ApexBrasil e Findes vão capacitar 150 empresas capixabas para exportar

ApexBrasil e Findes vão capacitar 150 empresas capixabas para exportar

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Novo ciclo operacional do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) foi lançado no dia 13 de junho, em Vitória. Este é o terceiro convênio PEIEX executado no Espírito Santo e, pela primeira vez, em parceria com a Findes

O Espírito Santo é um dos Estados brasileiros com maior grau de abertura econômica. Ao longo do ano passado, exportou mais de US$ 9,1 bilhões, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia. Além disso, de acordo com a lista de Empresas Brasileiras Exportadoras e Importadoras do Ministério da Economia, em uma década o número de CNPJs capixabas cadastrados quase dobrou.

Tendo em vista a vocação natural do Estado para o comércio exterior, o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) vai ofertar 150 vagas para negócios que queiram receber gratuitamente mentoria e um plano de exportação exclusivo para entrar no mercado internacional.

Neste novo ciclo, o programa será executado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-ES), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Qualquer CNPJ que queira exportar um produto ou serviço poderá participar do ciclo 2023-2025 do PEIEX. As inscrições já estão abertas! Basta enviar um e-mail para peiex.iel@findes.org.br.

O lançamento do programa e a abertura das inscrições aconteceu na última terça-feira (13/06), na sede da Federação, e contou com a presença do vice-presidente da Findes Paulo Baraona; do vice-governador do Estado e secretário de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço; da gerente de competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado; do gerente regional da ApexBrasil, Gustavo Esperandio; do diretor comercial da Pimpolho, Ricardo Tavares Brito; e do proprietário da Espírito Cacau, Paulo Roberto Gonçalves. Além deles, participaram outros empresários e autoridades. 

O vice-presidente da Findes apontou que, com a vocação natural que o Espírito Santo tem para o comércio exterior e o fato de ter um mercado interno limitado, a venda de produtos e serviços para outros estados e países se torna importante para o crescimento da economia capixaba. “Por isso, estimular a competitividade das indústrias do ES e ampliar a participação das empresas capixabas no mercado global é fundamental”, enfatizou Paulo Baraona. 

O vice-governador do Espírito Santo e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, ressaltou o trabalho realizado pela Findes e a importância do PEIEX para as empresas capixabas: “a nossa sinergia é muito forte com a Findes. Já a ApexBrasil se destaca por não ser uma instituição que trabalha apenas o conteúdo teórico, mas que tem uma visão muito prática de como fazer o seu produto/serviço chegar no mercado internacional, [que está] cada vez mais exigente.”

A gerente de competitividade da ApexBrasil, Clarissa Furtado, explicou que o objetivo do PEIEX é transformar as empresas em exportadoras regulares. “Vamos trabalhar com empresas que nunca exportaram; com aquelas que já exportam, mas podem atingir novos mercados; ou as que exportam, mas ainda com pouca frequência. Trabalharemos com indústria, agronegócio, cooperativas e também com o setor de serviços”, diz.

Número de empresas no mercado internacional cresceu

O número de empresas capixabas comercializando fora do país vem aumentando. De acordo com a lista de Empresas Brasileiras Exportadoras e Importadoras do Ministério da Economia, em uma década o número de CNPJs cadastrados cresceu quase 88%, passando de 488, em 2012, para 873 em 2022. Os dados foram compilados pelo Observatório da Indústria da Findes.

Porte da empresa20022022Aumento %
Microempresas e MEI39197405,1
Empresas de Pequeno Porte72186158,3
Empresas Médias e Grandes35449038,4
Todas as empresas46587387,7

Neste mesmo período, houve um aumento de 405% no número de microempresas e MEI cadastrados, de 158% entre empresas de pequeno porte e 38% entre empresas de médio e grande porte. Vale lembrar que o Espírito Santo tem uma grande diversidade de setores produtivos. Entre os destaques está o segmento cafeeiro. O Estado é o segundo maior produtor nacional de café e o maior produtor de conilon.

Há ainda o setor de mármore, granito e rochas ornamentais, que representa quase 80% de toda a produção do país; e a indústria de transformação com os segmentos de alimentos e bebidas, produtos de metal, móveis, produtos cerâmicos, vestuário e confecções; que ocupam posição de destaque absoluto no Brasil. Baraona lembrou que o Estado é referência em várias áreas. “Temos um ambiente de negócios favorável e contamos com indústrias sólidas em diversos segmentos. Além disso, estamos em uma localização privilegiada e temos um arranjo de infraestrutura propício para sermos cada vez mais competitivos”, comentou.

Saiba mais sobre o PEIEX 2023-2025

A novidade deste ano é que a Findes será a responsável pelo PEIEX, programa da ApexBrasil, pelos próximos dois anos. Este é o terceiro convênio PEIEX sendo executado no Espírito Santo, e pela primeira vez em parceria com a Findes.

No Espírito Santo, até 2025, 150 empresas serão qualificadas pelo PEIEX. Desse total, 25 vagas serão exclusivamente do setor de cafés especiais. O ciclo do PEIEX 2023-2025, executado pela Findes, por meio do IEL-ES, terá sua sede no município de Vitória, além de um polo em Linhares, sendo que este segundo oferecerá atendimento a empresas de bens e serviços em geral e atendimento especializado para empresas do setor de cafés especiais. Mas vale reforçar que empresas de todo o Estado serão atendidas.

Relações com a Imprensa | FINDES

Siumara Gonçalves – Assessoria de Imprensa

Telefone: (27) 9.9728-4606
E-mail: sfgoncalves@findes.org.br

Beatriz Seixas – Assessoria de Imprensa  
Telefone: (27) 9.9909-7280
E-mail: bseixas@findes.org.br

Tema: Qualificação Empresarial — Inteligência
Mercado: América do Sul — América do Norte — África — América Central e Caribe — Ásia (Exclusive Oriente Médio) — Europa — Oriente Médio — Outros — Oceania
Setor de Exportação: Outros — Alimentos, Bebidas e Agronegócios — Máquinas e Equipamentos — Casa e Construção — Economia Criativa — Moda — Saúde — Tecnologia da Informação e Comunicação
Setor de Investimento: Não se aplica
Setor de serviços: Não se aplica

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Por que solicitamos o CNPJ e o nome da Empresa?
Erro: