Participe: dia 18 de março evento celebrará programa Mulheres e Negócios Internacionais

Participe: dia 18 de março evento celebrará programa Mulheres e Negócios Internacionais

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Iniciativa da ApexBrasil tem estimulado a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior. Comemoração de um ano do projeto inclui painéis com casos de sucesso, apresentação de resultados de 2023 e perspectivas para 2024. A participação é gratuita e haverá transmissão online. As inscrições estão abertas

Em homenagem ao dia da mulher (8/3), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançava, em março de 2023, seu Compromisso de Equidade de Gênero, que daria origem ao Programa Mulheres e Negócios Internacionais. Um ano depois, a Agência celebra os primeiros resultados da iniciativa, buscando intensificar o diálogo com empresárias e entidades parceiras.  O evento comemorativo, realizado em parceria com a Folha de São Paulo, ocorrerá no dia 18 de março, das 13h às 19h, em São Paulo, com transmissão online ao vivo.

A programação inclui painéis com casos de sucesso, apresentação de resultados do Programa e perspectivas para 2024. Autoridades governamentais, instituições parceiras, entidades setoriais e empresárias comporão as mesas de diálogo para discutir questões relevantes sobre o empreendedorismo feminino nos negócios internacionais. Representantes de todas as regiões do Brasil trarão as diferentes perspectivas sobre o tema.

A participação do público é gratuita: serão 250 vagas presenciais, preenchidas por ordem de inscrição, além da opção de assistir a transmissão online ao vivo. As inscrições para ambas as modalidades estão disponíveis aqui.

Nos seis primeiros meses de implementação do Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI), os resultados já são visíveis. Os atendimentos da ApexBrasil a empresas lideradas por mulheres aumentaram 32%, passando de 2.161, em 2022, para 2.883, em 2023. No total, quase 700 novas empresas com liderança feminina foram apoiadas pela Agência no último ano, as quais participaram diretamente de mais de 30 ações realizadas no âmbito do Programa.

A diretora de Negócios da Agência, Ana Paula Repezza, idealizadora da iniciativa, comemora os números iniciais, lembrando que a equidade de gênero não é apenas um assunto de moda ou uma tendência, mas que gera impacto real no desenvolvimento econômico do país. “Nosso intuito é desenvolver uma nova cultura, em que a busca pela paridade de gênero seja incorporada em todas as atividades da Agência”, explica.

Além da diretora de negócios, participarão da abertura do evento do dia 18 o presidente Jorge Viana, o diretor de Gestão Corporativa, Floriano Pesaro, a Secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, entre outras autoridades.

Programação 

  • 13h - Credenciamento/welcome coffee
  • 14h - Abertura
  • 16h - Conquistas e Caminhos: O Balanço de Um Ano
  • 16h20 - Empresárias de Norte a Sul: trajetórias inspiradoras
  • 17h - Setores em Transformação: empreendedorismo feminino global
  • 17h20 - Perspectivas 2024: oportunidades, desafios e inovação
  • 17h40 - Boas-vindas aos novos parceiros
  • 18h  - Bate-papo de encerramento
  • 18h30 - Coquetel  

Elas cooperam e exportam

Uma das lideranças femininas atendidas pela ApexBrasil é Celina Hissa, criadora da Catarina Mina, marca de bolsas, roupas e acessórios feitas por uma rede de 400 artesãs do interior do Ceará. Com apoio da Agência, hoje os produtos da empresa já estão presentes em vários mercados internacionais.

“Fizemos o PEIEX [Programa de Qualificação para Exportação] em 2014, começamos a exportar por meio dos programas da ApexBrasil junto com a ABEST [Associação Brasileira dos Estilistas]”, explica Celina. Atualmente, a estratégia da empresa é não ficar de fora das maiores feiras internacionais do setor, sempre se conectando com seus clientes estrangeiros.

Os resultados são positivos: “temos ponto de venda na América Central, Caribe – nas ilhas, Dubai, Estados Unidos - Miami. Vendemos bem para esse público ‘resort’, como para Maldivas, e para o Japão também, porque eles gostam muito do que é handmade [feito à mão]”, conta a empresária.

Desde 2015, a marca desenvolve o projeto “Um Conversa Sincera”, em que, por meio de um QR code, os consumidores do mundo todo podem ver a pessoa que fez a sua peça, onde, e um pouquinho sobre a região. “Temos uma página na internet para mostrar tudo que tem por trás do produto acabado. Não é só sobre o produto, é sobre tudo aquilo que você impacta quando você consome”, lembra Celina.

Além de apoiar as veteranas no comércio internacional, a ApexBrasil também busca aproximar cada vez mais novas empresas lideradas por mulheres de oportunidades no exterior. Foi assim que a Cooperar, uma cooperativa no interior da Amazônia, começou a buscar as exportações.

A Cooperar trabalha na extração e beneficiamento de diversas matérias-primas amazônicas, como cacau e castanha-do-Brasil. Localizada em uma região de difícil acesso, o recebimento dos insumos e o escoamento da produção é realizado por via fluvial. “Temos que descer mais ou menos uns mil quilômetros de barco pelo rio, para gente chegar nas comunidades”, relata Susana.

Quem organiza toda essa operação, são lideranças femininas. “Hoje, a maior parte de gestão da cooperativa são mulheres.  A vice-presidente é uma mulher, representante de uma comunidade indígena. A administradora é uma mulher, a responsável técnica, que no caso sou eu, é uma mulher”, celebra. As mulheres estão envolvidas inclusive na internacionalização da cooperativa.

Susana conta que o primeiro contato com vendas internacionais ocorreu quando um alemão que visitou a sede da Cooperar. Com esse impulso inicial, eles foram atrás de qualificação e realizaram o PEIEX, no ano passado. “Agora estamos tentando abrir portas com outros clientes. Foi através da ApexBrasil que isso foi possível, graças ao Exporta Mais Amazônia, em Rio Branco, no Acre”, destaca. Atualmente, a cooperativa participa da Mesa Executiva de Exportação de Castanhas, empenhada a encontrar soluções para alavancar as vendas internacionais.

Compromisso de Equidade de Gênero da ApexBrasil

Compromisso de Equidade de Gênero  foi estabelecido em março de 2023. O documento endereça tanto a governança da Agência quanto os programas ditos “finalísticos”, desenvolvidos junto dos setores produtivos, por meio de cinco pilares: Equidade, Capacitação, Apoio, Cooperação, Transparência. Além de ser um balizador interno da ApexBrasil, o Compromisso foi oficialmente apoiado por dezenas de entidades públicas e privadas parceiras, estabelecendo uma rede de ação conjunta.

Com base no Compromisso, em junho de 2023, foi lançado o Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI), que visa aumentar a participação de empresas brasileiras lideradas por mulheres nas cadeias globais de valor e na base exportadora brasileira, gerando mais equidade de gênero nos negócios internacionais, bem como aumentar os atendimentos da Agência a empresas lideradas por mulheres.

Para isso, a ApexBrasil tem incorporado mecanismos que favorecem a maior participação de empresas lideradas por mulheres, buscando a paridade de gênero em todas as suas atividades, inclusive com ações 100% a elas destinadas. Os processos seletivos para feiras, rodadas internacionais, missões e capacitações, por exemplo, passaram a contar com uma pontuação extra para empresas com lideranças femininas.

SERVIÇO

  • O QUE: Celebração do primeiro ano do Compromisso de Equidade de Gênero da ApexBrasil
  •  QUANDO: Dia 18 de março de 2024, segunda-feira, das 13h às 19h
  • ONDE: Hilton São Paulo Morumbi, Av. Nações Unidas, 12901 – Torre Leste, Sala Morumbi Ballroom – Brooklin Novo, São Paulo (SP).
  •  INSCRIÇÕES: Para se inscrever, clique aqui

Programa Mulheres e Negócios Internacionais (MNI)

Criado em junho de 2023, o Programa Mulheres e Negócios Internacionais da ApexBrasil reúne diversas entidades parceiras para apoiar e promover a equidade de gênero no mercado internacionalEntre as atividades previstas pelo Programa estão ações de inteligência de mercado, capacitação, promoção comercial e atração de investimentos estrangeiros para empresas lideradas por mulheres.  Além de ações oferecidas exclusivamente para mulheres, a ApexBrasil também tem incorporado a paridade de gênero em todas as suas atividades, com mecanismos que favorecem a maior participação de empresas lideradas por mulheres. Confira a landing page do Programa Aqui

Tema: Promoção Comercial — Qualificação Empresarial
Mercado: Não especificado
Setor de Exportação: Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Economia Criativa — Moda
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: