestor, para que seja possível arcar com o alto custo da infraestrutura de telecomunicações, as grandes plataformas digitais – chamadas de big techs – devem contribuir e investir na modernização e expansão de redes.

Programa de Internacionalização para a Espanha

O estande brasileiro no MWC 23 é uma iniciativa do Programa de Internacionalização para a Espanha, desenvolvido no âmbito do Projeto Brasil IT+, parceria da ApexBrasil e da Softex. O programa, divido em duas fases, tem como objetivo apoiar de forma estruturada empresas de software e serviços de TI, startups e scale ups interessadas em expandir suas operações internacionalmente.

A primeira fase do programa ofereceu formações sobre temas como o ecossistema espanhol, o mercado tecnológico no país e as etapas de abertura de empresas. Já a segunda fase consistiu em uma série de reuniões e visitas a instituições de apoio como a Câmara de Comércio Brasil – Catalunha, Tech Barcelona e o Consulado do Brasil em Barcelona, e na participação no estande do Brasil IT+ no MWC 23.

O Brasil está presente no MWC pelo 12º ano consecutivo, com uma delegação integrada por 22 empresas. O evento, que nesta edição tem como temas centrais 5G, 6G, tecnologias imersivas e FinTech, é de extrema relevância para o setor e atrai um grande fluxo de visitantes. Em 2022, foram mais de 61.000 participantes de quase 200 países. A Espanha, sede do evento, é o 29º país mais inovador do mundo segundo o Índice Global de Inovação 2022. Possui mais de 20 mil startups e 14 unicórnios. As cidades de Madri e Barcelona estão entre os dez maiores hubs de inovação da Europa.

Sobre a Softex

Com sede em Brasília, a Softex atua há mais de 20 anos na concepção e na gestão de programas de impacto internacional e coordena o Sistema Softex, composto por 22 agentes regionais distribuídos por 13 estados brasileiros e no Distrito Federal. A entidade possui 22 ICTs credenciadas e 19 aceleradoras parceiras e beneficia cerca de 4 mil startups e mais de 6 mil empresas. A Softex trabalha em articulação com a iniciativa privada e com os governos nas esferas federal, estadual e municipal, centros acadêmicos e instituições de fomento. Nessas mais de duas décadas de atividades, se consolidou como a principal instituição brasileira capaz de conectar atores das três esferas - Governo, Academia e Setor Privado - para impulsionar o desenvolvimento do Brasil por meio da inovação e da Transformação Digital.  Para evoluir ao longo de todos estes anos, a Softex se reinventa constantemente, um esforço que se traduz em uma série de conquistas envolvendo iniciativas de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento. Em seu portfólio de execução estão, entre outros, os programas StartUp Brasil, Inova Maranhão, TechD, Brasil Mais TI, Conexão Startup Brasil, Brasil IT+ e MPS.BR. 

Tema: Promoção Comercial
Mercado: Europa
Setor de Exportação: Tecnologia da Informação e Comunicação
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: