ApexBrasil vai oferecer 30 vagas para o Programa Design Export para empresas brasileiras desenvolverem projeto de design para seus produtos, embalagens ou serviços com designers renomados

ApexBrasil vai oferecer 30 vagas para o Programa Design Export para empresas brasileiras desenvolverem projeto de design para seus produtos, embalagens ou serviços com designers renomados

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

As inscrições estão abertas até 30 de novembro. Programa já atendeu quase 400 empresas, que redefiniram o desenho de embalagens e processos, conquistando mercado internacional

Alavancar as exportações em até 61% e gerar receitas que são o triplo do investimento realizado. Essas são as perspectivas para as empresas que incorporam o design em seus produtos, processos e serviços. A fim de auxiliar a indústria nacional a alcançar esses resultados, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Centro Brasil Design (CBD) estão com as inscrições abertas para a quarta edição do Programa Design Export até quarta-feira, 30 de novembro. Ao todo, são 30 vagas e as inscrições podem ser feitas aqui. Podem participar empresas brasileiras de todos os portes.

As empresas selecionadas para integrar esta chamada do Design Export terão a oportunidade de desenvolver um projeto de design de produto, embalagem ou de processo/serviço, para o qual receberão apoio financeiro e técnico. O processo será levado a cabo por um dos escritórios de design credenciado pela ApexBrasil - ao todo, 97 estúdios foram cadastrados para esta edição do programa. Nas edições já concluídas, o programa apoiou 399 companhias em todo o Brasil, de 24 setores produtivos, tanto no design quanto na adaptação de produtos, embalagens e materiais de comunicação. Segundo o CBD, 97% das empresas que passaram pelo programa declararam expectativa de aumento de vendas com o novo projeto desenvolvido. A iniciativa tem o objetivo de aumentar a competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional. O design agrega valor à marca em razão de seu apelo estético e, também, pode levar à redução de custos. Por esta razão, torna-se um forte elemento de competitividade empresarial já que, através do redesenho de produtos, embalagens e processos, é possível otimizar o uso de matéria-prima, aprimorar as fases de projeto e de produção e satisfazer ainda mais o cliente.

Segundo a gerente de Competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, o Design Export é uma das principais iniciativas brasileiras destinadas a auxiliar as empresas a aprimorarem o design de seus produtos, embalagens ou processos/serviços. “O mercado internacional é concorrido e o design é um dos elementos fundamentais para conquistar o público de diferentes países. Os escritórios credenciados para atender empresas que participam do programa possuem expertise internacional e estão preparados para auxiliar as empresas a adentrarem os diversos mercados com suas especificidades, pois é diferente lançar um produto no Japão ou na Austrália”, comentou.

Ciente da necessidade de aprimorar e padronizar suas embalagens, a empresa Erva Mate Paraná participou da primeira seleção do Design Export IV, em fevereiro deste ano. Como acontece com algumas iniciativas, a empresa elaborou suas embalagens conforme expandia a produção, sem qualquer planejamento. “Fizemos as embalagens conforme íamos crescendo e ia sobrando um pouco de dinheiro para reinvestir. Então, cada uma ficou mais ou menos de um jeito, pois era feita por uma pessoa diferente, às vezes, que nem era profissional de design”, conta o fundador e CEO, Danilo Benke. Atualmente, as ervas mates nas versões solúvel e para chimarrão, bem como os chás em sachês, estão com roupagem nova, com informações em português e inglês. E bastou enviar as imagens para os parceiros internacionais que as vendas se concretizaram. “Já recebemos pedidos para o começo do próximo ano. Então, podemos dizer, com certeza, que já tivemos aumento de vendas e um melhor posicionamento global”, conclui.

Apoio técnico - broker

Um dos principais diferenciais do Design Export é o acompanhamento de toda a jornada por um especialista em mercado – chamado broker – que irá auxiliar no atendimento prestado. Segundo o CEO da Erva Mate Paraná, este profissional é de grande importância. “O broker que nos atendeu foi fundamental para nos fornecer orientação sobre a empresa de design mais adequada para nos atender, sobre as embalagens e futuros mercados. Ou seja, nos auxiliou a entender quais caminhos devíamos seguir”, enfatizou. Além das ações de capacitação e desenvolvimento de projeto, as participantes ainda recebem benefícios financeiro e indiretos, como a divulgação de seus cases na mídia, maior visibilidade e a oportunidade de participar de um grupo seleto de empresas inovadoras.

É o caso da Maxeb, que produz utensílios para o lar, como varais e tábuas de passar. Os produtos já eram exportados para a América Latina, mas a empresa desejava aprimorá-los para atender às demandas de seus consumidores fora do Brasil. A escolha foi desenvolver um modelo totalmente inédito de tábua de passar, uma categoria na qual ainda tinha uma participação mais tímida e que ganhou maior relevância após o Design Export. Segundo o diretor comercial da marca, Rafael Eberhardt, o retorno foi altamente positivo. “Nós tivemos a oportunidade de abrir novos mercados e ampliar nossos negócios naqueles em que já estávamos presentes”, comentou. As exportações da empresa para América Latina se expandiram entre 10 e 15%, e novos mercados, como Chile e Colômbia, foram abertos.

Mas os ganhos não pararam por aí. Segundo Eberhardt, estes são os resultados tangíveis do processo. “Mais difícil de mensurar, mas não menos importante, é o engajamento que todos da empresa tiveram ao perceber as mudanças promovidas por meio do programa e como isto impacta diretamente o nosso dia a dia. Há também todo os ganhos com o conhecimento adquirido ao longo do projeto que acaba se tornando mais um ativo da empresa”, disse ele. Mas o diretor enfatizou que tamanho engajamento só é possível quando há o reconhecimento e a abertura para que se implementem as mudanças necessárias. Outro ponto importante para potencializar o rendimento do programa é contar com o envolvimento das principais lideranças da empresa. A Maxeb também foi selecionada na primeira chamada do Design Export IV, por meio do qual está reformulando suas embalagens. “O resultado está lindo”, comemorou.  

O Design Export

É um dos principais programas brasileiros de apoio ao desenvolvimento de design e soluções inovadoras voltadas à exportação. O programa consiste em selecionar empresas para receberem consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro para identificar a melhor oportunidade de inovação por meio do design. Seu objetivo é a criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação. As empresas participantes são avaliadas segundo seu porte, por sua participação em outros programas da ApexBrasil e também por sua ênfase em utilizar design e inovação. O projeto a ser desenvolvido também é analisado e baliza a seleção.

A ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos, apoiando atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira. Também já atendeu mais de 1.300 investidores e mais de 118 projetos no valor de US$ 23 bilhões em investimentos anunciados no Brasil. A Agência faz parte do Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil, por meio do qual conta com mais de 120 escritórios no mundo, e trabalha em estreita colaboração com outros ministérios, órgãos reguladores e entidades de classe.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Sul — América do Norte — África — América Central e Caribe — Ásia (Exclusive Oriente Médio) — Europa — Oriente Médio — Outros — Oceania
Setor de Exportação: Alimentos e Bebidas — Máquinas e Equipamentos — Casa e Construção — Economia Criativa — Moda — Saúde — Serviços de Tecnologia
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Erro: