Diálogos Amazônicos: a ApexBrasil e “as Amazônias”

Diálogos Amazônicos: a ApexBrasil e “as Amazônias”

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

No dia 5 de agosto, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) participará dos Diálogos Amazônicos, com o intuito de fomentar o debate sobre promoção internacional da biosocioeconomia da região amazônica e de adensar as relações com suas contrapartes dos demais países amazônicos, para promover negócios sustentáveis que aproveitem o potencial amazônico, gerando renda e inclusão sem causar danos ao meio ambiente. Os Diálogos Amazônicos ocorrerão no Hangar Centro de Convenções em Belém (PA).

“As Amazônias”

A Amazônia não é apenas cheia de potencial, mas diversa e complexa, e, por isso, deve ser compreendida. Existem ao menos cinco conceitos diferentes em torno do termo Amazônia: o bioma amazônico, a floresta Amazônica, a Amazônia Legal, a bacia Amazônica e a Amazônia continental. 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o bioma amazônico se refere a uma área total de cerca 6,9 milhões de km2, estendendo-se por 9 países: Peru, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Suriname, Equador, Guiana, Guiana Francesa e, claro, Brasil. Nele, está a maior parte do bioma, cerca de 60% de sua área.  Apesar da floresta Amazônica, a maior floresta equatorial do mundo, ser símbolo do bioma com suas árvores altas e copadas, ele conta ainda com savanas, montanhas e ecossistemas costeiros.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Amazônia Legal é um recorte geográfico que em engloba 9 estados e 772 municípios e que foi criado pelo governo brasileiro na década de 1950. A bacia amazônica também se estende para além das fronteiras nacionais, e constitui-se como a bacia hidrográfica com maior volume de água doce do planeta e com maior potencial hidrelétrico. Uma vez que bioma e bacia hidrográfica transcendem as fronteiras políticas, a Amazônia é  continental, ao incluir mais 8 países da América do Sul.

A Amazônia é, portanto, um espaço multinacional, o que traz a necessidade intrínseca de cooperação com os vizinhos, para seu desenvolvimento integral, em respeito ao meio ambiente e à dignidade humana. Nesse sentindo, os Diálogos Amazônicos têm o objetivo de fomentar o debate internacional sobre a formulação de novas estratégias para a região.   

Promoção internacional da biosocioeconomia da região amazônica

O Brasil, junto com os demais países amazônicos, procura consolidar um novo paradigma de desenvolvimento para a Amazônia.  O desenvolvimento sustentável possui três dimensões inseparáveis: a econômica, a social e a ambiental. Por isso, a dignidade humana e o direito ao desenvolvimento dos mais de 27 milhões de brasileiros que vivem na região devem estar no centro das preocupações nacionais e internacionais. É por essa razão que a ApexBrasil promove o debate sobre a promoção internacional da biosocioeconomia da região amazônica.

A biosocioeconomia pode ser entendida como o modelo de geração de renda que, além de priorizar a preservação dos recursos naturais do planeta, busca realizar a dignidade humana das populações locais. Assim, os seminários promovidos pela ApexBrasil são uma plataforma única para a discussão sobre desafios e oportunidades relacionados ao uso sustentável dos recursos naturais, estimulando soluções inovadoras e promovendo a economia circular.

Ao fomentar o uso sustentável em termos ambientais e sociais das riquezas da região amazônica, o Brasil pode diversificar sua pauta exportadora e adicionar maior valor agregado a ela. A utilização de ativos da biodiversidade amazônica em indústrias de alimentos, cosméticos e óleos tem grande potencial. A ApexBrasil desempenha um papel fundamental na promoção de negócios e investimentos no Brasil, e, ao trazer as congêneres amazônicas e sociedade civil para seu seminário nos Diálogos Amazônicos, a Agência colaborará para o compartilhamento de casos de sucesso, tecnologias inovadoras e modelos de negócios sustentáveis que realizam as potencialidades locais.

O Brasil é um país megadiverso, membro da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB) e patrocinador da assinatura do Protocolo de Nagóia de 2021, tratados que buscam a preservação da biodiversidade e o equilíbrio entre o acesso aos recursos genéticos e a distribuição justa dos benefícios deles derivados. A proteção do patrimônio genético nacional da biopirataria é, portanto, estratégica. Nesse diapasão, a ApexBrasil realizará também o painel “Segurança jurídica no uso do patrimônio genético da Amazônia”, destacando as normativas em vigor, as experiências de empresas exportadoras na Amazônia com o uso de patrimônio genético e o  Brasil e a sua Lei da Biodiversidade como benchmarking, sendo lei da Biodiversidade um diferencial.

A Amazônia e agenda de desenvolvimento sustentável na ApexBrasil

ApexBrasil tem um compromisso com o desenvolvimento sustentável do país e trabalha para atrair investimentos e internacionalizar empresas e produtos brasileiros, de modo a consolidar o país como grande potência ambiental, a partir da criatividade da biosocioeconomia.

A agenda ESG ganha destaque sob a nova gestão, a qual também prioriza não só a diversificação dos destinos das exportações nacionais, mas também a diversificação de suas origens, para o que a Amazonia deve contribuir. A região Norte tem grandes potencialidades para contribuir mais para as exportações do Brasil.

Tema: Não se aplica
Mercado: Não se aplica
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: