Diretora de negócios Ana Repezza apresenta novas diretrizes da ApexBrasil durante o Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX)

Diretora de negócios Ana Repezza apresenta novas diretrizes da ApexBrasil durante o Encontro Nacional de Comércio Exterior (ENAEX)

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Plataforma Brasil Exportação, Exporta Mais Brasil e Mulheres e Negócios Internacionais tiveram destaque em painel exclusivo apresentado pela diretora 

 

O evento, considerado o mais importante fórum nacional sobre comércio exterior do ano no Brasil, teve como tema "Comércio Exterior Competitivo: Base para o Desenvolvimento Sustentável" e contou com um painel exclusivo sobre os novos programas da Agência.   

No painel intitulado "Estratégias da ApexBrasil para Alavancar as Exportações Brasileiras", Repezza trouxe insights valiosos e inovadores para o setor, revelando o compromisso da Agência com o desenvolvimento sustentável e a modernização das práticas de comércio exterior. 

Uma das iniciativas que mereceram destaque foi transformação da ApexBrasil em uma agência digital.  Além do PEIEX, o principal programa de qualificação da agência, que já oferece treinamentos online, proporcionando maior flexibilidade aos empreendedores, a Agência irá lançar em breve a Plataforma Brasil Exportação. 

"Entre as iniciativas de nosso mapa estratégico 2024-2027 uma das que a Apex vai perseguir fortemente é a de nos tornamos uma agência digital. Por exemplo o PEIEX (principal programa de qualificação para quem quer dar os primeiros passos no mercado internacional) vai continuar com edições presenciais, mas também será possível fazer o treinamento on-line se adequando aos horários que empreendedor possa assistir." 

Já sobre a Plataforma Brasil Exportação, esta é uma inovação que visa a estabelecer uma conexão totalmente online e digital entre empresas brasileiras às instituições e prestadores de serviços de exportação no Brasil. Esse projeto, desenvolvido com diversos parceiros, como Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e SEBRAE promete simplificar e agilizar o processo de exportação, em particular para as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).  

O programa Exporta Mais Brasil, iniciado sob a gestão atual, também recebeu grande atenção. Ana Repezza enfatizou que esse programa traz compradores estrangeiros selecionados para conhecer os produtos brasileiros, oferecendo uma oportunidade acessível e eficaz para pequenos exportadores iniciarem suas operações no mercado internacional. "A gente traz compradores estrangeiros selecionados, para conhecer os produtos brasileiros, isso é uma maneira fácil e barata para o pequeno exportador começar a exportar, porque um comprador qualificado vem até ele".   

A diretora não deixou de mencionar a bem-sucedida iniciativa "Mulheres e Negócios Internacionais", que já possui mais de 300 mulheres inscritas desde seu lançamento em junho.  O programa, desenvolvido em parceria com diversas entidades, tem como objetivo ampliar o número de empresas lideradas por mulheres no mercado externo por meio de qualificação e incentivos.  Para saber mais sobre o programa, clique aqui

Ampliar a base de empresas atendidas é um dos principais objetivos da nova gestão da ApexBrasil, uma vez que isso é fundamental para aumentar a conversão dessas em empresas exportadoras.  

A Diretora finalizou apontando que o sucesso das iniciativas é resultado de parcerias sólidas com entidades setoriais, Sebrae, MDIC, Ministério de Relações Exteriores, entre outros.  

A participação de Ana Repezza no Encontro Nacional de Comércio Exterior foi essencial para divulgar as inovações e diretrizes da ApexBrasil, consolidando sua posição como uma agência comprometida com o desenvolvimento sustentável e a expansão das exportações brasileiras.  

Sobre o ENAEX 

O Enaex, realizado desde 1972, é o maior fórum de reflexão sobre comércio exterior no Brasil que proporciona condições adequadas para o debate de propostas objetivas e a interação entre o empresariado e autoridades governamentais, visando à adoção de políticas e ações em favor da expansão da inserção competitiva e sustentável do Brasil no mercado internacional. 

O Encontro reúne diferentes segmentos com atuação no comércio exterior brasileiro para discutir estratégias destinadas a seu fortalecimento, analisando, debatendo e propondo ações para eliminar entraves que reduzem a competitividade dos nossos produtos e serviços, tais como logística, sistema tributário, burocracia, acesso a mercados, custos financeiros, entre outros. 

Sobre ApexBrasil  

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça!

Tema: Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: Não especificado
Setor de Exportação: Outros — Não se aplica
Setor de Investimento: Outros
Setor de serviços: Não se aplica
Idioma de Publicação: Português

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: