StartOut Chicago: especialistas locais dão dicas sobre internacionalização de startups

StartOut Chicago: especialistas locais dão dicas sobre internacionalização de startups

Compartilhar
Copiar link

Compartilhar

Compartilhar esse link com
Copiar link
Link copiado!

Além de crescimento acentuado nos últimos anos, o ecossistema de Chicago também se destaca pela inclusão e diversidade.

O 14º ciclo do StartOut, programa de internacionalização realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e outros parceiros governamentais, ocorre na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Durante a missão de imersão, agentes do ecossistema local apresentaram as vantagens dessa região americana para startups e deram algumas dicas sobre como se inserir nesse mercado.

Chicago foi selecionada como destino do Programa graças ao forte crescimento registrado no setor de tecnologia nos últimos anos. Além disso, a cidade serve como porta de entrada para todo o meio-oeste dos Estados Unidos. Durante a missão de internacionalização, as 15 empresas da delegação do StartOut tiveram a oportunidade de conhecer esse vibrante ecossistema de inovação.

Atualmente, a cidade de Chicago abriga 20 unicórnios (startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão), sendo que 12 deles surgiram em 2021, em plena pandemia. O local também é um importante centro financeiro mundial, já que é sede do Federal Reserve Bank, de operação de três grandes bolsas de valores e de grandes empresas mundiais, como a Boeing Company.

Além de números impressionantes, o ecossistema também se destaca pela inclusão e diversidade. Chicago é o ecossistema com maior porcentagem de participação de mulheres fundadoras de startups nos EUA, e é o maior em investimentos em fundadores negros e latinos.

O Cônsul-Geral do Brasil em Chicago, Benoni Belli, ressalta que dinamismo do mercado representa uma oportunidade que os brasileiros não devem desprezar. “É importante que os empresários brasileiros fiquem atentos não só aos destinos tradicionais dos Estados Unidos, como Miami, Vale do Silício ou Nova York, mas também a lugares como Chicago que oferecem novas oportunidades”, destaca. 

Para que as startups selecionadas para a missão maximizassem a experiência no mercado, foram realizados seminários e eventos em parceria com instituições locais. O objetivo das ações é promover networking entre os participantes e potenciais parceiros locais. Além disso, foram organizadas visitas técnicas a diferentes hubs tecnológicos de Chicago, que oferecem soluções para facilitar a expansão de startups de diversos setores.

Dicas para startups que visam expandir-se em Chicago

Ao longo da missão, os empresários brasileiros tiveram contato com especialistas locais. Advogados, especialistas em recursos humanos e representantes de incubadoras e aceleradoras da cidade deram dicas valiosas para startups interessadas em ingressar no mercado de Chicago. Confira algumas delas:

  • As empresas devem adaptar seus produtos, suas marcas, seus pitches e até seus algoritmos ao mercado local. É importante que se entenda as diferenças culturais em relação ao Brasil para a validação do modelo de negócios.
  • Para conhecer o mercado, é fundamental conversar com os agentes do ecossistema para compilar informações. O próximo passo, é buscar os parceiros certos para estabelecer negócios.
  • As empresas precisam comunicar com eficiência o que fazem, identificando seus diferenciais no mercado-alvo. Com feedback de players locais, é possível ajustar o pitch para a audiência visada.
  • Não menospreze a importância da propriedade intelectual. Esse aspecto é muito valorizado nos Estados Unidos, então sugere-se que os empresários estejam munidos de acordos de confidencialidade na hora de fazer negócios.
  • A instalação da empresa nos Estados Unidos é altamente indicada para quem quiser se expandir no país. Americanos preferem realizar negócios com empresas nacionais. Recomenda-se, ainda, que pelo menos um expatriado da empresa seja um sócio fundador, para aumentar a credibilidade no mercado local.

 

Tema: Promoção Comercial — Atração de Investimentos Estrangeiros — Expansão Internacional
Mercado: América do Norte
Setor de Exportação: Tecnologia da Informação e Comunicação
Setor de Investimento: Venture Capital e Private Equity
Setor de serviços:

Exclusivo para usuários logados

Para acessar este conteúdo é necessário informar o tipo de Audiência

CNPJ inválido
Nome da empresa inválido
Erro: