Webinar destaca a importância dos programas de integridade para multinacionais exportadoras

Webinar destaca a importância dos programas de integridade para multinacionais exportadoras

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Com apoio da ApexBrasil e de outras instituições relevantes, a ICC Brasil realizou o webinar sobre a maturidade do compliance no Brasil, com foco em empresas exportadoras e multinacionais

Na terça-feira (27), a Brasil International Chamber of Commerce (ICC Brasil) realizou o webinar “Importância dos programas de integridade para as multinacionais exportadoras", com apoio do Ministério da Economia, da ApexBrasil, do Pacto Global da ONU, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da KPMG. O seminário eletrônico apresentou a quinta edição da pesquisa "Maturidade do Compliance no Brasil" da KPMG.

A Diretora Executiva da ICC Brasil, Gabriela Dhorliac, destacou que o comércio internacional deixou de ser apenas uma troca de produtos e serviços, que hoje também abarca temas como transparência, governança e integridade. “Esse é um processo contínuo de aprendizado para que o Brasil esteja cada vez mais nas melhores práticas internacionais”, esclareceu.

O analista de políticas e ponto focal para a América Latina do Centro de Conduta Empresarial Responsável da OCDE, Germán Zarama, falou sobre a importância dos programas de integridade para multinacionais na perspectiva da devida diligência. “Em uma pesquisa que realizamos no ano passado com mais de 500 empresas da América Latina, incluindo 154 empresas do Brasil, constatamos que 75% das empresas afirmaram que ter práticas de conduta empresarial responsável, como o processo de due dilligence, as ajudou a navegar pela crise em relação à mitigação de riscos e à situação financeira”, disse. Apesar disso, a pesquisa também constatou que 40% dos entrevistados brasileiros relatou terem adotado um processo de devida diligência aprimorado.

A sócia de Strategic & Compliance Risk na KPMG, Carolina Paulino, apresentou a pesquisa “Maturidade do Compliance no Brasil”, que tem foco em empresas exportadoras e multinacionais. Segundo a pesquisa, a média do nível de maturidade de Compliance geral do Brasil, em uma escala de 1 a 5, é de 3,07. Contudo, quando comparadas às demais, empresas exportadoras apresentam uma média superior de 3,14. Segundo Carolina, o diferencial das empresas exportadoras é a preocupação com as leis e exigências de outros países, redobrando sua atenção para um funcionamento efetivo do programa de compliance.

Entre os participantes do evento também estiveram a diretora de ética e compliance da Natura &Co, Juliana Darini, e o Senior Manager Global Ethics & Investigations da Bunge, Massamitsu Iko, entre outros nomes.

Para saber mais, confira o vídeo do webinar aqui, ou, entre em contato com a Gerência de Integridade da ApexBrasil, pelo e-mail integridade@apexbrasil.com.br, a qual, por meio da Coordenação de Prevenção, Ouvidoria e Transparência, está à disposição para auxiliar as empresas exportadoras brasileiras nos temas de Compliance e Integridade, já reconhecidos como fatores de competitividade no mercado internacional.

ICC do Brasil

A ICC Brasil é a representante institucional de mais de 45 milhões de empresas em mais de 100 países com a missão de fazer negócios funcionarem para todos, todos os dias e em todos os lugares. A instituição foi criada em 2014 com a missão de trazer o setor privado para o centro da agenda de comércio internacional e ampliar a voz da comunidade empresarial brasileira junto a governos e organismos internacionais na elaboração de projetos voltados para o desenvolvimento econômico, social e melhoria do ambiente de negócios.

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: