Selo Mais Integridade: empresas do agronegócio recebem chancela de gestão íntegra

Selo Mais Integridade: empresas do agronegócio recebem chancela de gestão íntegra

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Premiação é realizada pelo Ministério da Agricultura, com apoio da ApexBrasil, para incentivar a governança ética e a responsabilidade social e ambiental no setor

Um total de 27 empresas do agronegócio brasileiro foram oficialmente reconhecidas por sua governança íntegra, com respeito ao meio-ambiente e responsabilidade social na manhã desta terça-feira (14). Elas foram agraciadas na Premiação do Selo Mais Integridade, uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

“É uma premiação difícil de ser conquistada, o que diz da importância de receberem o Selo Mais Integridade. Quando uma empresa assume um compromisso em um programa como esse, ela não pode dar um passo para trás. Se amanhã é descoberto algo que afeta sua integridade, ela vai perder a credibilidade que conquistou hoje. Então, por meio desse regramento, nós ajudamos as empresas a serem e se manterem melhores”, comentou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, durante a cerimônia. Também estavam presentes no evento o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius de Carvalho, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e o secretário-executivo do MAPA, Irajá Lacerda, entre outras autoridades.

Rastreabilidade

Seja por seu público-alvo, seja por regras regulatórias cada vez mais exigentes, governamentais e financeiras, a cada dia, as empresas são cobradas por seu compromisso em zelar pela ética, pelo meio-ambiente e pelo futuro global. E foi para auxiliar e impulsionar os negócios brasileiros do agronegócio, setor altamente demandado em relação a esses princípios, que o Ministério da Agricultura criou, em 2018, o Selo Mais Integridade. Desde então, anualmente, a premiação tem destacado aquelas iniciativas cuja prática diária dá o testemunho da integridade em todos os aspectos de sua gestão e produção. A ideia é combater práticas de fraude, suborno e corrupção. Além disso, priorizar a governança ética do agronegócio brasileiro, garantir a competitividade internacional do setor e, ao mesmo tempo, zelar pela segurança alimentar do país e do mundo.

Para apoiar o agronegócio em sua jornada exportadora, a ApexBrasil, passou a integrar o Comitê Gestor do Selo em 2019, e em 2020 assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o MAPA, com o objetivo de estabelecer ações mútuas visando a promoção da integridade junto aos parceiros institucional. Com essa parceria, a  Agência reforça o compromisso com as boas práticas de gestão. “A nossa agenda de integridade é uma das mais importantes para que as empresas brasileiras ampliem suas exportações e presença no exterior”, afirmou o Ministro da CGU, Vinicius Carvalho.

Segundo o Ministro, a agenda de compliance avançou muito na última década, gerando os programas de integridade. “Esses programas revelam a dimensão institucional das empresas. A ideia de integridade reforça esse âmbito, que revela o compromisso com as cadeias nas quais a empresa está inserida. Seja com os trabalhadores, com os consumidores, com agendas que são organizadas pela sociedade e pelo estado na forma de políticas públicas. E, logicamente, o compromisso com padrões éticos para a organização da atividade econômica que visem ao cumprimento qualificado das normas de combate à corrupção, dentre outras, bem como as de sustentabilidade”, concluiu Carvalho.

Indústria do agronegócio

O agronegócio é fundamental para a economia nacional, responde por cerca de um quarto do PIB e tem garantido os superávits na balança comercial brasileira. Em 2022, foi responsável por quase 50% de tudo o que foi exportado pelo Brasil, o equivalente a US$ 159,1 bilhões. “A maior indústria brasileira é a indústria do agro, e eu digo indústria porque, muitas vezes, por trás de um saco de soja tem tanta tecnologia quanto em um celular. Tem pesquisa, desenvolvimento de técnicas avançadas, logística, indústria, escola e educação. Há muita tecnologia envolvida em nossa indústria e precisamos criar mecanismos que nos permitam acessar novos mercados com credibilidade e segurança. E o Selo Mais Integridade vem nos dar isso”, disse o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopez de Freitas, que também participou da cerimônia de premiação. 

Categorias Verde e Amarela

As empresas são premiadas em duas categorias distintas: o Selo Verde, para as empresas que recebem sua primeira certificação; e o Selo Amarelo, para aquelas que reafirmam as práticas éticas em sua gestão. Nesta edição, 11 novas  iniciativas foram premiadas, enquanto 16 outras renovaram a premiação. O selo também serve como uma chancela de qualidade para o consumidor, já que a marca + Integridade pode ser colocada nos rótulos e embalagens dos produtos, sites, propagandas e publicações.

Na edição 2022/2023, receberam o Selo Mais Integridade:

- Empresas que receberam o prêmio pela primeira vez

AGROBIOLÓGICA SOLUÇÕES NATURAIS LTDA (Agrobiológica Soluções)

AGROBIOLÓGICA SUSTENTABILIDADE S.A. (Agrobiológica Sustentabilidade)

ALIANÇA AGRÍCOLA DO CERRADO S.A. (Aliança Agrícola do Cerrado – Sodrugestvo)

BASF S.A. (BASF)

CASTROLANDA - COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL LTDA

COPACOL - COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL CONSOLATA

GIRASSOL AGRICOLA LTDA (Grupo Girassol Agrícola)

LATICÍNIOS BELA VISTA LTDA (Piracanjuba)

OURO FINO QUÍMICA S.A. (Ourofino Agrociência)

SINAGRO PRODUTOS AGROPECUÁRIOS S.A. (Grupo Sinagro)

SUINCO - COOPERATIVA DE SUINOCULTORES LTDA

 

- Premiação de 16 empresas que alcançaram em renovação o SELO AMARELO

AGRÍCOLA XINGU S.A. (Xinguagri)

AGRIFIRM DO BRASIL NUTRIÇÃO ANIMAL LTDA (Agrifirm do Brasil)

BALDONI PRODUTOS NATURAIS COMÉRCIO E INDÚSTRIA (Baldoni Agroindústria)

BSBIOS INDUSTRIA E COMERCIO DE BIODIESEL SUL BRASIL S.A. (BSBIOS – Energia Renovável)

COMPANHIA NITRO QUIMICA BRASILEIRA (Nitro)

FRIGORÍFICO JAHU EIRELI (Frescatto Company)

ICL AMERICA DO SUL S.A.

IHARABRAS S/A INDÚSTRIAS QUÍMICAS (IHARA)

INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS SUPREMO LTDA (Supremo Carnes)

MARFRIG GLOBAL FOODS S.A.

MIG PLUS AGROINDUSTRIAL LTDA

OURO FINO SAÚDE ANIMAL LTDA

OURO FINO AGRONEGÓCIO LTDA

SOLUBIO TECNOLOGIAS AGRÍCOLAS LTDA

TRÊS CORAÇÕES ALIMENTOS S.A.

TRÊS TENTOS AGROINDUSTRIAL S.A. (Três Tentos)

A ApexBrasil parabeniza as empresas pela premiação e por seus compromissos com a conformidade, a integridade, a ética e a transparência, afinal eles são pilares fundamentais de uma boa governança, o que impacta diretamente na atração de investimentos estrangeiros e, ainda, reconhecidos fatores de competitividade no mercado internacional.    

Tema: Outros
Mercado: América do Sul
Setor de Exportação: Não se aplica
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: