ApexBrasil lança estudos Perfil País sobre Argentina e África do Sul

ApexBrasil lança estudos Perfil País sobre Argentina e África do Sul

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

O produto apresenta informações econômicas, comerciais, de acesso a mercado e investimentos de cada país selecionado, em formato de fácil leitura, para quem quer ganhar tempo

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) acaba de lançar duas novas edições do Perfil País, com foco em Argentina e África do Sul. O produto apresenta um panorama econômico de cada país selecionado, com análises sobre as oportunidades e os desafios de exportação e investimentos desses mercados.

O Brasil se destacou como o segundo maior fornecedor da Argentina em 2022, com 19,9% de participação no mercado. Essa representatividade vem caindo ao longo dos anos, tendo a China assumido em 2021 a posição de principal fornecedor. No entanto, em 2022, os membros do Mercosul, considerados em bloco, ainda foram responsáveis por cerca de 23,9% das importações da Argentina.

As exportações brasileiras para o país são diversificadas, com produtos de alto valor agregado. Entre os principais produtos exportados, destacam-se partes e acessórios dos veículos (10,6% das exportações totais brasileiras ao país), veículos automóveis de passageiros (9,9%), e produtos primários, como o minério de ferro (3,5%). O Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identificou oportunidades para as exportações brasileiras na Argentina em 481 produtos no setor de máquinas e equipamentos de transporte, 376 produtos no setor de químicos, e 701 produtos no setor de artigos manufaturados, dentre outros.

A pauta exportadora do Brasil para a África do Sul também é relativamente diversificada, incluindo tanto bens primários, como petróleo e “trigo e centeio não moídos” , quanto produtos de alto valor agregado, como veículos rodoviários,  com 1,6% de participação naquele mercado. Ademais, o Brasil destacou-se como o maior fornecedor de carne de aves, produto que representa quase 12% da pauta de exportações brasileira à África do Sul e  que possui 72,6% do market share.

Há, contudo, oportunidades de ampliar a participação do Brasil no mercado sul-africano, que foi de 1,4% em 2022. A participação do Brasil no ano passado se equipara à participação de dez anos antes. Isso indica a necessidade de ampliar a abrangência do acordo Mercosul-SACU e as vendas, incluindo produtos de médio e de alto valor agregado. As principais oportunidades para as exportações brasileiras na África do Sul, segundo o Mapa de Oportunidades da ApexBrasil, estão em 138 produtos do setor de máquinas e equipamentos de transporte e em 120 produtos do setor químico, dentre outros.

Os Perfis País também apontam crescimento do IED desses países em 2021 no Brasil. O estoque de IED da Argentina no Brasil registrou máxima histórica de US$ 10,9 bilhões em 2021, representando um aumento de mais de 700% em relação a 2020 e colocando o país na 14° posição de principais investidores no Brasil. Já a África do Sul ocupa a 32º, com estoque de IED de US$ 2,2 bilhões em 2021.

Confira os Perfis País aqui.

Tema: Promoção Comercial
Mercado: América do Sul — África
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: