Dia do Empreendedorismo Feminino: conheça programas e iniciativas da ApexBrasil que apoiam empresas exportadoras lideradas por mulheres

Dia do Empreendedorismo Feminino: conheça programas e iniciativas da ApexBrasil que apoiam empresas exportadoras lideradas por mulheres

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

No mês de novembro, marcado pelo Dia do Empreendedorismo Feminino (19/11), a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil) destaca seu compromisso em promover a equidade de gênero no mundo empresarial.

Desde março, a Agência assumiu o compromisso em desenvolver programas e promover iniciativas voltadas para mulheres donas de negócios e não tem economizado esforços na tarefa de tornar o comércio internacional mais justo e igualitário. 

Foi assim que surgiu o Programa Mulheres e Negócios Internacionais. Lançada em junho de 2023, a iniciativa tem como objetivo ampliar o número de empresas lideradas por mulheres na base exportadora brasileira. A meta estabelecida é que, até 2026, pelo menos metade das empresas apoiadas pela ApexBrasil seja liderada por mulheres. Essa conquista será resultado de ações abrangentes, que incluem a promoção de eventos e palestras de qualificação, expansão internacional, promoção comercial e atração de investimentos.

O programa foi idealizado pela Diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza. Ela conta que foi motivada por dados da ONU que apontam que quando mulheres têm acesso a trabalhos que pagam melhor por suas habilidades - que é o caso dos postos de trabalho relacionados ao comércio internacional - elas tendem a investir parte da renda em nutrição e educação para os filhos. “Incluí-las nos fluxos de comércio exterior e de investimentos estrangeiros diretos tem impactos imediatos, como a geração de mais riqueza e renda. E também produz, no futuro, o que chamamos de impactos intergeracionais”, resumiu. 

Torne-se uma empreendedora internacional

Atualmente, as mulheres são sócias majoritárias de apenas 14% das empresas brasileiras exportadoras. Para mudar essa realidade, a ApexBrasil tem realizado iniciativas exclusivas para estimular a maior presença feminina no esforço exportador nacional. Confira e faça parte desse movimento!

Capacitação para exportar: O Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), que auxilia negócios brasileiros a iniciarem sua jornada exportadores, já colaborou em várias trajetórias de liderança feminina, como no caso da paulista Ive Silvestre. A Chief Finacial Officer (CFO) da Sforplast, empresa que atua no segmento de fixação, conheceu e se interessou pela proposta do PEIEX. 

Em um dos vários encontros que a empresária teve com os técnicos do Núcleo e São Caetano do Sul, oferecidos pelo programa, no ABC Paulista, uma orientação marcou a engenheira: “Para ter uma empresa saudável, você tem que ter no mínimo 20% do seu faturamento baseado em dólar, para não sofrer com as oscilações do mercado local nem com nada que acontecer aqui no Brasil”, relembrou. O comentário serviu como incentivo para a Sforplast ter sua estreia no comércio exterior, por meio de feiras nos EUA e n América Latina. A empresa também abriu uma conta na Amazon.com, após participar do programa de aceleração, também da ApexBrasil, em parceria com um dos líderes do e-commerce americano. 

E-commerce: A ApexBrasil conta com programas, iniciativas e ações voltados para a preparação e facilitação de negócios, visando auxiliar mulheres empreendedoras na exportação por meio de plataformas de e-commerce internacional (clique aqui para saber mais sobre nossos programas de e-commerce). A Agência reconhece que, para uma empresa ingressar no mercado internacional, é essencial adaptar-se ao ambiente digital.

Foi isso que Valéria Cristina Natal fez, buscou capacitação e, com o suporte da ApexBrasil e do e-commerce, passou a exportar os produtos da DISTILLERIE STOCK  para 10 países diferentes. A empresa de bebidas destiladas foi uma das pioneiras a adentrar o e-commerce por meio de plataformas chinesas. "A grande vantagem dessas plataformas digitais é a visibilidade, pois participar de feiras ao redor do mundo seria mais complicado. É verdadeiramente surpreendente. Já realizamos reuniões com países de todos os cantos do mundo. Qual seria a chance de um cliente no Sri Lanka saber que nossa empresa existe, se não fosse por meio dessas plataformas?", expressou.

Mentoria para mulheres: Em agosto a ApexBrasil, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), lançou o primeiro ciclo do Programa Elas Exportam. As instituições conectaram mulheres que já têm experiência no mercado internacional com empreendedoras interessadas em entrar no universo da exportação para trocarem experiências e aprenderem, umas com as outras, a conquistarem novos mercados. 

Ao todo, 40 empresárias foram selecionadas para participar deste primeiro ciclo, 20 como mentoras e 20 como mentoradas. Todas elas são líderes de empresas de diferentes setores e estão dispostas a aprender, compartilhar dúvidas e desafios, ensinar, trocar experiências e, acima de tudo, se apoiarem no universo da exportação. O Elas Exportam tem duração de seis meses e deverá ser repetido em ciclos futuros. Fique de olho! 

Rodadas de negócios para exportadoras: Em outubro, a ApexBrasil e a Rede Mulher Empreendedora (RME) realizaram uma Rodada de Negócios com compradores internacionais, voltada exclusivamente para empresas lideradas por mulheres do setor de moda. O evento ocorreu em São Paulo, durante o Festival RME 2023.

Foi uma grande oportunidade para empresas lideradas por mulheres exportadoras de moda feminina, bem como para as não exportadoras do setor que concluíram o PEIEX. Por meio de reuniões de 20 minutos de duração com compradores ou potenciais parceiros internacionais, as participantes puderam apresentar sua oferta exportadora de produtos. A rodada foi a primeira organizada dentro do programa MNI. Fique atenta às comunicações da ApexBrasil para novas oportunidades como essa!

Pontuação extra para participar de feiras e cursos da ApexBrasil: além de todas essas iniciativas exclusivas para empresas lideradas por mulheres, a ApexBrasil também instituiu uma política de equidade de gênero em todas as suas ações. Editais de seleção de empresas para feiras, cursos e outras atividades organizadas pela Agência agora contam com uma pontuação extra para estimular a maior participação do empresariado feminino no comércio internacional e na atração de investimentos. Fique de olho nas notícias e e-mails da ApexBrasil e não deixe de participar dos eventos do seu setor!

Compromisso ApexBrasil de Equidade de Gênero inclui:

  • Adotar, manter e implementar eficazmente as leis, regulamentos, políticas e boas práticas de equidade de gênero na sua gestão e na execução da sua missão institucional;
  • Disseminar as políticas e práticas de equidade de gênero com a sua equipe de trabalho, clientes, parceiros e fornecedores, e desenvolver suas capacidades na área para alcançar a igualdade de direitos;
  • Promover melhor acesso das mulheres às oportunidades de negócios internacionais nas ações executadas ou apoiadas pela Agência, auxiliando na superação dos obstáculos técnicos e discriminatórios, por meio do projeto Mulheres e Negócios Internacionais;
  • Realizar atividades de cooperação com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, para melhorar as capacidades e as condições das mulheres, incluindo as trabalhadoras, executivas, empresárias e empreendedoras, para acessar e beneficiar-se plenamente das oportunidades criadas para suas empregadas na Agência e para suas clientes e parceiras no mercado global;
  • Comunicar de forma ampla, voluntária, clara e transparente a implementação desses compromissos em seu site institucional ou em relatórios específicos de acompanhamento.
Tema: Promoção Comercial — Qualificação Empresarial — Expansão Internacional
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: