Atuação da Apex-Brasil junto a investidores estrangeiros resulta em 32 negócios fechados no Brasil em 2020



Atuação da Apex-Brasil junto a investidores estrangeiros resulta em 32 negócios fechados no Brasil em 2020

Este ano, a ação da Agência viabilizou instalação da montadora de carros chinesa Great Wall em São Paulo, e da fabricante de carros elétricos argentina Bravo Motor, em Minas Gerais

Em agosto, a Great Wall Motors, maior montadora de carros privada da China, anunciou o investimento no Brasil por meio da aquisição da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no estado de São Paulo. A capacidade fabril será de 100 mil unidades por ano, produzindo automóveis a preços mais acessíveis, especialmente SUVs. A expectativa do negócio é atender toda a América Latina a partir de 2022.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) esteve nos bastidores desta operação desde 2014, oferecendo subsídios com estudos de mercado, articulações com parceiros estaduais e federais, e atendimento especializado. Somente em 2020, a Apex-Brasil realizou 130 atendimentos qualificados para empresas interessadas em investir no Brasil, o que resultou em 32 anúncios de investimentosA analista da Gerência de Investimentos da Apex-Brasil, Janaina Melo, explica que o foco da Agência é atrair o público estrangeiro. “Nós realizamos atendimentos proativos a setores selecionados previamente e desenhamos estratégias para melhor atender cada setor. É fundamental o empresário se sentir seguro. E entendemos que a tomada de decisão para um investimento é um processo longo, que necessita apoio e subsídios. Esse é o papel da Apex-Brasil: prestar todo esse apoio para qualquer empresa, independentemente do tempo que ela precisar, com levantamento de informações de mercado, articulação com governo federal e estadual, organização de visitas técnicas e aproximação com o ecossistema brasileiro”, ressaltaO relacionamento da Apex-Brasil com a montadora chinesa teve início em 2014, por meio de uma missão com um grupo de representantes do governo brasileiro.


Bravo Motor
Outro exemplo da importância do trabalho da Apex Brasil para atrair investimentos estrangeiros é a instalação da Bravo Motor Company em Minas Gerais, que contou com a parceria do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI). “O Brasil já era um dos mercados almejados por nossas empresas na América e nossa escolha por investir em Minas Gerais tem muita relação com o posicionamento do Estado como polo de atração de investimentos, inovação e tecnologia”, disse o CEO da Bravo Motor Company, Eduardo Javier Muñoz.
A Bravo Motor Company faz parte do grupo que desenvolveu o primeiro carro elétrico da América Latina. A estimativa é a de que a fábrica de veículos elétricos e packs de baterias comece a ser implantada em junho de 2021 e inicie a operação em 2023. A previsão é que sejam gerados 13.813 empregos diretos e indiretos.